A impressão de artigos pode se tornar cara. O principal custo sem dúvida é o custo da tinta. Uma forma de diminuir este custo drasticamente é fazer a recarga em casa. É barato, fácil e salva a vida na madrugada em que estamos imprimindo um trabalho que será entregue em algumas horas.
Pontos importantes:
1- A impressora – Laser X Jato de Tinta:
as impressoras a jato de tinta são sem dúvida as mais econômicas. Não caia no papo furado de comprar impressoras a laser para uso doméstico ou de escritório médio. É muito mais caro, não só a recarga como a manutenção. Acredite! Já tive as duas, no nosso centro imprimimos cerca de 2.000 folhas por semana e a impressora laser é um bom enfeite.
Elas têm a recarga mais cara e estragam com mais facilidade. Sem contar o fato de que não são saudáveis em ambientes pequenos por expelirem partículas que aspiramos.
2- O cartucho:
em termos de custo é muito importante comprar impressoras que o cabeçote de impressão esta no cartucho e não na impressora. Isso porque o cabeçote pode estragar. No caso de ser no cartucho basta comprar um novo. No caso de ser na impressora tem que se comprar uma nova, não vale a pena concertar (já passei por isso também!).
Cartucho com cabeçote
Cartucho sem cabeçote
O cabeçote no cartucho terá influencia na durabilidade da impressora, pois esta sempre se usando um cabeçote novo. Normalmente as impressoras HP tem o cabeçote no cartucho e as Epson na impressora. Para uso doméstico o melhor custo benefício é a HP 1460 (+ou – R$ 150), uma opção para escritório é a multifuncional da linha HP officejet que vem com scanner, copiadora e fax (+ ou – R$ 300).
Obs: não use recarga caseira, ou de qualquer loja, para impressoras com cabeçote embutido, pois caso use uma tinta de má qualidade pode ser o fim da impressora! Comprou impressora com cabeçote embutido, compre cartuchos originais.
3- Tinta:
a tinta deve ser de qualidade, para que seu cartucho dure mais. Tintas de má qualidade entopem o cartucho e diminuem sua vida útil. Recomendo tintas boto ou formulabs. São facilmente encontradas no site do MercadoLivre e na Oceanic Store.
4- O cartucho:
o cartucho mais fácil de recarregar são os padrões HP. Pessoalmente não compro impressoras que tenham outro padrão de cartucho.
Cartucho padrão HP
Também não vale a pena comprar cartuchos similares ou recarregados. Eles duram menos e tem uma impressão muito ruim. Compre apenas originais, recarregue até ele começar a falhar (umas 20 recargas) e depois, se quiser, ainda é possível vender.
5- A qualidade da impressão:
com os cartuchos de recarga caseira a qualidade da impressão cai. São inferiores aos cartuchos originais, mas superiores aos cartuchos similares. Para quem trabalha exclusivamente com impressão de alta qualidade não é um bom caminho. Porém a qualidade da impressão para documentos, artigos, trabalhos é mais que suficiente. Uso para fotos e não tenho queixas. Como as necessidades de impressão de alta qualidade de estudantes e pós-graduandos é muito eventual, é melhor nestes casos ir ate uma gráfica digital do que ter todo equipamento em casa.
6- A recarga:
Material:
- Luvas – para quem não quer sujar a mão
- Estilete
- Tinta
- Uma seringa de 10 ou 20ml (para cartuchos pretos)
- Três seringas de 3ml (para cartuchos coloridos)
- Agulhas – uma para cada seringa
7- Recarga de cartucho colorido