EndNote

Se você ainda digita suas referencias bibliográficas manualmente, você esta tão atrasado como quem usa uma maquina Olivetti para digitar um trabalho. Existem programas que fazem isso automaticamente. São os manejadores de referências bibliográficas.

EndNote é um dos melhores gerenciadores de referências bibliográficas. No Brasil, ele é distribuído pela PCI – http://www.picinfo.com.br.

.

Para os menos afortunados existem outras opções:

– Baixar o programa da internet, ele permite 30 dias de uso sem custo. Depois de um mínimo de dedicação você insere 100 referências em uma hora, assim 30 dias é uma eternidade. Claro que esta opção não vai satisfazer quem escreve artigos de rotina, neste caso pense em gastar um pouco, vale a pena.

– Ir ate uma instituição que tenha o programa.

– Usar opções gratuitas, entre elas o Endnote Web e o Zotero – já usei estas ferramentas é não são amigáveis.

– Usar o Mendeley – gerenciador gratuito que certamente ira acabar com os lucros do EndNote em alguns anos.

Mendeley – parte 1– gerenciador de artigos científicos

Mendeley – parte 2 – inserindo referências em ABNT e outros estilos

.

.

.

Veja como funciona este programa que economiza muito tempo de quem escreve artigos científicos, teses, dissertações e TCCs:

 

Parte 1 – Montando sua biblioteca e buscando artigos embase de dados

.

.

Parte 2 – Colocando o estilo correto e inserindo referências no Word

.

.

A principal diferença do Endnote para seus concorrentes é a qualidade e número de estilos de revistas disponíveis. Você encontrar todos os estilos necessários e normalmente sem erros. Isso já não é verdade para os outros softwares manejadores de referências. Como ele é o mais usado, sempre encontramos alguém no mundo virtual que já corrigiu os estilos com problemas e disponibiliza para os usuários. Como é o caso do ABNT. Que esta disponível em uma versão sem erros neste blog.

.

Estilo ABNT para EndNote:

download (via Dropbox)

download (via 4share)

Obs: o estilo ABNT que vem junto com o EndNote é limitado. Use o que está aqui disponibilizado.

Anúncios

Sobre Edmar Stieven Filho

Médico Ortopedista - Professor de Ortopedia da UFPR - Coordenador da Pós-graduação de Artroscopia e Traumatologia do Esporte da UFPR
Esse post foi publicado em ABNT, Vancouver, modelos word, Gerenciadores de Referências e marcado , . Guardar link permanente.

30 respostas para EndNote

  1. Leonel Ferreira disse:

    Olá Edmar,

    No estilo disponibilizado nesta página, apresenta-se o “et al.” na referência quando há 5 autores. Essa apresentação está correta? É possível modificar um estilo? Você já chegou a observar esse estilo: http://www3.fmvz.usp.br:8080/index.php/site/content/download/9283/37362/file/ABNT_-_FMVZ-USP.ens ?

    Mais uma dúvida: É correto alimentar o nome do autor de forma “corrida”, separando o primeiro do segundo com vírgula? Exemplo:

    Thobias Bassotto Zani,
    Francisco Antonio Mesquita Zanini

    Grato pela atenção. Excelente site.

    • Ola Leonel.

      Obrigado pelo elogio ao site.

      Bom, em primeiro lugar eu nao sou perito em ABNT, sou sobrevivente. Entao ai vai algumas regras de sobrevivencia:

      – as Universidades costumam fazer algumas mudancas no ABNT, criando um ABNT customizado, veja o que querem na sua universidade;

      – existem contradicoes em como usar o ABNT e vc vai achar isso em paginas diferentes do mesmo manual, logo sempre existirao questionamentos;

      – sempre recorro a bibliotecaria ao final da tese, independente do metodo usado para fazer as referencias;

      ate onde eu sei, as referencias ate 5 nomes, devem estar todas no texto:
      FERRETTI, A.; CONTEDUCA, F.; MORELLI, F.; TICCA, L.; MONACO, E. The Evolgate: a method to improve the pullout strength of interference screws in tibial fixation of anterior cruciate ligament reconstruction with doubled gracilis and semitendinosus tendons. Arthroscopy : the journal of arthroscopic & related surgery : official publication of the Arthroscopy Association of North America and the International Arthroscopy Association, v. 19, n. 9, p. 936–40, 2003.

      quando passam de 5 nomes, devem ser reduzindas para 3 seguidos de et al:
      ISHIBASHI, Y.; RUDY, T. W.; LIVESAY, G. A.; et al. The effect of anterior cruciate ligament graft fixation site at the tibia on knee stability: evaluation using a robotic testing system. Arthroscopy : the journal of arthroscopic & related surgery : official publication of the Arthroscopy Association of North America and the International Arthroscopy Association, v. 13, n. 2, p. 177–82, 1997.

      quanto aos nomes o correto eh na forma do exemplo acima.

      abcos

  2. Filipe disse:

    Olá Edmar:

    Eu estou começando a sair do gerenciamento manual de referências. Instalei o Mendeley e gostei, principalmente pelo gerenciamento de PDFs. Também tenho o Zotero mas ainda não me familiarizei com ele.
    Entretanto, eu sempre leio relatos de que o Endnote é o melhor para o gerenciamento de referências. No seu ponto de vista, quais são as desvantagens de cada software que você conhece para esta categoria?

    Grato pela atenção.

    • Ola Filipe.

      Certamente digitalizar seu gerenciamento de artigos eh uma excelente ideia. Pelo q vc escreveu já mostra q se informou bastante. Vou escrever um post sobre isso ainda mas no momento o doutorado me ocupa muito.

      O resumo da conversa eh o seguinte

      Zotero

      – Vantagem – único completamente gratuito, código aberto.

      – Desvantagem – pouco intuitivo, necessita de muito treinamento e não gerencia adequadamente o PDF.

      Mendeley

      – Vantagem – melhor gerenciador do PDF de artigos científicos do mercado, pode-se sublinhar, marcar o texto, compartilhar, criar grupos, faz cópia de segurança na nuvem, entre outros. A versão gratuita eh mais q suficiente para usuário simples, como professores e alunos.

      – Desvantagem – a edição do estilo ainda eh complicada.

      Endnote/Endnote web

      – Vantagem – excelente editor de referências. Eh possível fazer alterações intuitivamente com pouco treinamento. O Endnote web eh gratuito, mas ele eh muito pobre sozinho, acho q só vale a pena se usado com Endnote desktop. Pode ser integrado com a base de dados da Web of Science.

      – Desvantagem – pobre no gerenciamento de PDF.

       

      Entao depende do seu perfil. Se vc passa mais tempo lendo e compartilhando artigos recomendo o Mendeley. Caso fique lidando com referencias bibliográficas e normatização, o Endnote.

  3. Wagner Campos disse:

    Olá Edmar:

    Não encontrei nenhum plugin de estilo da ABNT que seja fiel as regras, tendo isso, gostaria de saber como eu faço para eu mesmo editar o estilo. Por exemplo tenho um que o et al nao fica em itálico, outro que tudo fica em caixa baixa. Gostaria de corrigir eu mesmo o estilo. Como faço?

    grato

  4. Iván disse:

    Olá Edmar, tenho uma pergunta, queria saber se o Mendeley ou o EndNote podem trabalhar de forma integrada com o TeXnicCenter Alpha para importar referências bibliográficas diretamente desde o TexnicCenter… Ou qual seria o Ger. de Artigos/Ref. Bibliográficas adequado nesse caso?

    Aguardo algúm comentário…

    Obrigado pelo tempo.

  5. Karla Albuquerque disse:

    Como faço para colocar referencia sobrescrito no Mendeley? Qdo ele organiza as normas no estilo vancouver, a numeração no texto nao fica sobrescrito. Tem q modificar uma por uma?? Nao tem outro estilo q seja similar a vancouver e que ponha sobrescrito? No Endnote é o APA…
    Obrigada pela atenção

  6. ligiane disse:

    Olá Edmar, queria saber se tem como importar artigos pelo scielo, google academico que não estão vinculados ao pubmed e tbm documento do ministerio da saude. Grata!!!

  7. Ivete disse:

    Oi Edmar,

    Estou com a mesma dúvida do Samir mas no EndNote Web, só usa essa versão. Como faço para fazer essa formatação maiúscula/ minúscula nessa versão? Eu uso o plugin do word 2010.

    Obrigada!

    • Ola Ivete,
      eu usei o endnote web ha uns anos atras e logo abandonei…
      ele eh muito limitado e esta opcao q vc esta solicitando nao era possivel na epoca (hj nao sei se foi atualizado)…
      a unica vantagem de usar este programa eh que ele eh gratuito para quem tem acesso capes,
      mas mesmo assim as opcoes grauitas da web (zotero/mendeley) sao muito superiores…
      recomendo a troca de software, a nao ser que vc queira adquirir o endnote original que eh muito bom (aproximadamente 300 reais)…
      se vc tiver terminando algo importante e nao for a hora de aprender a usar um novo software e nao quer gastar com o endnote, vc pode baixar ele e usar por 30 dias sem custo…
      eh o suficiente para inserir as referencias…
      no endnote vc pode fazer as alteracoes que vc quer, eh bem intuitivo…
      fica na opcao edicao de estilos..
      att

  8. mauricio Lyrio disse:

    Pessoal, uns anos atras utilizei o end note, após o fim do mestrado acabei nao utilizando mais. Agora comecei a usar o mendeley, mas ficou uma duvida. em algumas bases de dados ele não importa (scopus por exemplo). Voces sabem alguma forma de conseguir vencer esse problema? Penso que o fato de o mendelay ser free é uma opção interessante….tirando a questão da importação dessas bases, penso que ele atende muito bem.

  9. Ola Edmar.

    Te agradeço pela sua disposiçao em colocar as questoes direcionadas aos programas de referencias no seu blog. Esta muito rico.

    Eu uso tanto o mendeley quando o ed note. Na minha opiniao, utilizando os programas a mais de 6 meses, o Mendeley e mais simples, gosto mais.

    Porem utilizamos o end note devido algumas revistas internacionais que publicamos.

    o End note se esbarra quando precisamos dele na ABNT tenho o Style seu e so proprio end note, e estou tentando fazer as modicaçoes no edit styles, mas nao salva no momento que modifico para salvar ele insere a palavra copy na frente do style.

    ex: abntCOPY, quando peço para salvar acontece isso:

    abntCOPY COPY….. e insere um copy na frente.

    Vc ja viu isso? abraços e parabens pelo blog

    • Ola Renato, enquanto o Mendeley nao tiver o editor de estilos nao tem como deixar de usar totalmente o Endnote, como vc bem comentou. Acho que vc ja viu, pois esta neste post, mas temos o estilo ABNT para endnote ja estilizado e corrigido.
      Quanto ao nome do estilo (abnt COPY…) basta “salvar como”, mas isso prefiro explicar por video (ver aqui).
      Abcs…

  10. Tiago disse:

    Oi, segui as dicas pra SOBRESCRITO do ENDNOTE e funcinou bem. COM UM PROBLEMA … as citações anteriores à alteração não ficaram em sobrescrito… tem que fazer algo diferente?

  11. Samir disse:

    Obrigada pelas dicas e pelo vídeo, foram muito úteis. Tenho ainda uma dúvida, com relação ao uso de maiúscula entre parênteses (FULANO, 2011), não consigo formatar no ABNT. Outra é quanto ao uso no texto corrente  segundo Fulano (2011)…. como formato no Endnote? Agradeço antecipadamente.

  12. Samir disse:

    Obrigada pelas dicas e pelo vídeo, foram muito úteis. Tenho ainda uma dúvida, com relação ao uso de maiúscula entre parenteses (FULANO, 2011), não consigo formatar no ABNT. Outra é quanto ao uso no texto corrente  segundo Fulano (2011)…. como formato no Endnote? Agradeço antecipadamente.

  13. Samir disse:

    Obrigada pelas dicas e pelo vídeo, foram muito úteis. Tenho ainda uma dúvida, com relação ao uso de maiúscula entre parentes (FULANO, 2011), não consigo formatar no ABNT. Outra é quanto ao uso no texto corrente  segundo Fulano (2011)…. como formato no Endnote? Agradeço antecipadamente.

    • Edmar Stieven Filho disse:

      Ola Samir.
      .
      Para formatar o nome do autor como maiusculo siga a seguinte sequencia:
      1- abra o Endnote e no canto superior esquerdo clique em “Edit”
      2- Clique em “Output Styles”
      3- clique na 3a opcao “Open Style Manager”
      4- ira abrir todos os estilos que voce tem, va ate o ABNT que voce quer formatar e de um duplo clique nele.
      5- voce tera uma lista de opcoes do lado esquerdo, siga na seguinte sequencia:
      6- clique em “Citations” => clique em ” Author Name”
      7-Nesta tela a 3a opcao chama-se “Capitalization”, selecione a opcao “All Uppercase”
      .
      .
      Quanto a segunda pergunta, para escrever no formato “Fulano (2011)” eu nao sei e nao recomendo que voce use. Pelo fato que em futuras conversoes para outros estilos a escrita desconfigura e perde o sentido. Eh muito comum quando ao termino da tese enviar para publicacao, ai voce tera que colocar no estilo da revista preterida, se voce nao deixou a citacao sempre no final, eh possivel ter que rever algumas coisas manualmente. Isso vai te gerar muito trabalho. Eh melhor escrever em um estilo que a citacao fique sempre no final. Acho isso importante. De uma olhada no post “Super Dicas – ABNT” eu falo sobre isso.
      Que fique claro que eh uma opiniao pessoal.

      Att

  14. Chrys Morett disse:

    Opa Edmar muito obrigado! Bem fiz as alterações porém como vc disse, eu conheci pelo site esses programas apesar de está finalizando meu mestrado! Ninguem ainda nao havia me falado sobre esses recursos. E como vc disse após usar o Mendeley fiz a migração e ele atendeu todos meus anseios!
    Mais uma vez obrigado!
    Chrys Morett – Graduado em Odontologia pela UFPA
    Especialista em Prótese Dentária
    Mestrando em Prótese Dentária

    • Edmar Stieven Filho disse:

      Fico feliz que o site tenha te ajudado….
      Eu achei mesmo que seria mais interessante usar o mendeley…
      A unica desvantagem do mendeley eh a ausencia de um editor de estilos…
      Os programadores do mendeley prometeram para o fim do ano…
      Neste dia o EndNote se tornara obsoleto…

  15. Chrys Morett disse:

    Outro detahe sem está entre parentese como aparece. Muito obrigado e mais uma vez parabéns!

    • Edmar Stieven Filho disse:

      Ola. Chrys.
      .
      Acho que o que voce quer dizer eh colocar as referencias no texto com numero sobrescritos sem estar entre parenteses, correto?
      Para fazer alteracoes nos estilos do endnote siga a seguinte sequencia:
      Endnote => edit => output styles => open style manager
      De um duplo clique no estilo que quer alterar…
      na coluna da esq. selecione o que quer alterar – no seu caso citatios=> templates
      selecione o texto e com os comandos de texto acima vc faz as alteracoes…
      .
      Eu ja fiz as alteracoes que voce esta querendo, basta clicar aqui para baixar o estilo da forma que vc quer.
      Para inserir o estilo no endnote siga as sequencias do video parte 2
      .
      A nao ser que voce seja muito fa do endnote, recomendaria a migracao para Mendeley.
      De uma olhada no meu post sobre vancouver e mendeley, acho que eh o que vc esta querendo:
      Mendeley – parte 2 – inserindo referencias

      MODELO WORD – VANCOUVER – FEPAR

  16. Chrys Morett disse:

    Olá amigo parabens pelas dicas! Gostaria de saber como colocar vancouver para endnote porém no texto que fique o numero em sbscription. Tem como?
    Obrigado!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s