Internet 3G

A tecnologia 3G portabilizou a internet nos últimos anos. O acesso através de celulares tem tornado a vida mais pratica e ágil.

Já usei duas operadoras 3G: TIM e VIVO. A diferença é muito grande. No começo quando usava TIM, nem acreditava que a internet 3G teria futuro. Quando mudei para VIVO percebi que era uma coisa da qual não viveria mais sem!

Durante o tempo de transição em que tive os dois acessos resolvi fazer um pequeno teste, para saber a diferença na velocidade da conexão. O resultado está na tabela abaixo:

Não me perguntem por que a TIM 1mega foi pior que a TIM 300kb!!! Testei varias vezes e o resultado é esse mesmo. Todos os testes foram feitos no mesmo local, no mesmo horário (24:00hs) no mesmo dia da semana (segunda). Todos foram testes foram feitos com conexão USB.

Nunca usei a CLARO, mas todos meus colegas que usam, falam muito bem.

 

Para acessar a internet você é preciso um plano de dados e um moldem. O moldem pode ser um plug USB, parecido com um pendrive, ou o próprio celular se ele for um samartphone. O moldem USB tem a vantagem de não gastar a bateria do celular, porém quem tem smartphone vai querer usar a conexão pelo aparelho, para além de conectar com o computador, poder navegar diretamente do celular, entre outras vantagens como sincronizar agenda online, envias as fotos direto para as redes sociais, google maps

 

Moldem USB:

Usando o celular como moldem:

Hoje eu não conecto mais o celular ao computador por USB, não acho prático ficar conectando o cabo, reconhecendo conexão, coisa e tal.

 

Celular conectado via USB:

Usei durante um tempo a conexão Bleuthoot. Bluethoot é um saco! Só funciona quando quer! Ótimo para passar fotos ou contatos de um celular para outro, mas para navegar usando o celular como moldem não rola sempre.

Hoje uso a internet 3G para navegar diretamente no celular. Quando quero usar o celular como moldem uso o JoikuSpot. Ele cria uma conexão wifi e você pode conectar de qualquer computador ou de vários computadores. Apesar de ser pago, seu custo é acessível (±R$ 50,00).

 

Vídeo – Conexão usando celular como roteador wifi – JoikuSpot:

A limitação fica por conta da bateria, que acaba em 2 a 3 horas de navegação pesada. Para navegar muito tempo é melhor colocar o celular no carregador.

Enquanto a melhor bateria do mercado for a de lithium, usada de celulares a carros elétricos, essa será uma limitação para todos os gadgets móveis com conexão.

Como já discutido, para navegação longa, uma opção  é usar o moldem USB, que não usa bateria. Porém é preciso tirar o chip do celular. Trampo! Sem contar que o moldem custa muito mais que o JoikuSpot.

Anúncios

Sobre Edmar Stieven Filho

Médico Ortopedista - Professor de Ortopedia da UFPR - Coordenador da Pós-graduação de Artroscopia e Traumatologia do Esporte da UFPR
Esse post foi publicado em Tecnologia e marcado , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Internet 3G

  1. Pingback: Deixe suas aulas em nuvens « Metodologia Científica e Tecnologia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s