Modelo Word – Vancouver – FEPAR

A FEPAR (Faculdade Evangélica do Paraná) usa as regras Vancouver para suas Teses de Conclusão de Curso (TCCs). O Vancouver tem varias versões sendo que a mais usada é a do ICMJE.

.

Veja o vídeo de como usar os modelos:

.

Baixe os modelos – os modelos estão no formato Word 2007 (docx). Eles têm algumas breves explicações do que é e de como deve ser uma introdução, método, discussão…

  • Modelo Modelo Word – Vancouver – FEPAR

download (via Dropbox)

download (via 4share)

.

.

Obs: O modelo acima se baseia em um trabalho publicado na Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões. O texto foi alterado e não faz sentido científico, serve apenas para modelo. Para os que têm interesse específico no assunto em que o modelo foi baseado clique aqui e acesse o texto na íntegra.

.

.

Referências Bibliográficas

Para quem já sabe usar fazer o download dos estilos:

Mendeley parte 12 – estilos ABNT, Vancouver e outros …

.
.

Para iniciantes em gerenciadores de referências bibliográficas:

  • Mendeley – excelente gerenciador de PDFs e referências, não só por ser gratuito, mas também pela evolução que esta ferramenta vem apresentando.

Para saber mais sobre Mendeley:

Mendeley – parte 1– gerenciador de artigos científicos

Mendeley – parte 2 – inserindo referências em ABNT e outros estilos

.

  • EndNote – excelente gerenciador de referências, porém é um software pago.

Para saber mais sobre EndNote clique aqui

Anúncios

Sobre Edmar Stieven Filho

Médico Ortopedista - Professor de Ortopedia da UFPR - Coordenador da Pós-graduação de Artroscopia e Traumatologia do Esporte da UFPR
Esse post foi publicado em ABNT, Vancouver, modelos word, Metodologia Científica e marcado , , . Guardar link permanente.

10 respostas para Modelo Word – Vancouver – FEPAR

  1. Janice disse:

    Boa tarde…Preciso formatar um artigo nas normas de Vancouver e na internet não encontro essa norma de maneira clara e completa. Cada autor/ universidade trás de uma forma. Você tem como disponibilizar a norma completa? Vi algumas postagens por aqui também, mas apenas da parte das referências, preciso de uma norma completa com toda a formatação desde margens, fonte, espaçamentos..etc. para a formatação de um bom artigo. Obrigada e aguardo.

    • Ola Janice,
      nao existe norma vancouver completa,
      o q existe eh um padrao, os detalhes sao determinados pela instituicao/revista que voce quer publicar.
      Tem q ver na revista os detalhes.

      att
      edmar

  2. Tida disse:

    Ola Professor, estou fazendo mestrado e preciso fazer minha dissertação que deve ser em formato Vancouver, e minha duvida é se o método Vancouver tem que ser somente nas referencias bibliografica ou se no texto em geral, e como fazer, lembrando que não há artigos científicos, obrigada,
    Abcs

    • Ola Tida,
      voce tera que pegar estas informacoes na sua pos. O metodo vancouver varia um pouco de revista para revista, nao tenho como saber como ela eh cobrada ai onde vc trabalha.
      O que normalmente acontece eh que as pos que usam o vancouver usam o formato da revista que o aluno tem como objetivo publicar.
      Tambem eh muito comum que a pagina de capa tenha que ser feita em ABNT para deposito legal na biblioteca da sua dissertacao.

      att
      edmar

  3. Monica disse:

    Olá Professor Edmar, tudo bem?
    Meu nome é Monica. Estou no 8 semestre de odonto, são 10 semestres e já estou desesperada para iniciar o meu tcc. Acontece que uma amiga me deu o tcc dela de presente, pois desistiu da universidade ja no final do semestre pois recebeu uma proposta de trabalho para morar fora do Brasil e acabou largando tudo. Nós éramos dupla na universidade, como tive que trancar matricula por um determinado período, acabou que ela teve que terminar o tcc sozinha. E agora voltei para universidade, mas para outra universidade. O tcc esta pronto, mas esta nas normas da Abnt e Vancouver. Só que nesta universidade que estou eles exigem o tcc somente nas normas de Vancouver. Eu tenho como transformar este tcc só nas normas de Vancouver? Como fazer? Pq não sei exatamente o que esta em Abnt e Vancouver?
    Muito obrigada,
    Monica

    • Q confusao… rsrs…
      Se entendi vc tem q passer um TCC do ABNT para Vancouver.
      Para passar as referencias eh muito fácil, so colocar as referencias usando o Mendeley e selecionar a opção Vancouver. Lembre-se que tem vários tipos de Vancouver, de uma olhada neste post:
      Mendeley 1 – https://metodologiaetecnologia.com.br/2010/04/05/mendeley-gerenciador-de-artigos-cientificos/
      Mendeley 12 – https://metodologiaetecnologia.com.br/2011/09/26/mendeley-parte-12-estilos-abnt-vancouver-e-outros/
      Outra questao eh relacionada a estrutura do texto. Isso vc terá q verificar na universidade o que eles querem. Normalmente quando se fala em estilo Vancouver esta se dizendo que quer algo escrito como um artigo cientifico, pronto para se mandado para uma revista. Quando se fala em escrita ABNT tem todo um ritual de escrita, normalmente com uma extensa revisão bibliográfica, que se aproxima muito mais do que seria um livro didático com sua pesquisa la no meio.
      Entao quanto a natureza da escrita, a passagem de um formato para o outro eh muito mais trabalhosa e ainda depende do que sua universidade permite e do q vc e seu orientador querem.
      Boa sorte…
      Att
      Edmar

      • Monica disse:

        Obrigada pela prontidão em me atender. Professor, desculpe-me sou totalmente leiga neste assunto de tcc, estou muito perdida. Por favor, o que seria a estrutura do texto? O meu tema não será um artigo cientifico e sim revisão de literatura.
        Muito obrigada,
        Monica.

      • se vc ler o artigo exemplo deste post vai ter uma ideia do que eh estrutura de um artigo, que nas areas biologicas normalmente usam as referencias em Vancouver…

        ja pra ter uma ideia do que eh ABNT leia aqui:
        https://metodologiaetecnologia.com.br/2010/09/21/abnt-regras-e-modelos/

        lembre de discutir com seu orientador qual q intencao do seu trabalho,
        esses parametros sao linhas basais, subjetivas, com uma boa carga de opiniao pessoal…
        seu orientador pode pensar diferente do q escrevo aqui…
        att
        edmar

  4. Fernando Carbonieri disse:

    Parabéns pela aula ministrada no ConCiAm. Escrever projetos científicos e os trabalhos corriqueiros da faculdade se tornou uma tarefa muito mais simples após alguns dos programas aqui apresentados!!! Destaque para mendeley .

    Obrigado por apresentar o http://www.ted.com  site fantástico… talvez o mais útil q ja vi em toda a net

    Deixo uma dica… http://ifiwasjung.wordpress.com/    é um site de um colega da minha sala do 7 período da FEPAR, vale a pena conferir…. 

    Parabéns mais uma vez pelo blog.

    • Edmar Stieven Filho disse:

      Obrigado Fernando.
      O Blog do nosso colega eh muito bom.
      Ele escreve muito bem.
      Vou ver se ele quer que coloque um RSS no nosso site
      para o blog dele.
      Abcs

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s