Todos que trabalham com escrita científica passam pela etapa de correções. Essas correções, algumas vezes, são feitas por várias pessoas.
Pessoas que corrigem têm velocidades diferentes. Uns devolvem para você o arquivo em uma semana outros em um mês.
O problema é que: quem corrige atrasado, corrige textos que não existem mais.
A forma mais inteligente de resolver esse problema, é criar um texto on-line, aonde estes são trabalhados por várias pessoas ao mesmo tempo e, sempre que você acessa está vendo a última versão.O melhor sistema hoje, gratuito, em funcionamento é Google drive.
Acesso direto ao Google Drive: clique aqui.
Funciona como uma pasta virtual com seus arquivos do Office, é possível criar arquivos tipo texto(word), tipo apresentação (powerpoint) e planilhas (excel):

Ele é mais limitado que o office tradicional, mas tem todas as funções básicas on-line. Não importa mais aonde você está, você acessa os arquivos da mesma forma que o email:

Uma grande vantagem deste sistema é a compatibilidade de todas as versões de documentos do mercado e poder regravar, em qualquer versão que lhe convenha, inclusive PDF.
Compartilhar os arquivos para que varias pessoas possam corrigir o mesmo arquivo online foi a grande sacada do google drive. É possível que as pessoas que você de autorização possam corrigir, colocar notas entre outros. Caso você não goste do que foi feito, fica gravado todo o histórico do arquivo, sendo fácil retornar ao ponto de partida que convier.
Veja os pontos principais no vídeo:


Pingback: Google Docs III – Compartilhar, alterar proprietário, tornar público, postar online « Metodologia Científica e Tecnologia
Pingback: Google Docs II- Upload, download e backup « Metodologia Científica e Tecnologia
Pingback: Google Docs I – Tipos de documentos, modelos e pastas « Metodologia Científica e Tecnologia
Pingback: Deixe suas aulas em nuvens « Metodologia Científica e Tecnologia