Como ler artigos – fontes secundárias

Em revistas importantes, sabe-se que o índice de erros graves em artigos chaga a 60%. O grande problema é como saber qual artigo ler na hora de estudarmos, ou ainda, saber se o artigo que lemos tem realmente tem uma metodologia aceitável ou se estamos desperdiçando tempo.

Na década de 80 um grupo canadense teve uma preocupação com a capacidade dos médicos de ler e interpretar artigos científicos. Esse grupo chefiado pelo Dr. David Sackett publicou uma série de artigos no Canadian Medical Association Journal de grande sucesso. Com esta série de publicações o grupo se tornou muito conhecido e seus membros acabaram recebendo propostas de vários centros formadores de opinião distribuídos pelo mundo.

David Sackett foi para Universidade de Oxford. Ele participa de um centro de medicina baseada em evidência onde confeccionou a escala de força mais usada na literatura.

.


David Sackett

.

.

Outro membro deste grupo de destaque era Gordon Guyatt, que acabou fazendo amizade com o então editor do JAMA (Journal of the American Medical Association) aonde publicou uma série clássica sobre medicina baseada em evidência. Guyatt foi o criador do termo “medicina baseada em evidência” – JAMA 1992 268(17): 2420-5. Os artigos desta série estão todos disponíveis gratuitamente no site do JAMA – http://jama.ama-assn.org/ . Outra opção é comprar o livro que ele publicou que tem um apanhado geral dos artigos publicados (Diretrizes para Utilização de Literatura Médica, Artmed 2006).

Gordon Guyatt

.

.

Portanto para saber se o que estamos lendo tem algum valor científico, temos que estudar estatística, epidemiologia e metodologia além de ter o conhecimento na área. Existem alguns livros que podem ajudar:

  • Diretrizes para Utilização de Literatura Médica, Gordon Guyatt, 2006
  • Como Ler Artigos Científicos, Trisha Greenhalgh, 2008
  • Ciência: da Filosofia à Publicação, Gilson L. Volpato, 2007
  • Bioestatística, Valter T. Motta; Mario B. Wagner, 2006
  • Delineando a Pesquisa Clínica: Uma Abordagem Epidemiológica, Hulley SW, 2008
  • Epidemiologia Clinica: Como Realizar Pesquisa Clinica Na Pratica, Sackett, David L., 2008

Até então tinha-se o conceito de que o médico para ler artigos teria que ter bases em bioestatística, metodologia científica e epidemiologia. Porém o número de profissionais com esta formação é muito pequeno, limitando-se a pós-graduandos e pessoas que publicam. Precisava-se de um novo sistema para manter os médicos atualizados com qualidade.

Uma forma prática de se manter atualizado, sem perder tempo lendo artigos com erros, é usar fontes secundárias. Fontes secundárias são base de dados de artigos que após publicados foram avaliados por experts, para verificar sua qualidade. Ou seja, ao invés de ir ate o site da PUBMED procurar uma perola negra, alguém já fez este trabalho para nós.

O grupo mais conhecido é a Fundação Cochrane do Reino Unido, que tem este nome em homenagem a Archie Cochrane, um defensor da informação de qualidade. É um grupo que se dedica a montar metanalises e revisões sistemáticas com os artigos de qualidade publicados.

Archie Cochrane

.

.

Veja como funciona:

.

Links:

.
.

A fonte secundária de dados eleita a melhor pelos pós-graduandos dos Estados Unidos e também a minha preferida é o TRIP DATABASE.

.

Veja como funciona:

.

Links:

.
.

Outras fontes secundárias:

Journal Wacth – fonte secundária que comenta artigos importantes, foco em medicina interna. Serviço pago, porém pode ser acessado gratuitamente em universidades federais ou pelo acesso remoto para quem tem vínculo universitário.

.
.

Up to Date – serviço pago – livro de medicina interna que se compromete a fazer uma revisão a cada 6 meses. Ou seja a leitura tem no máximo 6 meses de defasagem.

Anúncios

Sobre Edmar Stieven Filho

Médico Ortopedista - Professor de Ortopedia da UFPR - Coordenador da Pós-graduação de Artroscopia e Traumatologia do Esporte da UFPR
Esse post foi publicado em Metodologia Científica e marcado , . Guardar link permanente.

8 respostas para Como ler artigos – fontes secundárias

  1. Débora disse:

    Edmar, apenas estou passando para agradecer por seu trabalho aqui no blog. Têm nos ajudado muito, às vezes é bom agradecer.
    Obrigada, abraço.

  2. Rafael disse:

    Prof. Edmar, sou doutorando de medicina da FEPAR, tive aula com vc há 2 anos em uma liga… Desde então publiquei 3 artigos em revistas de 1,38 e 1,29 (acho q bom pra graduação). Mas quero saber mais. Vejo que o sr. conhece ferramentas que tornam o trabalho muito mais fácil e mais divertido. Gostaria de pegar dicas com vc. Q não foram postadas… Por exemplo, como pensar na hora da análise estatística… Q programa usar? Graph pad prism?
    To lendo todos os posts. Estão todos online desde que começou a postar?
    Muito obrigado!
    Sei que é ocupado! Não quero incomodar, mas não é todo mundo que entende isso. E usarei muito, na pós, mestrado, doutorado.
    Forte abraço!
    Rafael Mourato.

    • Ola Rafael,
      Poucas coisas me deixam mais feliz que o feedback de alunos como vc. Parabéns pelas publicações têm muitos professores que não tem isso no currículo.
      Vc deve ter percebido que não publico há algum tempo no blog, isso pq estou me estudando para um concurso para professor, pois por hora estou no doutorado, ou seja, sou aluno como vc. Volto a postar ano que vem, acho…
      Tem uma série de posts que estão escritos, mas ainda não estão crus para colocar no blog. O próximo será como fazer o currículo Lattes. Além disso, eu uso a ferramenta por pelo menos 6 meses antes de publicar, para que o post tenha uma certa maturidade, se não fica um blog sem sustentação e não terei capacidade de responder as perguntas que me fazem. Vc pode ver os post em andamento no ABA “próximos posts“, ou mesmo sugerir.
      Quanto às novidades de ferramentas cientificas, estou sempre mexendo com elas, é o meu hobby. Se quiser ter mais contato com a gente pode fazer o curso de metodologia que acontece todo 1o semestre na UFPR (uma semana) ou entrar na LIGA do esporte da UFPR que tem prova todo mês de julho. Tbm pode me adicionar no facebook (Edmar Filho) ou Twiiter @edmar_curitiba)… sem problemas…
      Para estatística acho o melhor software o SPSS. Também não deixe de passar para nos os programas e dicas de como vc faz. Muitos dos posts aqui são dicas de alunos…
      abcs

  3. Mauro disse:

    Olá,

    Estou no mestrado na área de Ciência do Solo. Você conhece alguma base de dados secundária desta área ou outra similar?

    Grato.

    • Ola,
      Desconheco.
      Como pode ver eh uma coisa recente, um conceito que vem tomando corpo a aproximadamente 10 anos.
      Minha irma eh mestranda em veterinaria e disse que tambem nao achou base de dados secundaria na area dela.
      Certamente existirao, mas acho que por hora eh so na saude.

  4. ROMILDO AUGUSTO DE SOUZA disse:

    Olá, tudo bem?
    Então, eu tenho muitas dificuldades em ler um livro, poque não sei como lê-lo, ou seja, quantas páginas tenho que ler por dia, quantos capítulos… em fim, não sei como parar. Gostaria de saber essas técnicas, como faço?
    Grato!
    Romildo Augusto.

    • Edmar Stieven Filho disse:

      Ola Romildo.
      Nao existem regras de como se ler um livro, e se elas existissem deveriam ser desrespeitadas. O que eu quero dizer, eh que, voce nao deve se preocupar em ler X paginas ao dia ou terminar um livro, deve apenas procurar ler assuntos que você tenha prazer na leitura, se não fica parecendo “tarefa de casa”.
      Este post eh sobre leitura de artigos de fonte secundaria cientifica, acredito que o blog abaixo pode ser mais coerente com o que vc esteja procurando:
      http://comunidade.ctea.med.br/lierecomendo/

      Att

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s