Recarga de cartucho

A impressão de artigos pode se tornar cara. O principal custo sem dúvida é o custo da tinta. Uma forma de diminuir este custo drasticamente é fazer a recarga em casa. É barato, fácil e salva a vida na madrugada em que estamos imprimindo um trabalho que será entregue em algumas horas.

 

Pontos importantes:

1-      A impressora – Laser X Jato de Tinta:

as impressoras a jato de tinta são sem dúvida as mais econômicas. Não caia no papo furado de comprar impressoras a laser para uso doméstico ou de escritório médio. É muito mais caro, não só a recarga como a manutenção. Acredite! Já tive as duas, no nosso centro imprimimos cerca de 2.000 folhas por semana e a impressora laser é um bom enfeite.

Elas têm a recarga mais cara e estragam com mais facilidade. Sem contar o fato de que não são saudáveis em ambientes pequenos por expelirem partículas que aspiramos.

 

2-      O cartucho:

em termos de custo é muito importante comprar impressoras que o cabeçote de impressão esta no cartucho e não na impressora. Isso porque o cabeçote pode estragar. No caso de ser no cartucho basta comprar um novo. No caso de ser na impressora tem que se comprar uma nova, não vale a pena concertar (já passei por isso também!).

Cartucho com cabeçote

 

 

Cartucho sem cabeçote

 

 

O cabeçote no cartucho terá influencia na durabilidade da impressora, pois esta sempre se usando um cabeçote novo. Normalmente as impressoras HP tem o cabeçote no cartucho e as Epson na impressora. Para uso doméstico o melhor custo benefício é a HP 1460 (+ou – R$ 150), uma opção para escritório é a multifuncional da linha HP officejet que vem com scanner, copiadora e fax (+ ou – R$ 300).

Obs: não use recarga caseira, ou de qualquer loja, para impressoras com cabeçote embutido, pois caso use uma tinta de má qualidade pode ser o fim da impressora! Comprou impressora com cabeçote embutido, compre cartuchos originais.

 

3-      Tinta:

a tinta deve ser de qualidade, para que seu cartucho dure mais. Tintas de má qualidade entopem o cartucho e diminuem sua vida útil. Recomendo tintas boto ou formulabs. São facilmente encontradas no site do MercadoLivre e na Oceanic Store.

 

4-      O cartucho:

o cartucho mais fácil de recarregar são os padrões HP. Pessoalmente não compro impressoras que tenham outro padrão de cartucho.

Cartucho padrão HP

 

Também não vale a pena comprar cartuchos similares ou recarregados. Eles duram menos e tem uma impressão muito ruim. Compre apenas originais, recarregue até ele começar a falhar (umas 20 recargas) e depois, se quiser, ainda é possível vender.

 

5-      A qualidade da impressão:

com os cartuchos de recarga caseira a qualidade da impressão cai. São inferiores aos cartuchos originais, mas superiores aos cartuchos similares. Para quem trabalha exclusivamente com impressão de alta qualidade não é um bom caminho. Porém a qualidade da impressão para documentos, artigos, trabalhos é mais que suficiente. Uso para fotos e não tenho queixas. Como as necessidades de impressão de alta qualidade de estudantes e pós-graduandos é muito eventual, é melhor nestes casos ir ate uma gráfica digital do que ter todo equipamento em casa.

 

6-      A recarga:

Material:

  • Luvas – para quem não quer sujar a mão
  • Estilete
  • Tinta
  • Uma seringa de 10 ou 20ml (para cartuchos pretos)
  • Três seringas de 3ml (para cartuchos coloridos)
  • Agulhas – uma para cada seringa

 

7- Recarga de cartucho colorido

 

8- Recarga de cartucho preto
Anúncios

Sobre Edmar Stieven Filho

Médico Ortopedista - Professor de Ortopedia da UFPR - Coordenador da Pós-graduação de Artroscopia e Traumatologia do Esporte da UFPR
Esse post foi publicado em Tecnologia e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s