Mendeley – parte 2 – inserindo referências

Post atualizado (29/08/2011)

Mendeley é o maior gerenciador de artigos científicos do mundo hoje. Ele armazena, organiza e possibilita sublinhar e fazer anotações nos PDFs. Tudo isso está no post Mendeley – parte 1 – funções básicas.

.

Já era de se esperar que ele começasse a trabalhar como gerenciador de referências também. Contra o seu principal concorrente, o Endnote, ele tem a vantagem de ser gratuito. Como desvantagem ele não tem um editor de estilos. Assim que este editor estiver pronto ficara difícil para a concorrência.

Apesar de não ter um editor próprio, os principais estilos já estão disponíveis na internet e neste post, colocamos a disposição o estilo ABNT para Mendeley (ver outros estilos em Mendeley parte 8).

 

Outro concorrente do Mendeley é o Zotero, também gratuito. Acho a interface do Zotero pouco amigável, acredito ser este o fato de o Mendeley, em dois anos de existência, passar o Zotero em número de usuários.

.

.

Veja como inserir referências bibliográfica no Word usando o Mendeley:

.

.

Veja como inserir referências bibliográfica no estilo ABNT:

.

.

Outras dicas:

A pasta citationStyles 1-0 — o local da pasta pode mudar conforme a configuracao do seu computador, uma forma fácil de achar é ir no seu buscador ou pesquisador de arquivos e digitar “citationStyles-1.0

Normalmente estas pastas estão nos seguintes locais:
-Windows = C:Program FilesMendeley DesktopcitationStyles-1.0
GNU/Linux with Debian packages = /opt/mendeleydesktop/share/mendeleydesktop/citationStyles-1.0
Generic GNU/Linux = /citationStyles-1.0
Mac OS X = /Applications/Mendeley Desktop.app/Contents/Resources/citationStyles-1.0

.

.

É possível suprimir do Mendeley dados que você não quer que saia nas referências, veja como:

.

.

Também pode-se alterar manualmente detalhes da bibliografia.

– Mendeley parte 5 – exportando sem campos

.

.

Para download dos estilos acesse:

Mendeley parte 12 – estilos ABNT, Vancouver e outros …

 

.

.

Agradecimento:

A aluna da UFPR, Nádia S. Higashi, por ter achado e disponibilizado o estilo ABNT para o Mendeley.

Ao Thiago Camata por disponibilizar o estilo ABNT numérico.

.itiba

Sobre Edmar Stieven Filho

Médico Ortopedista - Professor de Ortopedia da UFPR - Coordenador da Pós-graduação de Artroscopia e Traumatologia do Esporte da UFPR
Esse post foi publicado em Gerenciadores de Referências, Mendeley e marcado , , . Guardar link permanente.

279 respostas para Mendeley – parte 2 – inserindo referências

  1. Aline A. disse:

    Eu envio meu artigo com as referencias mendeley no artigo tudo certinho por e-mail para edição de outras pessoas, mas quando recebo o arquivo novamente as referencias não permite edição, tenho que inserir todas referencias uma a uma novamente. Oque devo fazer para que não aconteça isso?

  2. Verônica BOrges disse:

    Gente, boa noite! Caso alguem possa me ajudar, to perdida tentando ajustar quando insiro todas as referencias no final do texto. Eu preciso que elas fiquem de forma diferente de outro documento, em vancouver, com 6 autores et al, e elas estão apenas em um formato, com os autores separados por ponto, todos citados… Como corrijo isso? Obrigada

    • O problema deve estar no estilo selecionado. Selecione outro estilo vancouver no mendeley.

      • Veronica disse:

        Não consegui… eu cheguei desinstalar o Mendeley, não deu certo, perdeu plug com word tive que baixar uma versão anterior, um auê… mas o que fiz foi o seguinte: as pastas com as referências que eu gostaria de usar eu configurei elas manualmente no Mendeley do desktop, copiando e colando do word, não sei se foi esse o problema, pois não importa o que eu faça elas não mudam de ordem ficam sempre do jeito que eu deixei, em maiúsculo, separada por pontos, todos os autores… Então eu criei uma nova pasta, transferi as que eu precisa e dei um reset nelas pra ficar assim como quando nós inserimos o PDF e aí elas começaram a mudar nesse outro arquivo conforme a norma que eu escolhia…
        Não sei se existe outro caminho pra essa solução, se foi por isso mesmo por eu ter editado
        Caso saiba de algo que possa contribuir eu agradeço

  3. Regilene Alves Portela disse:

    Excelente Blog!! Parabéns !! Muito esclarecedor, tirou-me muitas dúvidas.

  4. Alicia passeggi disse:

    Olá Bom dia! Obrigada pelos esclarecimentos, excelente blog. Minha dúvida é sobre inserir referencias mendeley EM notas de rodapé, mesmo que no formato autor/data. Elas estão “bugando”; faço um comentário na nota e em seguida insiro a referencia na nota de rodapé pelo word via plug in, mas elas teimam em voltar para cima em vários casos, não sei porque isso ocorre em uns casos e outros não. Eu ja notei que ele nao aceita inserir diretamente na nota, sem nada escrito antes, mas isso é facil de “driblar”. O problema é que elas ficam voltando para o texto. Alguém saberia dizer? Agradeço MUITO desde já!!

  5. Grazielle Lobo disse:

    Em pcs com windows o atalho usado no word pra inserir referências é o “alt + m”, migrei pro mac e agora não sei mais como utilizar o atalho no teclado socorro, muito ruim colocar as refs uma a uma clicando apenas na aba de ferramentas

  6. Luiza Roberta Bin disse:

    Bom dia! Gostaria de uma ajuda.
    Estou com problema para inserir a citação no texto. O artigo está no Mendely e com todas as informações preenchidas em Details. No entanto, ao ir em Inserir Referência no Word, o artigo não aparece de forma nenhuma. Está acontecendo com mais de um artigo. Como posso solucionar isso?
    Obrigada!

    • Ola Luiza. Eh muito dificil saber exatamente o que esta acontecendo daqui. Pode ser seu PC, seu Word ou o mendeley. Me parece um problema no estilo. Se tentar com outro estilo e funcionar, eh isso.

  7. Dalinne disse:

    Olá, bom dia!
    estou escrevendo minha tese em capítulos, porém as referências do capitulo I se repetem no capítulo II, estão iguais. Como fazer para referenciar cada capítulo separadamente?

    • Ola Dalinne. O mendeley foi desenhado para artigos. Nao conhece a funcao para referencias por capitulos. A unica possibilidade para capitulos com referencias diferentes seria documentos do word separados. Att

    • Gabriela disse:

      Estou tendo o mesmo problema. Já tentei o EndNote (que uso sempre), Mendeley e até a ferramenta do Word e não sei como fazer :(

  8. Maura Feminino Taschetto disse:

    Como inserir artigos diferentes que estao no mesmo documento, Anais? Qdo vou colocar o novo documeto ele altera o primeiro…..tenho vários artigos de um mesmo documento,

    • Ola Maura,
      nunca tive essa situacao, mas acredito q o mais facil seria inserir a referencia manualmente, de cada artigo separado e nao colocar o PDF. Assim ele vai saber q sao coisas diferentes, mas nao vai agrupalas por ter o mesmo PDF.
      att

      • MAURA PAULETTO TASCHETTO disse:

        Grata, e mais uma duvida, ele tem tem colocado a expressão et al.? Ja selecionei ABNT

      • Ola. Se ele tem colocado “et al” e voce nao quer, eh uma questao de configurcao do estilo. Recomendo pegar um estilo que esteja melhor progrmado para o que voce quer. Se ele tem colocado “et al” seguido de “?” pode ser que esteja faltando alguma informacao na aba de “details” no mendeley. Basta colocar as informacoes faltantes manualmente.

      • Maura Feminino Taschetto disse:

        Desculpa, ele NAO tem colocado a expressão et al. mesmo eu selecionando ABNT

      • Ola. Nesse caso eh o estilo ABNT q nao esta configurado para tal. Tente um outro estilo, pois edicao do formato do estilo eh algo complicado, normalmente para alguem q tenha habilidade de programacao.

  9. Alessandro disse:

    Boa tarde Professor Ronaldo,

    Consegui incluir o estilo ABTN no Mendley e funciona bem. Obrigado pelas dicas, Como faço para que entre as referências tenha uma linha em branco? Fica mais claro para visualizar as referências com essa linha separando as mesmas…

  10. Marisa disse:

    Boa noite. Eu tenho uma dúvida, eu estou a escrever o texto e vou inserindo a bibliografia (1, 2, 3) e no final coloco “inserir bibliografia” e insere por ordem. No entanto quando slava o doc word e volto a abrir a continuar o trabalho, quando coloco uma nova referencia pelo mendeley, inicia novamente no nr 1 e nao continua no 4, 5, 6. O que devo fazer?

    • me parece um problema no estilo,
      tente dar um REFRESH ou trocar de estilo… deve funcionar…

      • LAYS disse:

        Olá Edmar! Estou com o mesmo problema. Ao inserir nova referência no documento começa ele com a referência 1, ao vez da sequência anterior que seria 63. O refresh não funcionou. Outra dica?

  11. Samanta disse:

    Olá, Edmar. Estou utilizando essa versão do ABNT no mendeley: http://www.zotero.org/styles/associacao-brasileira-de-normas-tecnicas. Porém, na inserção das referências durante o texto o formato fica por ordem alfabética de autores e não por ordem do ano de publicação do artigo. Ex. de como está: (Maria, 2004; Soares, 2000). Gostaria que ficasse assim: (Soares, 2000; Martins 2004). Tem como editar isso? Obrigada.

    • ola samanta
      nao sou programador, entao fico meio perdido nas edicoes, devido ao fato de elas nao serem tao intuitivas, dependem de um certo conhecimento… pessoas com base em html tem mais facilidade…. eu sempre procuro o mais parecido com o que eu quero e no final arrumo a mao…
      abcos

      • Samanta disse:

        Oi Edmar, ah sim.. foi o que eu acabei fazendo “keep manual editing”… tá certo então. Muito obrigada pelo retorno.

    • Priscila disse:

      Ola Samanta! Tive o mesmo problema e consegui resolver.
      Vá em View > Citation Style > More Styles. Clique com o botão direito em cima do estilo que esta usando e clique em Edit Style. Você será direcionada para uma pagina de configuração desse estilo. No canto esquerdo tem uma opção de INLINE CITATION. Nessa opção tem a forma de como as citações serão ordenadas “sort”. Abra essa aba e lá vc terá a ordenação: “Sort by year date” e “sort by author”. Clique na opção “by year date” e arraste para cima da “by author”. Depois disse, vá em Style (no canto superior esquerdo e salve como um novo estilo. Ao fazer isso, você será direcionado para o Mendeley e verá la o estilo que você criou. Abra seu arquivo no word e na aba referencias, você terá que selecionar o novo estilo criado. Após selecionar, click em refresh. PRONTO! (:

      • paola disse:

        ola, eu tenho um problema com as minhs referencias. Elas se repetem no docuemnto no mesmo canto. Mesmo que eu apagasse, elas se sobrescrevem. nao consigo nem me explicar bem. obrigada

      • Ola apagar nao eh a solucao,
        Possivelmente o estilo esta com problema, tente trocar o estilo para ver se resolve.
        Se nao resolver ainda eh possivel exportar sem campos antes da impressao e resolver manualamente.

        att

  12. DIOGO LEMOS disse:

    Olá Professor, de antemão obrigado pela sua atenção e paciência em nos ensinar. Preciso do seu socorro. Estou usando a referência que já vem no Mendeley (Vancouver sobrescrita), ocorre que quando peço para colocar as referências, aqueles autores que tem monossílabos no nome (Ex: Ana Lucia de Melo Leão, Maria dos Anjos Moura, etc) esse “de”, “dos” estão aparecendo nas referências. A referência fica: “Leão AL de Melo”, “Moura M dos A”. O pior é que tentei praticamente todos os estilos vancouver existentes no mendeley para baIxar no “citation styles” e esses monossílabos continuam aparecendo. Como faço para corrigir isso? Tentei editar na ferramenta online mas não aparece nenhum campo para exclusão desses monossílabos

  13. Rafaela disse:

    Boa tarde!
    Obrigada por todos os esclarecimentos!
    Estou com um problema com o meu Mendeley, ao inserir a bibliografia ele está duplicando todas as referencias.Por exemplo: já inseri as citação do autor A e essa referencia já está no final do meu artigo, quando faço a citação do autor B o mendeley coloca no final do artigo o autor B e duplica o autor A, ou seja a referência fica A A B. Assim toda nova citação que faço ele duplica as referências que já estão na bibliografia.
    Já desinstalei e instalei novamente o programa e o problema continua!
    O que faço?

    • ola rafaela,
      testou outro estilo? as vezes eh o estilo que esta ruim,

      uma segunda possiblidade sao duplicatas de artigos, cheque se vc nao tem clicando em: TOOLS>check for duplicates

      por fim, tente em um novo PC, tenho um note win10 word 365 so da problema com o mendeley… no meu desk win7 vai redondo…

      att
      edmar

      • Rafaela disse:

        Obrigada pela resposta!
        Em outro estilo acontece o mesmo problema!
        E a duplicata de artigos eu também já testei, não resolve!
        Só pode ser o computador então, infelizmente!!! Já estava achando ótima a ideia de usar o Mendeley!

        Mais uma vez obrigada!

  14. Michelle Andrade disse:

    Uso a norma ABNT para a minha tese. Nas referências, quando consta mais de três autores, fica o primeiro autor mais et al., Como faço para que na formatação apareça todos os autores constantes do artigo/trabalho?

    • ola, a forma como descreveu eh a correta para ABNT…
      se sua universidade usa algum tipo de variante, ai so mudando o estilo ou achando algum qu contemple o que precisa…
      tem algusn posts sobre estilos e edicao de estilos no site…

      abcos

  15. Lucas de Carneiro disse:

    Seu blog é maravilhoso, bem melhor que minha disciplina de comunicação científica em um universidade conceituada. MUITO OBRIGADO!!!!!!!

  16. Gabriela Reis disse:

    Olá Edmar,

    Sou iniciante na utilização do Mendeley e estou com problemas para inserir minhas citações. Ao inserir as referências no texto elas não seguem a ordem cronológica. Como faço para corrigir esse erro? Se eu corrigir manualmente terei problemas para gerar a bibliografia no final?

    Abc

    • Ola gabriela,
      nao recomendo corrigir manualmente.
      O q determina a ordem das referencias eh o estilo que vc usa.
      Recomendo ir testando os estilos ate encontrar o que te serve.
      Entre em VIEW>CITATION STYLES e veja as opcoes…

      att
      edmar

  17. Fernando Ferreira da Silva Júnior disse:

    Olá. Há como por a citação de nota de rodapé? Não consigo fazer. Apenas sai a citação AUTOR, DATA

  18. CAITO ANDRE KUNRATH disse:

    Olá! Primeiramente, obrigado Prof. Edmar por todos os esclarecimentos prestados para a comunidade acadêmica sobre o Mendeley. Gostaria de esclarecer uma dúvida que tem permanecido na escrita de artigos. Quando insiro uma referência está tudo ok, mas quando excluo a referência do corpo do texto, a mesma não desaparece nas referências abaixo.

    O que posso fazer para solucionar este problerma? Fico no aguardo.
    Abraços,

  19. ANDERSON VILAS BOAS disse:

    olá

    estou com um problema sério com o Mendeley que gostaria de saber se há solução.

    – Escrevi um trabalho usando mendeley para fazer as referências.
    – Gerei um arquivo “without mendeley fields” para poder enviar ao colega coautor (orientador, que não usa mendeley).
    – ao receber o trabalho com as correções, com muitas alterações, o arquivo está “without mendeley fields”, ou seja, é um arquivo de texto apenas.
    – Quando vou em uma citação qualquer e deleto ela para em seguida inserir a citação pelo Mendeley, no momento que insiro a citação, todas as outras citações que ainda estavam em formato texto são automaticamente deletadas.

    O QUE FAÇO?
    – terei de reescrever o texto inteiro num novo arquivo? copiando linha por linha as correções e colando num arquivo novo e inserindo as referencias uma por uma para depois copiar e colar a linha seguinte e assim por diante?
    – se só houver esta opção, então o Mendeley ao invés de ajudar, atrapalhou minha vida.

    • Ola Anderson,

      seu problema nao tem solucao sem uma boa dose de trabalho,
      vc pode optar por fazer tudo a mao livre no documento q seu colega alterou ou reinserir as referencias pelo mendeley e depois fazer as correcoes…

      tem q julgar qual trabalho eh o menos arduo…

      lembre-se q antes de mandar para revista vc tem que exportar novamente, pq algumas revistas nao leem os campos de referencia…

      procure nas proximas vezes usar a exportacao apenas como ultimo passo, antes de enviar para revista, ja passei pelo mesmo problema q vc, perde-se muito tempo na correcao..

      abcos

      • ANDERSON VILAS BOAS disse:

        mas se eu não fazer a exportação sem campos, quando eu enviar o arquivo para os coautores, se eles não tiverem mendeley instalado, eles vão conseguir ver as citações e referências que coloquei, visto que elas estarão como um campo formatado pelo mendeley?

      • eu faco da seguinte forma:

        – escrevo o texto e nao colocao a citacao pelo mendeley, so digito algo q deixe bem claro qual eh o artigo citado, exemplo:
        (Filho, 2000 – JBJS) – as vezes coloco o link do artigo tbm.
        – quando o texto esta totalmente escrito, insiro as referencias pelo mendeley,
        – exporto os campos e faco algumas correcoes manuais finais,
        – envio para revista…

        pedir para outras pessoas alterarem o texto com citacoes do mendeley, ou de qualquer outro gerenciador de referencias eh procurar dor de cabeca…
        mesmo q ele saiba usar e tenha a mesma biblioteca q vc, as vezes o gerenciador nao consegue entender o que sao artigos diferentes e semelhantes e vira tudo uma salada…
        inserir as referencias e enviar o artigo eh trabalho individual, economizara muito tempo…

        abcos
        edmar

  20. Camila disse:

    Olá, ótimo site com ótimas dicas. Mas estou escrevendo um capítulo de livro didático e as referências não vão todas no texto, algumas só aparecem nas referências bibliograficas. Então, minha dúvida é, como tornar as citação no word invisível, mas que ainda seja possível que o mendeley puxe para fazer as lista de referências?

  21. christiano disse:

    Ola, Idimar!! Parabens pela super aula. Uma duvida como faço para que nas minhas referencias apareçam “disponivel em ” e ” acesso em”?
    Abraços,

    • Ola Christiano.
      Para aparcer isso ha necessidade de duas coisas. O estilo tem que suportar essa função e os dados devem estar na coluna details do. mendeley.
      Ou seja, confira se os dados estão la e teste os estilos.
      Outra opção eh editar o estilo, o q exige algum grau de conhecimento em. programação.

      Att Edmar

      • abronca disse:

        Olá, eu estou trabalhando com o pacote de estilo ABNT, mas o Mendeley somente inclui “disponivel em ” e ” acesso em”, além da se escolher o Type: Web Page, mas como estou tentando referenciar Artigos de Revistas Online, se eu escolher Web Page, faltam algumas informações necessárias, tais como a revista eletrônica. Mas se escolher Magazine Article, estas informações são aparecem, mas a URL, “disponivel em ” e ” acesso em”, mesmo marcando a opção de incluir URL mesmo marcando a opção “Include URL and Date Acessed in Bibliographies for All Documents Types”. Alguém poderia me ajudar?

      • espero q alguem possa…
        editar estilos nesse nivel eu nao consigo fazer… normalmente apelo para edicao manual ao fim do trablho exportando sem campos:
        clique aqui

  22. Ademir disse:

    Olá
    Preciso anexar as referencias no estilo VANCOUVER, porém aparece no word uma relação de nomes e no final mais estilos. Se clico nao abre nada. Quando clico em abrir no Mendeley no word aparece e seleciono, mas nao sei se deu certo.

  23. Carla Medeiros disse:

    boa noite … achei muito interesante a pagina .. sou Carla Medeiros … eu sou do paraguai.. gostaria de saber qual diferenca entre Web page- Magazine Article-
    NewsPaper Article .. alguma referencia para fazer o catalogo de cada .. OBRIGADO

  24. Carolina Oliveira disse:

    Olá Edmar, tudo bom? Eu utilizava o EndNote para escrever os meus artigos, no entanto, perti a licença e agora estou usando o Mendeley. Na maioria dos artigos eu utilizo o estilo de Vancouver, ou seja, números. As vezes é necessário alterar uma referência ou até mesmo excluí-la. No EndNote, quando eu excluía uma referencia (ex: número 1) automaticamente o número 2 virava número 1 e assim sucessivamente. Não estou consegundo alterar as referencias nem fazer essas alterações no Mendeley. Você poderia por gentileza me auxiliar?

  25. Olivia Beatriz disse:

    Olá!
    Obrigada pelo post e pela ajuda que tem dado a tantas pessoas! Parabéns!
    Estou com duas dúvidas referentes a citação:
    – As vezes fazemos citações e colocamos o nome do autor e a data entre parentes, esse tipo de citação o Mendeley tem feito certinho. Só que as vezes colocamos “Segundo o autor…. eaí não precisa dos parênteses, mas só consigo fazer citações com parênteses no Mendeley. Existe alguma forma de fazer esse tipo de citação? como?
    – Como devo padronizar o nome dos autores, pq vejo que se o sobrenome do autor está em caixa alta, na citação sai em caixa alta, e se o nome do autor estiver registrado em caixa baixa a citação sai em caixa baixa. Acontece que ao adicionar um artigo o nome as vezes sai registrado em caixa alta, e as vezes em caixa baixa. Não utilizo as normas da ABNT, pois estou escrevendo para uma revista estrangeira.
    Muito obrigada!

    • Ola Olivia…
      1a pergunta…
      se eu entendi corretamente vc quer juntar as citacoes feitas no texto, para isso use a opcao MERGE, esta explicada no primeiro video deste post a partir do segundo minuto…
       
      2a pergunta…
      esse ponto eh um pouco mais complicado, depende de dois fatores:
      1- como a informacao esta na coluna DETAILS;
       
      2- como estra programado o estilo;
      Se o estilo tiver um comando de programacao "colocar sempre em caixa alta" o nome vai sar sempre em caixa alta. Se o comando for "troque a caixa" ele vai alterar o que vem da coluna DETAILS, se for baixa vai para alta e vice versa. Se o comando for "nao troque a caixa" ai ele vai manter o que esta na coluna DETAILS.
      Em suma, vc tem q testar os estilos para ver qual te serve melhor.
      Tbm eh interessante que sempre coloque as informacoes na coluna DETAILS atraves de indetificadores digitias, o que faz com q exista uma padrao mais comum, ou seja, menos perda de tempo para vc (clique aqui para ler sobre identificadores digitias).

       

  26. MARISTELA disse:

    Olá Edmar.
    Para enviar um artigo para um computador sem Mendeley usei o “Export- without Mendeley fields”. Daí recebi o artigo de volta com umas correções, preciso mexer nele novamente. Ao inserir referências percebi que o programa iniciou nova contagem de referências, ou seja, como se não houve nenhuma no texto. Como faço para reabilitar o Mendely no arquivo em questão?

    • Ola Maristela,
      uma vez exportato nao tem como reabilitar… so reinserindo tudo de novo…
      deixe a exportacao so para o momento q for enviar para revista…
      outra coisa que fazia quando lidava com pessoas que nao sabiam usar gerenciador de referencias era so colocar links no texto… a insercao de referencias ficava para a finalizacao do artigo, quando nao ia mais passar por outras pessoas… isso me poupou muita dor de cabeca…
      de uma olhada no post de exportacao... MENDELEY PARTE 5...

      att
      edmar

  27. Alessandra disse:

    Bom dia
    Estou com uma dúvida em relação ao programa.
    Quando adiciono uma referencia o Mendeley adiciona no formato que escolhi ex. (Mendeley et al, 2013) mas quando no mesmo parágrafo adiciono mais de um artigo ele separa todos por parênteses e não consigo apagar o parênteses para ficar (Mendeley et al, 2013; Jonas et al, 2000)
    Como faço?

  28. Tania disse:

    Olá! Estou a usar o Mendeley para escrever a minha tese. Como esperado, tenho de mandar semi-capítulos para revisão enquanto vou adiantando outros. O que me aconteceu é que quando copio o que escrevi de um word para o outro apenas o texto é copiado e não as referências. Faço refresh o Word não assume qualquer referência do texto que copiei. Será que me poderia ajudar?
    Muito obrigada!

  29. Amália disse:

    Olá, recém comecei a usar o mendeley usava o EndNote. Eu tenho o habito de separar em pastas os artigos, muitas vezes tenho eles repetidos, por causa disso se seleciono cada vez um dos artigos que aparecem nas opções de citações ele gera numeros diferentes pra um artigo já citado (Ex. a mesmas referencia aparece mais de uma vez na lista de referencias e com numers diferentes).
    Como soluciono isso?

    att

    • Ola amalia,
      o que esta acontecendo eh q o mendeley esta registrando esses PDFs duplicados como arquivos diferentes.
       
      Pra resolver isso use a ferremanta check for duplicates.
      Selecione a opcao ALL DOCUMENTS e depois TOOLS>CHECK FOR DULICATES
       
      Sera mostrado todas as possiveis duplicacoes. Verifique manualmente os arquivos suspeitos clicando no triangulo do lado esquerdo.
       
       
      Quando decidir que o arquivo realmente esta duplicado selecione ele e verifique a barra DETAILS aonde tem informacoes sobre os arquivos. Aquilo q for semelhante entre os arquivos suspeitos estara assinalado. Um dos parametros que mais confio sao os identificadores digitais (clique aqui).
      Se confiar nas informacoes CONFIRM MERGE e pronto. Eh um processo super rapido… vc arruma sua biblioteca em poucos minutos…
       
       
       
  30. Douglas Soares Dourado disse:

    Como usar apud no Mendeley?

  31. Olá Edmar, tudo bem? desde 2011 sigo seu blog e uso o mendeley desde então. Até mês passado o plugin do word funcionava normalmente, mas desapareceu. Verifiquei no site do mendeley de ajuda, referente ao plugin, e tudo o que sugeriram eu fiz: desinstalar o plugin, instalar novamente, desinstalar o mendeley e instalar novamente, reiniciei o computador e nada! o plugin não aparece mais no word. Você já viu algo parecido? Será que pode me auxiliar por favor? Mais uma vez, parabéns pelo site, indico para meus alunos de graduação e pós-graduação. Abs

  32. Douglas Dourado disse:

    Primeiramente gostaria de cumprimentar pela iniciativa, o Mendeley tem me ajudado muito. Como faço para incluir et al nas referências quando o periódico ou livro possui mais de um autor?

  33. Alex disse:

    Boa tarde Edmar!
    Parabéns pelo trabalho!!
    Estou com problemas no Mendeley. Quando vou para as minhas referências bibliográficas (no final) as referências são diferentes das referências as quais deveriam pertencer. Por exemplo: citei Fulano “A” no texto, mas quando vou nas referências consultar se realmente pertence a Fulano “A” aparece Fulano “B”. Na verdade, está tudo fora de ordem.
    Detalhe 1: eu uso controle de alterações no Word. Aceitando ou não essas alterações, as referências não mudam.
    Detalhe 2: Eu uso o Mendeley em 2 computadores diferentes, mas com o mesmo usuário.
    Você tem alguma idéia do que possa ter acontecido?
    Grato pela atenção!!!

    • Ola Alex.

       
      Existem duas possibilidades para o problema. Uma delas eh q o estilo que voce esta usando esta com problemas. Teste outros estilos do mendeley e veja se isso eh corrigido. Se resolver o problema eh so estilo.
       
      A segunda possibilidade eh que as informacoes das abas DETAILS. As informacoes passadas do mendeley para as referencias sao desta aba. Logo se as informacoes estiverem erradas ali, vao estar erradas no artigo. Para evitar informacoes erradas na aba details leia Identificadores digitais de artigos científicos e documentos digitais.
       
      Aba DETAILS:
       
       
      Detalhe 1: eu uso controle de alterações no Word. Aceitando ou não essas alterações, as referências não mudam.
      As citacoes do Mendeley sao entedidas como CAMPOS, nao palavras, logo os corretores e afins do word nao funcionam. Para voce usar este tipo de ferramenta do WORD deve exportar o arquivo sem os campos, mas lembre-se que apos exportacao o mendeley nao corrige mais as referencias. Leia mais sobre isso em: MENDELEY 5
       

      Detalhe 2: Eu uso o Mendeley em 2 computadores diferentes, mas com o mesmo usuário.

      Isso nao eh um problema… eu uso em 3 …

       

      abcos…

       

       

  34. Keyla Mirelly Nunes de Souza disse:

    Olá, gostei muito desse site! Me ajudou bastante.
    Tenho uma dúvida: estou escrevendo meu trabalho na forma de capítulos no word e estou usando o Mendeley. No final de cada capítulo deixo a bibliografia. Como faço para que as bibliografias utilizadas no capítulo 1, por exemplo, não se repitam no capítulo 2? Já dei quebra de página e de seção, e mesmo assim o Mendeley considera as referências do capítulo 1 no capítulo 2.
    Fico aguardando, e desde já parabéns pelo ótimo site e muito obrigada!

    • Ola Keyla.
      Tudo bem? Obrigado por visitar nosso site.

      O Mendeley foi feito para artigos cientificos, entao ele nao entende capitulos.
      Ja tentamos varias experiencias e nenhuma deu certo para que cada capitulo tivesse sua referencia.
      Assim, a unica forma que encontramos para quem quer usar o mendeley para escrever livros eh colocar cada capitulo em um arquivo de word separado.

      att
      edmar

  35. Wagna Pereira Dellevedove disse:

    Ola boa tarde estou vendo sua página agora gostei muito, parabens. Seria pedir muito se você escrevesse uma resumida para mim de maneira simples no estilo Vancouver, exemplo: quantas referências diretas e indiretas, linhas, quantos autores, configurações da pagina etc

    • Ola Wagna. Eu nao tenho conhecimento tecnico sobre como os estilos devem ser confeccionados. Sempre recorro a nossas bibliotecarias. Uso as ferramentas justamente para nao precisar memorizar essas regras.

      Att
      edmar

  36. Rita Leal disse:

    Olá Edmar, gostaria de saber porque que o meu Mendeley, quando adiciona as referências, nas referências que possuem mais de três autores ele coloca o et al? Vi no seu vídeo que na sua não adicionou. Obrigada

    • Ola Rita,
      faz tempo que nao estudo abnt, mas ha dois anos atras a regra era a seguinte:
      – mais de 5 autores colocar tres e et al,
      – ate 5 autores colocam todos …
      entao a hipotese eh que no meu video vc viu um trabalho q tinha ate cinco autores e vc esta citando um trabalho com mais de cinco…

      outra hipotese eh que estamos usando estilos diferentes, isso pq os estilos vao sendo atualizados pela comunidade academica…

      att
      edmar

  37. Bruna Bernert disse:

    Olá, Dr Edmar, como faço para inserir uma referência no Mendeley que não encontro no campo de busca na literatura do Mendeley, ou seja, uma referência que não consegui incluir na minha biblioteca do Mendeley por não fazer parte das maiores bases de dados? Consigo inlcui-la de alguma forma? Porque se eu colocar manualmente esta referência vou ter que alterar de forma manual todo o resto das numerações de referências citadas ao longo do artigo…

    • Ola Bruna.
      Se eu entendi su pergunda existe uma referencia que nao esta na sua biblioteca e vc quer colocar no artigo. 
      Provavelmente nao se trata das referencias que o Mendeley puxa automaticamente e vc quer saber como inserir. 
      Se este for o caso eh so inserir manualmente. Clique em ADD ENTRY MANUALLY.
       

       

  38. Amanda Zardini disse:

    Oi, Boa Noite. Gostaria de inserir a cidade da revista na minha referência.
    Isso é possível?

  39. Erica disse:

    Consegui resolver: era a habilitação de macros….. Obrigada.

  40. Erica disse:

    Olá, o plugin do Mendeley (versão1.15.2) no Word (Office 10) não está aparecendo completo para inserção de referência. Ele aparece “Insert Bibliography”, “Export”, “Style” e “Refresh”, mas não aparece “Insert citacion”. Como resolver isso???

  41. Alessandra disse:

    Olá prof.
    O Mendeley está inserindo o doi no final da referência, tem alguma opção para que o doi não apareça? Obrigada!

  42. Edson Jose Monteiro Bello disse:

    Bom dia Professor,
    Instalei o Mendeley e preciso que as citaçoes fiquem em ordem numérica e sequencialmente como no Endnote no exemplo (1,2,3,4). Quando clico em um artigo e salvo na biblioteca aparece assim (1) (2) (3) e na realidade queria que ficasse assim !1,2,3,4). Agradeço se puder ajudar.

  43. Lare disse:

    Por favor, me ajude!!
    Estou inserindo as citações na minha dissertação, mas existe uma que não entra. Quando busco no plugin do mendeley no word (insert citation) a referencia aparece bonitinha, mas quando peço para adicionar não acontece nada :(
    Já desinstalei o plugin e o medenley, mas o problema continua….
    O que devo fazer???
    Estou desesperada, pois esta referência esta no início da dissertação.
    Obrigada

    • Ola Lare.
       
      1- Desespero oblitera seu cerebro, se livre deste sentimento se quiser terminar a monografia.
      2- vamos ver as possibilidades principais para o que esta acontecendo:
       
      a. vc pode estar sem as informacoes na coluna DETAILS do mendeley. Eh dela que sao retiracas as informacoes para inserir na referencia do word. Abra seu artigo no Mendeley e verifique se esta ok.
       
      b. Estando ok o item a, insira a referencia selecionando o artigo direto do mendeley. Clique em REFERENCIAS no word, depois em GO TO MENDELEY.
       
       
       
       
      c. selecione o artigo e verifique se a coluna DETAILS esta ok. Em seguida clique em CITE:
       
       
      d. Como ultima alternativa tente criar um novo artigo. Aonde vc colocar os dados manualmente. Clique em ADD FILES>ADD ENTRY MANUALLY e depois preencha os dados do seu artigo. Repita o processo de insercao. Lembre-se de que, caso crie um segundo registro do mesmo artigo, use sempre o mesmo para citacao.
       
       
       
      Nao tem como dar errado. Uso ha muitos anos. Se nao der certo eh pq tem algum problema local, ou na configuracao do PC, incompatibilidade de versoes ou qquer coisa mais especifica.
       
      att
      edmar
       
  44. Daiane Dias disse:

    Boa tarde

    Como faço para que ao utilizar o vancouver subscrito, eu utilize mais de um auto, e a referência apareça assim: 1,3,4-6. sem eu apagar o artigo 5 da lista??

  45. Fernando Pino disse:

    Ola bom dia, estou usando o mendeley no método Vancouver, quando vou inserir uma citação o Mendeley envia um numero ao invés do autor, pode me ajudar?

    • Ola Fernando.
      Se eu entendi vc esta colocando as citacoes no texto com numeros. Ex: (1)
      Esse eh o estivlo Vancouver mais usado. Se vc quiser um Vancouver com nome e data va ate:
      VIEW>CITATION STYLE>MORE STYLES>GET MORE STYLES e procure por Vancouver (author-date).
      Provavelmente ele dara o resultado que vc espera.

      att
      edmar

  46. Camilla Batista disse:

    Não consigo abrir o plugin no word, ele nem mesmo aparece apesar de já ter sido instalado? O que será que está errado?

  47. Stéphanie Baía disse:

    Olá,

    Estou com um problema que não consigo resolver. Uso o estilo ABNT, e ao clicar em Insert bibliography, a referência gerada corta a primeira letra do nome do autor. Tentei os diversos estilos abnt disponíveis e o erros e repete para todos, mas se eu usar o vancouver, ou qualquer outro estilo não ABNT, e erro não ocorre.
    Abaixo segue um exemplo do que está ocorrendo:
    (OSÓRIO et al., 2001)
    SÓRIO, N. M. et al. Response surface modelling of the production of ω-3 polyunsaturated fatty acids-enriched fats by a commercial immobilized lipase. Journal of Molecular Catalysis – B Enzymatic, v. 11, n. 4-6, p. 677–686, 2001.

    Tudo bem que eu posso ajustar td manulamente no final da dissertação, mas ….
    Desde já agradeço pelo suporte e pelo ótimo trabalho desenvolvido neste site.

    Abraços,

    Stéphanie

  48. Marina disse:

    Oi Prof. Edmar! Por favor, qual o link para acessar seu post sobre os diferentes marcadores digitais?

  49. Sandra Tedde Santaella disse:

    Professor Edmar, trabalho belíssimo, didático, simples, esclarecedor.
    Muito obrigada.

  50. Marcela disse:

    Bom dia,
    Fiz a formatação de um artigo com o mendeley, só que quando fechei o work e reabri ele sumiu a formatação. Como volta a formatação?

    • Ola Marcela.
      Estou com dificuldade de entender o que aconteceu. Estou imaginando que depois q vc abriu o WORD novamente a formatacao mudou. Para corrigir isso eh so ir na barra superior do WORD em:
      REFERENCIAS>caixa de opcoes do mendeley em STYLES> selecionar a opcao de formatacao desejada.

      att
      edmar

  51. sergio ricardo disse:

    como faço pra mudar o idioma para português?

  52. Ivanize disse:

    Olá. Parabéns pelo post. Tenho uma dúvida. Como faço para fazer referência por capítulo? O Mendeley insere todas as referências em um único lugar. Obrigada.

    • Ola Ivanize,
      obrigado.

      O Mendeley foi desenvolvido por pos-graduandos para ajudar na configuracao de teses e artigos. Ele nao tem essa funcao de dividir as referencias em capitulos. Ja tentamos separar as secoes de muitas formas para resolver isso mas nao foi possivel. Se quiser usar essa ferramenta para escrever livros eu faria da seguinte forma:
      1- escrever os capitulos em arquivos diferentes.
      2- depois de terminar os capitulos, exporte os arquivos sem campos (mendeley-5).
      3- por ultimo junte todos e monte o sumario no Word ou similar.

      att
      edmar

  53. Andressa F A disse:

    Olá Edmar! Gostei muito do teu blog e espero que você ainda esteja na ativa porque preciso URGENTE de uma ajuda rs

    Meu mendeley não possui opção “Acesso em” na aba “Details”. Como que incluo esse ítem?

    No aguardo

    Andressa

    • Ola…
       
      primeiro clique em TOOLS>OPTIONS
       
      Depois clique em DOCUMENT DETAILS, certifique-se que esta na opcao que vc quer (eu so uso o JOURNAL ARTICLE) e selecione DATE ACCESSED.
       
      Por fim, clique em APPLY e a opcao aparecera na barra DETAILS
       
       
      att
      edmar
  54. Davyd disse:

    Olá Edmar, uso macbook, como faço para encontrar o arquivo da ABNT para poder copiar e depois colar na pasta citationStyles-1.0 a qual encontrei.

    obs: já instalei após fazer download, tentei abrir o mesmo arquivo baixado, depois contents mas não sei o que faço para achar o ícone verde do vídeo

    • Ola Davyd,
      infelizmente nao sou usuario do MAC, logo nao tenho como saber aonde seu note esta salvando o arquivo.
      O fato do icone ser verde no video eh pq ele as vezes reconhece como um arquivo do corew, pode ser q no seu note a core seja diferente.

      att
      edmar

  55. Carina Silverio disse:

    Não estou conseguindo baixar o estilo abnt no seu site!

  56. Moacyr Comar disse:

    Bom dia, Edmar.
    Estou iniciando o uso do mendeley e estou com um pequeno problema. Como procedo para retirar uma referência da lista de referências. Explico. Tenho um número limitado de referências que podem ser incluídas. Ultrapassei o número e preciso retirar algumas, mas quando tento fazer isso ele recoloca a que retirei.
    Atenciosamente, Moacyr

  57. ADRIANA MARCIA GRABOSKI disse:

    Olá.

    Instalei o programa porém deu tudo certo porém quando vou abri o word aparece assim:
    O documento contén macros. A linguagem de macro para a qual este aplicativo oferece suporte está desativado, os recursos que exigem VBA não estão diponíveis. DEseja abrir este documento somente como leitura.

    Como devo proceder?

    Muito Obrigado.

  58. Maurício de Alcântara Marinho disse:

    Caro Edmar,
    O seu blog facilitou muito o aprendizado com o aplicativo Mendeley, além de outras dicas valiosas. Parabéns pelo empenho e dedicação!.
    Estou utilizando também as ferramentas do Docear MindMapping, que ajudam, junto com o Mendeley, a complementar a organização das ideias de desenvolvimento de artigos e pesquisas.
    Abs. Maurício Marinho (Geógrafo e Dr. em Geografia Física)

  59. Patrícia Carvalho disse:

    Prezado Edmar suas orientações foram extremamente valiosas, pois não estava conseguindo instalar o plugin do Medeley no word, já tinha tentado de tudo e somente após tentar

    este item:
    4- por ultimo, uma questão um pouco mais complexa. É possível que por um problema qualquer não foi instalado na sua pasta do Word o plugin.
    Para faze isso manualmente copie o seguinte arquivo:
    “Mendeley-XXX.dot”
    que vc ira achar em:
    c:\Program Files\Mendeley Desktop\wordkPlugin
    e cole em:
    c:\Documents and Settings\user name\Application Data\Microsoft\Word\Startup.
    Vídeo passo a passo (clique aqui)…
    Esse tipo de problema existia com as primeiras versões ha um ano atrás, porém nesta altura vale a pena tentar.

    Deu tudo certo!!!!
    Muito obrigada!!!!!

  60. Bruno Freitas disse:

    Professor, parabéns por todo este trabalho com o Mendeley, ajuda extremamente útil e necessária. Estou escrevendo minha dissertação e encontrei um problema. Ao inserir as referências com o estilo ABNT, no final só aparecem os nomes dos dois primeiro autores, seguidos de et al. Preciso que a referência mostre todos os autores ao invés de et al. Como posso fazer isso?

    Muito obrigado!
    Grande abraço,
    Bruno

    • Ola Bruno,
      isso normalmente eh problema com o estilo. 
      O que funcionou melhor para mim no meu doutorado foi o ABNT (UFPR), como mostra a foto abaixo:
       
      Nele quando ha mais de 5 autores ele coloca o et al e cita 3. menos de 5 autores ele cita todos. Eh o q valia no ABNT ate eu defender o doutorado. Nao me atualizo muito nisso pq acho uma tremenda bobagem buracratica.
      Se no seu caso for algum tipo de ABNT especial, que tenha q citar todos os estilos, ai so testando os ABNTs disponiveis para ver se algum eh assim. Vc ainda pode se arricar na edicao.
      De uma olhada nos posts de estilos  e edicao de estilos que podem te ajudar.
      Por ultimo tem a edicao manual, de alguns retoques a gente nunca escapa antes da entrega. 
       
      abcos

       

      • Bruno Freitas disse:

        Professor, muito obrigado pela ajuda! Mais uma dúvida: quando eu salvo os papers no Mendeley (utilizando o plug-in para o Chrome), na minha biblioteca automaticamente ele mostra 3 autores, seguidos de et al. Caso eu clique no campo “autores”, ele mostra todos… será que não poderia ser isso? Há alguma configuração que eu possa alterar para mostrar sempre todos os autores na minha biblioteca??

        Novamente, muito obrigado!

      • Ola Bruno,
        desconheco esta funcao, acho q ela nao existe. Eh padrao do DISPLAY do Mendeley apresentar apenas tres autores. Acredito q tenha relacao com o WEBDESIGN.
        abcos

  61. fernandoaaj disse:

    Boa noite, parabéns pela iniciativa. Estou com problemas com libre e mendeley, a referência as vezes entra e outras não.

    • Ola amigo,

      nao sou usuario do Libre, mas baixei aqui e rodei as referncias ontem e hj e ate agora nao vi nada de errado…

      – uma das causas pode ser a compatibilidade, veririque se esta usando as ultimas versoes do mendeley e libre…

      – outra causa eh a ausencia de dados na coluna DETAILS so mendeley, eh ali q ficam os metadados, se estiver desfalcada a referencia fica tbm…

       

       

       

      .

      – outra possibilidade sao problemas no unopkg.exe, mas isso eh antigo, nao acredito q possa estar acontecendo nessa altura… de uma lida sobre isso em:  Mendeley – parte 3 – Libre Office (BrOffice)

       

      att

      edmar

  62. pauça disse:

    Olá Boa Tarde !!! Uso o Mendeley para fazer minhas referências mas logo vi que algumas referencias faltam dados preciso atualiza-las mas fui no programa acrescentei as informações mas não consigo que atualize as referencias como devo prosseguir ?

  63. Guilherme disse:

    Bem Edmar.
    Não consigo, de forma alguma, adicionar o plug in do Mendeley a barra de ferramentas do World ou do LibreOffice. O Senhor poderia me ajudar?
    Att.
    Guilherme
    (doutorando)

    • Ola Guilherme,
      esse problema eh antigo, nao eh mais para estar acontecendo…
      de uma olhada nestes passos para ver se ajuda:

      Problemas com a instalação do Plugin no Word.

      Existem vários fatores que podem estar impedindo a instalação do plugin do Mendeley no Word. Vamos passar por eles para que o problema seja corrigido.

      Verifique se o plugin foi instalado, como no 1o vídeo do post Mendeley parte 2.

      Caso não tenha conseguido instalar o plugin do Word, siga os seguintes passos:

      1 – primeiro confira se está REFERÊNCIAS no WORD. Pois o plugin mudou de lugar com a nova versão, antes ficava em SUPLEMENTOS. Para passar dos suplementos para a opção REFERÊNCIAS, basta HABILITAR O MACRO quando inicia o Word.

      2 – é possível que não tenha sido instalado o plugin, para instalar basta ir no Mendeley e clicar “tools”=> “instal word plugin”. Veja o passo a passo no 1o vídeo do post Mendeley parte 2 (ver aqui)
      .
      3 – outra possibilidade é que alguém pode ter desabilitado o plugin no Word, para reabilitar estes plugins o passo a passo é um pouco mais complicado, mas o fiz um vídeo com o tudo que é preciso saber. Este vídeo mostra a questão da instalação do plugin, a ativação do MACRO e a verificação de bloqueio de suplementos no Word 2010 (clique aqui).

      4- por ultimo, uma questão um pouco mais complexa. É possível que por um problema qualquer não foi instalado na sua pasta do Word o plugin.
      Para faze isso manualmente copie o seguinte arquivo:
      “Mendeley-XXX.dot”
      que vc ira achar em:
      c:\Program Files\Mendeley Desktop\wordkPlugin
      e cole em:
      c:\Documents and Settings\user name\Application Data\Microsoft\Word\Startup.
      Vídeo passo a passo (clique aqui)…
      Esse tipo de problema existia com as primeiras versões ha um ano atrás, porém nesta altura vale a pena tentar.

      Se tudo der errado, ainda existem duas saídas, desistir do 64, como eu fiz porque estava me gerando uma serie de incompatibilidades, ou instalar o LibreOffice (OpenOffice) só para inserir as referencias (clique aqui)…

      Por fim, a tentativa final eh desinstalar o Mendeley e o Word e Reinstala-los.

  64. Rosetânia disse:

    Olá Edmar, muito bom esses vídeos, me ajudaram muito..

    Porém, estou com um problema, eu já instalei o MS word plugin, mas não aparece no word, o mendeley não aparece nem nas referencias, nem nos suplementos.. aí fica impossível fazer a citação..

    Meu word é o 2010, mas como saber se é 64 ou 32 bits?

    Me ajude por favor..

    Obrigada!

  65. Bruna Milbradt disse:

    Olá,
    Primeiramente obrigada por dispor deste excelente material!
    Tenho uma dúvida: estou escrevendo minha dissertação, na qual serão inseridos 2 manuscritos para diferentes revistas. Com isso gostaria de fazer 3 estilos de referência no meu documento do word: ABNT para a dissertação, e 2 outros estilos para os diferentes manuscritos.
    É possível fazer isso?
    Tentei fazer quebra de seção, mas não funcionou.
    Obrigada pela atenção!!
    att
    Bruna Milbradt

  66. ueslei disse:

    Professor, parabéns pelo trabalho. Estou com uma grande dúvida, a menos de uma semana me deparei como mendeley e fiquei facinado , porém não sei como analisa meu texto. Tipo, não sei onde fica a opção pra mostrar de onde tirei as informaçoes, ex. coloco meu artigo no mendeley e ele vai me mostrar do lado direito da tela do computador de onde saiu o trechos ou paragrafos do meu artigo, como retirado de http://www.metodologiaetecnologia.com.br, pra ai então eu colocar as referencias.

    • Ola Uesley. Acho q vc esta esperando muito do software. Para o computador reconhecer de onde veio um texto ele precisa acessar um banco de dados
      aonde estao todos os textos e suas referencias. Um exemplo disso sao os artigos cientificos, que sao catalogados em bases de dados, como por exemplo o Medline.
      O Mendeley acessa a base de dados e preenche as referencias dos artigos. Esse preenchimento normalmente eh mais seguro se usado um identificador digital (leia aqui).
      Quando vc coloca um texto de site por exemplo, nao existe um banco de dados com todos os textos de sites para que este trabalho seja feito, entao vc tem que preencher manualmente a barra da direita.

  67. Bruno Modesto disse:

    Prezado Edmar,

    Estou elaborando meu projeto de mestrado e estou seguindo seus vídeos como guia para utilização do programa Mendeley.

    Gostaria de agradecê-lo pelo material disponibilizado que tem sido de extrema valia para elaboração do material supracitado.

    Um forte abraço e grato a todos os colaboradores

  68. Thais disse:

    Bom dia!
    Preciso de uma ajuda, pois instalo o MS Word Plugin, mas ao entrar no word, não encontro a opções do Mendeley na aba das referências.
    O que devo fazer?
    Obrigada!

    • Ola Thais,

      1- verifique se nao esta na barra SUPLEMENTOS do word, isso significa q vc nao ativou os macros e normalmente acontece no word 2010.
      2- se o seu word for o starter ele eh incompativel
      3- existe um tutorial para os problemas com o plugin, de uma olhada neste link

      se tudo der errado vc ainda pode usar o BrOffice q le os documentos do Word para inserir as referencias… eh gratuito e vc pode baixa-lo no link do baixaki, escrevi sobre isso ha algum tempo (clique aqui)…

  69. Camyla disse:

    Edmar, tudo bem? Seus posts tem me ajudado muito, mas estou com um grande problema nas referências. Muita coisa não sai conforme a ABNT, como por exemplo, teses e dissertações. Além disso, quando se trata de artigos da internet, a data de acesso que o Mendeley puxa não é a data que baixei o artigo, mas sim, a última data que abri o artigo no Mendeley. Tentei resolver isso manualmente, mas diante de um novo refresh, volta tudo como antes. Vc tem idéia de como posso resolver isso?
    Obrigada novamente!

    • Ola Camyla,
      1o vc tem que ver se o que esta na coluna de DETAILS esta correto. Eh de la que saem as informacoes para referencias bibliograficas… Algumas vezes temos que arrumar esses dados manualmente… de uma lida em identificadores digitias
      2o se as informacoes estao corretas e nao estao aparecendo corretamente no trabalho o problema eh o estilo, de uma lida no post mendeley parte 8, la vc acha varios estilos ABNT, pelo q vc esta precisando acho que o ABNT do IPEA parece o ideal, vc acha no link zotero do post… ai so testando para saber se ele corresponde ao que vc quer ou nao…
      3o caso nada de certo a ultima ferramenta eh faze manualmente, veja como em mendeley parte 5
      att

  70. Toomas disse:

    Bem legal e fatil, me ajudou muito, mas devia mudar o tedtulo do ttiaruol de TCC: Como fazer uma citae7e3o no Word 2007 num clique! para TCC: Como fazer uma citae7e3o no Word 2007 em ve1rios cliques (brincadeira)

  71. Guilherme disse:

    Olá Edmar,

    Primeiramente parabéns pelo site.

    Instalei o Mendeley como gerenciador de referências.

    As referências digitalizadas consigo colocá-las sem problemas, contudo, quando preciso citar livros ou capítulos de livros não consigo. Como proceder para inserir apenas a citação?

  72. Rebeca Weigel disse:

    Edmar,
    Muito obrigada! Mas acho que meu problema é mais complicado….
    Por algum motivo não consigo votar no site que vc me passou. Eu tentei fazer as alterações manualamente como mostra a lista de discussão no seu item 2, mas minhas pastas não estão mo mesmo lugar e/ou não existe a pasta a que eles se referem….
    A boa notícia é que o suporte do Mendeley entrou em contato e está tentando me ajudar.

    Muito obrigada pela ajuda. Quando eu conseguir resolver em mando a solução que funcionou para voce.
    Att

  73. Rebeca Weigel disse:

    Bom dia Edmar!
    Parabéns pelo site, é muito bom e útil! Talvez voce possa me ajudar com um problema no Mendeley…. Já pedi ajuda no suporte deles mas não recebi resposta.
    Instalei o Mendeley no meu Mac, tenho o Mac Office 2011. O word plugin instala, mas quando tento inserir uma citação aparece uma mensagem de erro. Voce tem alguma idéia do que posso fazer?
    Obrigada!

  74. Quando faça a mesclagem de referencias (merge) elas não estão na ordem cronologica… como corrigir esse problema? por exemplo (COSTA NETO et al., 2009; YASUDA et al., 2004)

  75. Pense que editar estilo nao é nada facil.

    Apesar do estilo da revista que quero publicar ser simples não consegui fazer o estilo.

    Tentei no site que faz a edição, mas nao deu certo.

  76. Isabela disse:

    Tenho uma dúvida a respeito do estido Vancouver… Parece que ele está desatualiazado… Por exemplo, coloca o norme dos Jornais por extenso, e não pela abreviatura…
    Existe um update?
    Obrigada

  77. Fabrício Mendes disse:

    Tenha acompanhado sua comunidade pois é muito útil.
    Tenho alguns problemas no uso do mendeley
    Gostaria de saber como faço para mudar caracteres numa referencia.
    Dessa forma:

    Bajpai, V.K., Shukla, S. & Kang, S.C. (2008) Chemical composition and antifungal activity of essential oil and various extract of Silene armeria L. Bioresource technology, 99, 8903-8.

    Para

    Bajpai, V.K., Shukla, S. and Kang, S.C. (2008) Chemical composition and antifungal activity of essential oil and various extract of Silene armeria L. Bioresource technology, 99, 8903-8.

    quero substituir o & por and.

    Obrigado.

    • ola,
      para isso vc tem q alterar o estilo,
      o melhor eh sempre achar um estilo que ja deixe as referencias da forma como vc quer,
      se tiver que fazer pequenas alteracoes de uma olhada nestes dois posts:
      bit.ly/mendeley8
      bit.ly/mendeley9

      por mais completo e perfeito q seja o estilo no final eh preciso algum tipo de revisao manual em trabalhos importantes…
      abcs

  78. Débora disse:

    Meu word é 2010, este deve ser o problema. Estou conferindo no lugar correto, porém no meu caso, não aparece o MS word. No caso, o meu Office é o problema? Como verifico no item referências? Fui lá e não tem nada…

    Att, Débora.

    • Ola,
      o mendeley nao eh compativel com word 2010 64bits, se for o 32 eh para funcionar normalmente…
      um teste que vc pode fazer para saber se o problema eh a incompatibilidade do Office eh instalar o Libre office (ver aqui), que eh gratuito e compativel,
      se funcionar normalmente com o libre entao tem que adequar a versao do office…
      se nao eh alguma coisa no mendeley, talvez reinstalar o programa possa resolver…
      Antes disso, de uma conferida nos itens da barra superior do WORD, veja se o mendeley nao esta em REFERENCIAS (4o item) ou suplementos (ultimo intem qdo presente) – veja nesta imagem.

  79. Débora disse:

    Boa Tarde, instalei o Mendeley no meu computador, todavia, não existe o install MS word plugin nas ferramentas, como devo proceder?
    Att, Débora.

    • Ola Debora,
      isso eh no minimo estranho,
      verifique os seguintes detalhes:
      – se o word esta instalado e se eh a versao no maximo 2007, lembre-se que eh incompativel com 64bits por hora
      – se esta verificando o MS plugin no local correto, confirme com este video
      – se o plugin ja nao esta instalado automaticamente no word, verifique no item referencias e em suplementos

      se nada disso funcionar volte a perguntar, ja vi alguns problemas, mas nao aparecer a opcao de instalar eh a primeira vez…
      att

  80. marcos disse:

    ola edmar…eu denovo…
    tentei editar um style abnt no csl editor…fiz tudo certo, mas na hora de colar os dados e clicar no load, aparece a seguinte mensagem de erro…
    Parts of the style are not supported and will get lost:

    -A test for ‘variable’ in an if-element is unsupported
    -A test for ‘is-numeric’ in an if-element is unsupported

    Do you still want to import the style?
    daí observo que, ao finalizar, as citaçoes vem todas alteradas…como resolver?

    faço isso para retirar o html da citaçao…quando uso o pmid dá certo, mas há artigos que só consigo indexar com o doi, ai ele vai para a referencia…como fazer?

    • ola marcos,
      o editor esta em construcao, e tem muita coisa que ainda nao vai funcionar perfeitamente…
      pode observar que ele nao esta aberto, eh um link dificil de achar…
      por hora este problema que vc tem eh o mesmo que o meu,
      so consigo fazer pequenas edicoes, coisas mais complexas dependo de favores do pessoal da programacao….
      tudo isso sera resolvido qdo tivermos um editor de estilos decente…
      se vc quiser ir tentando, tem um programa que ja tem este editor, ainda nao montei o post dele,
      wizcite
      o problema deste programa eh que ele nao compartilha os estilos, fica restrito a ele…
      ja cometi este erro com o Endnote e nao vou cometer mais…
      mas pode ser que seja a solucao para o seu problema…
      abcs

  81. marcos disse:

    Olha edmar…obrigado mesmo. E parabéns pelo blog…
    realmente este programa é muito bom…
    A única coisa a ser melhorada é a geração da bibliografia, para que não carregue automaticamente a url e outras informaçoes desnecessárias….quanto ao restante das funções,,,nada a desejar…
    mai uma vez, obrigado pela atenção e até a próxima dúvida…

  82. marcos disse:

    obrigado pelas explicações…foram muito uteis…
    mais uma duvida…há citaçoes em que devemos omitir o nome do autor: ex: segundo Silva (2009), etc…
    como fazer isso automaticamente…como no endnote ou zotero?

  83. marcos disse:

    outra pergunta…há como importar styles do endnote para o mendeley?

    • entao…

      havia muito desenvolvimento nessa area, ate nao eh uma coisa tao dificil de programar (segundo meus amigos programadores), mas o Endnote abriu um processo contra os progrmadores e o sistema de conversao nao pode ser disponibilizado…
      portanto hj isso nao eh possivel, se tiver curiosidade de uma lida em
      ednote sues zotero

      abcs

  84. marcos disse:

    olá…
    gostaria de saber como fazer para omitir a url dos artigos na hora de gerar as referencias no final do texto no word…

    • ola marcos,
      para omitir o URL vc tem algumas opcoes:
      1- arrumar o estilo, vc tem que entrar no estilo e fazer isso, nao eh uma tarefa facil para quem nao tem experiencia com HTML, mas se vc se dedicar um pouco consegue fazer, recomendo comecar lendo os posts mendeley parte 8 e parte 9
      a vantagem deste metodo eh que uma vez feito o seu problemas esta resolvido para sempre e vc pode compartilhar o seu estilo personalizado com quem quiser…

      2- a maneira mais facil, provavelmente eh exportar o texto sem campos e depois apagar manulamente, veja no post mendeley parte 5
      o problema deste metodo eh que tera que ser feito todas as vezes que vc for produzir um novo texto…

      3- uma ultima opcao eh retirar a URL da barra da direita do Mendeley, lembre-se que o mendeley so puxa o que tiver escrito na barra da direita em “details”…
      depois de apagar os URL basta dar um refresh…

      abcs

  85. Lucas Klaas disse:

    Agora também li que pode ser usado com o Word 2010. Estou encucado porque não aparece a opção de instalar o plugin no Mendeley.

    Chequei e existe a pasta word plugin.

  86. Lucas Klaas disse:

    Não precisa mais responder, acabei de ver no post acima. Meu WOrd é 2010 64bits.

  87. Lucas Klaas disse:

    Boa noite,

    Muito bons os videos. Já adicionei a citação ABNT. Estou com duvida porque o Mendeley que eu tenho na minha máquina Version 1.1.2 não tem o plugin com o Word. Na opção “tools” apenas aparece “web Importer”. Será que eu estou com uma versão antiga? Instalei faz 1 mês e abaxei o arquivo do site da Mendeley.

    Obrigado

  88. Leonardo Eustáquio disse:

    Olá, como tem passado?
    Gostei muito deste blog, tem ajudamo muito no meu mestrado. Colaborou demais com uma disciplina em que eu tinha que escrever um artigo para uma revista científica, agora preciso de mais uma ajuda para a dissertação.
    Por mais que eu tente, não consigo fazer a interação entre o Mendeley e meu Word 2010. Quando eu seleciono o tools ele nunca aparece a opção do Ms word plugins, estou utilizando a versão 1.1.2, já tentei atualizar, já desinstalei e reinstalei e nada funcionou.
    Como eu poderia fazer.
    Obrigado e novamente parabéns pelo blog.
    Abraços,
    Leonardo Eustáquio

    • Ola Leonardo.
      Fico feliz de o blog estar ajudando…
      quanto a questao do plugin, ela ja gerou uma serie de perguntas que eu resolvi escrever um post…
      de uma olhada no embriao dele, acho que ja deve responder a sua pergunta:

      Problemas com a instalação do Plugin no Word.

      Existem vários fatores que podem estar impedindo a instalação do plugin do Mendeley no Word. Vamos passar por eles para que o problema seja corrigido.

      Um dos problemas principais é a versão 64 bits do Word 2010. Ela é incompatível com o Mendeley por hora. O engraçado é que alguns usuários não têm problemas de compatibilidade com esta versão, mas oficialmente não existe compatibilidade.

      Veja a resposta da equipe de programação do Mendeley:
      “I can’t comment on any specific dates yet, but our desktop team indeed has a plan for 64bit support. Definitely on their radar!”
      Pessoalmente instalei em um Win7 com Word 2010 64bits e rodou perfeitamente.

      Caso não tenha conseguido instalar o plugin do Word, siga os seguintes passos:

      1 – primeiro confira se está REFERÊNCIAS no WORD. Pois o plugin mudou de lugar com a nova versão, antes ficava em SUPLEMENTOS. Para passar dos suplementos para a opção REFERÊNCIAS, basta HABILITAR O MACRO quando inicia o Word.

      2 – é possível que não tenha sido instalado o plugin, para instalar basta ir no Mendeley e clicar “tools”=> “instal word plugin”. Veja o passo a passo no 1o vídeo do post Mendeley parte 2 (ver aqui)
      .
      3 – outra possibilidade é que alguém pode ter desabilitado o plugin no Word, para reabilitar estes plugins o passo a passo é um pouco mais complicado, mas o fiz um vídeo com o tudo que é preciso saber. Este vídeo mostra a questão da instalação do plugin, a ativação do MACRO e a verificação de bloqueio de suplementos no Word 2010 (clique aqui).

      4- por ultimo, uma questão um pouco mais complexa. É possível que por um problema qualquer não foi instalado na sua pasta do Word o plugin.
      Para faze isso manualmente copie o seguinte arquivo:
      “Mendeley-XXX.dot”
      que vc ira achar em:
      c:Program FilesMendeley DesktopwordkPlugin
      e cole em:
      c:Documents and Settingsuser nameApplication DataMicrosoftWordStartup.
      Vídeo passo a passo (clique aqui)…
      Esse tipo de problema existia com as primeiras versões ha um ano atrás, porém nesta altura vale a pena tentar.

      Se tudo der errado, ainda existem duas saídas, desistir do 64, como eu fiz porque estava me gerando uma serie de incompatibilidades, ou instalar o LibreOffice (OpenOffice) só para inserir as referencias (clique aqui)…
      Meio trabalhoso, mas por hora pode ser a única opção para usuários 64 bits.

  89. Juliana Sartori disse:

    Agradeço mais uma vez a sua ajuda…
    Sem você, provavelmente, demoraria o triplo do tempo ou até mais pra resolver esses problemas.

    Att

  90. Juliana Sartori disse:

    Ahhh outra coisa…Não é possível editar a bibliografia?

    Att

  91. Juliana Sartori disse:

    Agora acho que deu certo…
    Ele criou uma aba no word…Chamada suplementos que tem o “Insert Citation” e eu consigo colocar a bibliografia completa no final! Mas não fica em Referências como foi mostrado nos primeiros vídeos…Mas acredito que está certo, né?!
    Gostaria de agradecer a sua ajuda e atenção. Foi muito prestativo…

    Obrigada!

    • ola juliana,
      sem problemas, ja passei por tudo isso, nao custa nada compartilhar,
      quanto ao local no word em que fica sua barra nao tem diferenca, a unica coisa eh que pode mudar com
      as proximas versoes…

      att

  92. Juliana Sartori disse:

    Edmar…
    Eu assisti os três vídeos. O Mendeley está ativo nos suplementos do word, mas não aparece dentro das referências da área de tarefas do word. Tem algum outro procedimento que posso tomar??
    Att

    • Ola Juliana.
      O suplemento deve estar instalado, pois caso contrario, o atalho alt+m funcionaria. Confira se o mendeley nao esta em suplementos, que era aonde ficavam as versoes antigas (ver video antigo).

      —–

      Agora vamos passar para questoes um pouco mais complexas. Eh possivel que por um problema qualquer nao foi instalado na sua pasta do word o plugin.
      Para faze isso manualmente copie o seguinte arquivo:
      “Mendeley-XXX.dot”
      que vc ira achar em: c:Program FilesMendeley DesktopwordkPlugin
      e cole em: C:Documents and Settingsuser nameApplication DataMicrosoftWordStartup
      como eh um passo meio complicado esta em video tbm… (clique aqui)…
      esse tipo de problema existia com as primeiras versoes ha 1 ano atras, vamos ver se este eh o caso, se nao for, poste novamente…

  93. Juliana Sartori disse:

    Olá Edmar…
    Desculpa se não fui clara, mas o que está acontecendo é que não existe “Insert citation” na barra de ferramentas do word, mesmo eu tendo instalado o Mendeley no Word, conforme o indicado no vídeo. Se eu clico alt+m eu consigo ver aquela barra do Mendeley, mas ela não aparece na barra de ferramentas do word (em Referências). Ou seja, a primeira forma que foi mostrada no vídeo. E assim, eu não consigo inserir a referência no final do documento também. Meu word é 2007. Não sei o que está acontecendo de errado porque tenho certeza que estou seguindo tudo certo como mostrado no vídeo.
    Att.

    • Ola Juliana, agora entendi.. nao instalou o plugin… veja esta resposta que ja fiz a outro colega encaixa com o problema.

      “Dois podem ser os problemas para vc nao achar o Mendeley nos seus suplementos do WORD. Primeiro confira se esta la em REFERENCIAS no WORD. Pois o plugin mudou de lugar com a nova versao.
      1- pode nao ter instalado o plugin, para instalar basta ir no Mendeley e clicar “tools”=> “instal word plugin”. Veja o passo a passo no 1o video do post Mendeley parte 2 (ver aqui)
      .
      2- uma coisa um pouco mais complicada eh que vc ou alguem pode ter desabilitado o plugin no word, para reabilitar estes plugins o passo a passo eh um pouco mais complicado, mas o fiz um video com o tudo que eh preciso saber (ver aqui)…
      todos esses processos sao feitos apenas uma vez e depois disso o Mendeley estara sempre no seu suplemento…
      .
      3- este video mosta a questao da instalacao do plugin e verificacao de bloqueio de suplementos no word 2010 (clique aqui).”

  94. Juliana Sartori disse:

    Bom dia Edmar, tudo bem?
    Primeiramente gostaria de agradecer pelo seu trabalho, pois é muito esclarecedor.
    Eu estou com uma dúvida. Quando eu fui no Mendeley cliquei em “Tools” e depois em “Install MS Word Plugin”. Quando eu clico alt+m aparece a aba do Mendeley para inserir a referência, mas quando eu clico em referências na aba de cima do word não aparece “Insert Citation” só tem as referências do word mesmo. Tentei reiniciar, e resinstalar o isso, mas não tive sucesso. Você saberia me informar o que eu estou fazendo de errado!?
    Agradeço desde já!
    Att

    • Ola Juliana.
      Nao consegui identificar o problema pela sua pergunta, me parece que voce deve estar pulando algum passo. Filmei a acao toda no meu computador (acesse clicando aqui), confira se nao esta deixando algum passo de fora. Procure usar a barra de ferramentas antes de usar os atalhos (coloquei as duas formas no video). De uma olhada, se nao resolver retorne a perguntar.
      att

  95. Tuviraldo disse:

    Obrigado Edmar

    Meu problema é o mesmo do colega ricardo matos, via duvida vou instalar o Broffice e ver se consiguo agilizar meu lado!
    novamente muito obrigado!

  96. Ricardo Matos disse:

    Olá Edmar,
    Instalei o mendeley v1.0.1, no entanto, em clicar em “tools” não aparece a opção “instal word plugin”. Cheguei a pensar que a instalação fosse automática, mas no Word não há nenhum sinal de plug-in instalado (já procurei em todos os menus), meu word é o 2010 e Windows 7 Pro 64bit. Como posso resolver este problema?
    Obrigado!

    • Ola ricardo,
      perguntei para os desenvolvedores do Mendeley e eles nao tem suporte para 64bits. O meu desktop era 64 bits e eu tinha milhoes de incompatibilidades, reinstalei tudo para 32…
      de uma olhada na resposta da equipe do mendely:

      “Word2010 64bit is not supported by Mendeley currently. The developers seem to be believe it’s just not common enough to warrant developing for it. Maybe if people keep raising this they’ll be convinced that it is…”

      outra resposta:

      “I can’t comment on any specific dates yet, but our desktop team indeed has a plan for 64bit support. Definitely on their radar!”

      .
      Neste caso para usar o mendeley para inserir referencias vc tem duas saidas, desistir do 64, como eu fiz pq estava me gerando uma serie de incompatibilidades… ou instalar o OpenOffice so para inserir as referencias (clique aqui)…
      Meio trabalhoso, mas por hora nao tem outra saida para usuarios 64bits…
      abcs

  97. Tuviraldo disse:

    Olá Edmar,
    Instalei o mendeley, mas nao aparece a opcáo de plug-in para word, meu word é starter 2010, vc tem algum dica de como resolver o problema?
    Obrigado!

    • ola, de uma olhada nesta resposta:

      Dois podem ser os problemas para vc nao achar o Mendeley nos seus suplementos do WORD. Primeiro confira se esta la em REFERENCIAS no WORD. Pois o plugin mudou de lugar com a nova versao.
      1- pode nao ter instalado o plugin, para instalar basta ir no Mendeley e clicar “tools”=> “instal word plugin”. Veja o passo a passo no 1o video do post Mendeley parte 2 (ver aqui)
      .
      2- uma coisa um pouco mais complicada eh que vc ou alguem pode ter desabilitado o plugin no word, para reabilitar estes plugins o passo a passo eh um pouco mais complicado, mas o fiz um video com o tudo que eh preciso saber (ver aqui)…
      todos esses processos sao feitos apenas uma vez e depois disso o Mendeley estara sempre no seu suplemento…
      .
      3- este video mosta a questao da instalacao do plugin e verificacao de bloqueio de suplementos no word 2010 (clique aqui).

      att

  98. Marcio disse:

    Olá Edmar!
    Tenho o word 2007 e não está reconhecendo o plug-in do Mendeley. Saberia me informar a solução para esse problema?
    obrigado
    Marcio

    • Ola Marcio,
      Dois podem ser os problemas para vc nao achar o Mendeley nos seus suplementos do WORD. Primeiro confira se esta la em REFERENCIAS no WORD. Pois o plugin mudou de lugar com a nova versao.
      1- pode nao ter instalado o plugin, para instalar basta ir no Mendeley e clicar “tools”=> “instal word plugin”. Veja o passo a passo no 1o video do post Mendeley parte 2 (ver aqui)
      .
      2- uma coisa um pouco mais complicada eh que vc ou alguem pode ter desabilitado o plugin no word, para reabilitar estes plugins o passo a passo eh um pouco mais complicado, mas o fiz um video com o tudo que eh preciso saber (ver aqui)…
      todos esses processos sao feitos apenas uma vez e depois disso o Mendeley estara sempre no seu suplemento…
      .
      3- este video mosta a questao da instalacao do plugin e verificacao de bloqueio de suplementos no word 2010 (clique aqui).

  99. Luisa disse:

    Bom dia,

    em que pasta salva estas referências no MAC??

    • Ola,
      o local da pasta pode mudar conforme a configuracao do seu computador, uma forma facil de achar eh ir no seu buscador ou pesquisador de arquivos e digitar “citationStyles-1.0

      Normalmente estas pastas estao nos seguintes locais:
      -Windows = C:Program FilesMendeley DesktopcitationStyles-1.0
      -GNU/Linux with Debian packages = /opt/mendeleydesktop/share/mendeleydesktop/citationStyles-1.0
      -Generic GNU/Linux = /citationStyles-1.0
      -Mac OS X = /Applications/Mendeley Desktop.app/Contents/Resources/citationStyles-1.0

      att

  100. Jimmy Guerrero disse:

    Olá Edmar.

    Desejo um bom dia para você.

    Quero te perguntar, se o senhor sabe como inserir um novo etilo de referência no Mendeley, estou precisando arrumar uma bibliografia com dois estilos que não estão no Mendeley, umo é o estilo da revista Plos ONE e o outro é da revista Toxicon. Espero você possa me ajudar com isto.

    Grato.

    Jimmy Guerrero

  101. Pollyana disse:

    Olá Edmar, estou com um problemas muito grande, quando exporto sem campos e salvo o arquivo, o mesmo não abre mais. Aparece uma msg dizendo que o word não pode abrir o arquivo. Vc sabe o que seria a causa deste problema?

  102. Patricia disse:

    Olá Edmar,
    Mais uma vez obrigada! Você solucionou todos os meus problemas…rss
    Abraços.

  103. Pingback: ABNT para Mendeley? « De Gustibus Non Est Disputandum

  104. Aline disse:

    Oi, obrigada por ajudar tanta gente.

    Uma pergunta: quando vc fez o vídeo das citações, assim que apretava o botão “insert citation” ia para o Mendeley..e assim que apertava o botão no Mendeley “send citation” ia para o Word. Comigo as funções até ocorrem, mas as janelas não mudam automaticamente. Exemplo, aperto o botão, aparece uma janelinha com botão “go to mendeley”…não é automático, sabe me dizer por quê?????

    • Comecei a escrever estes posts no meu mestrado para compartilhar duvidas. Os acessos subiram muito e agora me empolguei e nao paro mais de escrever…ahahhaah… Foi meio por acaso que comecei a escrever sobre metodologia e os acessos foram a aparecendo… fico feliz de outras pessoas estarem aproveitando para facilitar o caminho da escrita cientifica… Acho que nosso pais ja tem projecao politica e finaceira internacional, falta nossa postura cientifica… mas enfim…
      Quanto ao BOX que vc esta mencionando, eh que o video tutorial esta com uma versao mais antiga do programa quando nao existia esse BOX. A intencao do Box eh facilitar o acesso procurando os artigos diretamente pelo autor e colecao. Pessoalmente nao gosto deste BOX e clico em “go to Mendeley” exatamente como vc comentou.

  105. Bruna disse:

    Parabens Edmar pelo excelente trabalho, os pós graduandos da USP estão sempre ligados no site !!!

    bom, é o seguinte, em um dos videos sobre referencias bibliograficas você diz que é possivel fazer as ultimas alteraçoes a mao. No entanto, eu nao estou conseguindo utilizar esse recurso, será que estou fazendo algo errado ??? nao sei por qual motivo os nomes dos autores de um artigo salvo no mendeley foi trocado pelas palavtras chaves do artigo, ou seja, ao fazer as referencia o que aparece são as palavras chaves e nao os nomes dos autores. Portanto estou tentando fazer a mudança a mao.

    • Ola Bruna,
      Fico muito feliz de saber que vcs estão aproveitando. Tento postar todas as coisas que tive dificuldade e ninguém me explicou..hahha..
      Com certeza vc esta fazendo algo errado, vamos dividir por partes.

      1- os dados que saem do Mendeley para o Word na inserção de referencias, não são tirados do PDF, são do banco de dados bibliográficos que fica na barra lateral do Mendeley (VER FOTO AQUI). Eh possível que esses dados não estejam corretos; confira sempre!!! Se nessa barra o nome do autor estiver incorreto, vai sair incorreto no Word. Para garantir a precisão dos dados desta barra recomendo fortemente que vc use identificadores digitais, tenho um post só sobre isso (ver aqui). O que acontece na grande maioria dos casos eh que o Mendeley LE o PDF, captura o identificador digital e preenche isso para nós. Em alguns casos de artigos muito antigos, livros ou outras fontes não indexadas, vc tem que achar o identificador e colar no local dele (ver aonde) que o mendeley preenche corretamente. Em ultimo caso, vc tem que preencher tudo manualmente, mas preencha no Mendeley, pq vc faz isso apenas 1x na vida!
      .
      2- Quando nada da certo e vc têm que fazer alguma alteração a Mao, a saída eh exportar o Mendeley sem os campos. Mas atenção, depois de exportado não tem mais como atualizar as referencias… deixe isso para ultima das ultimas etapas do seu trabalho. Escrevi um post so sobre isso (ver aqui).
      .
      Era isso??? Att

  106. Fred disse:

    INfelizmente nao me adaptei ao mendeley sendo este soft um grande causador de problemas para mim. toda a minha referencida está travada sem poder editar, toda vez que sincronizo verifico problemas com alguns artigos que somem da pasta referencias que uso. fora isso os nomes de autores sao todos trocados, precisando ser editado sempre. infelizmente nao funciona da maneira como queremos, mas de qualquer forma agradeço pela tentativa, abraço

    • Ola Fred.
      Eh uma pena que nao tenha se adaptado, pessoalmente nem estudar mais consigo sem o Mendeley. Quanto aos problemas que vc realtou estou achando muito estranho, nunca tive e nenhum dos meus alunos reportou algo assim. Veja se vc esta colocando os artigos com os devidos identificadores digitais (nunca da erro) e se vc esta fazendo o backup em pasta automaticamente, se nao, os artigos podem sumir por vc apagar eles do seu computador (post basico video 4).
      Por ultimo, se nao gostar do programa exporte tudo e use outro, existe uma serie de opcoes no mercado. Clique aqui para ver todas as opcoes. Ja usei varios deles e acho que o hoje o Mendeley nao tem concorrete a altura, mas sempre tem quem se adapte melhor a outro software.
      A unica coisa que eu te garanto, eh que nao usar um gerenciador de referencias bibliograficas, eh tao atrasado quanto digitar um trabalho em uma maquina Olivetti.
      Abcs

  107. Quero saber como faço para utilizar o estilo vancouver atualizado no mendeley, e em especial como faço para colocar o número logo depois da frase, a citação com o número em caixa alta e já sair a referência no final do trabalho.Peço encarecidamente respostas e quem puder enviar-me no email abaixo, fico muito agradecido.
    adrianopiovesan1@hotmail.com

    • Ola Adriano.
      Se entendi a pergunta, a resposta ja esta nos posts do mendeley.
      Para colocar o Vancouver atualizado: so baixar o estilo vancouver, e colocar na pasta correta (citation styles 1-0), reiniciar o mendeley, escolher no novo estilo e pronto.
      De uma olhada no passo a passo dos dois videos do post Mendeley parte 2 e tambem no post sobre Vancouver.
      Quanto ao email nao se preocupe. Qualquer reposta a pergunta no forum vai automaticamente para o seu email.
      att

  108. Diogenes Bido disse:

    2 autores escrevendo juntos… (resolvido)
    a) Insert citation = usar apenas artigos que estão no grupo (não usar artigos que estão no My Library)
    b) Ao receber artigo do outro autor será apresentada uma mensagem se quer trocar “Mendeley Account” = Click em sim
    c) Mesmo se houver revisão nas referências que estão no Mendeley, basta “Refresh” e tudo estará OK.

    • Ola Bido…
      Isso mesmo. O problema de quando vc pega o artigo do My Library eh que aquele artigo tem um codigo unico na sua biblioteca. Mesmo que o outro colega adicione o mesmo artigo sera gerado um novo codigo de registro e o software nao entendera que eh a mesma coisa. Quando usamos os grupos, estamos usando o artigo com o mesmo registro de entrada…
      essa eh a sacada…
      Em todo caso, ainda prefiro a insercao de referencias como fase final de formatacao do artigo…
      abcs.

  109. Como discutimos por email eh melhor colcar as referencias pela escolha direta pelo mendeley, como no video abaixo…

    quanto ao compartilhamento da insercao de referencias eh um problema geral de todos os gerenciadores..
    um amigo programador me explicou algo mais ou menos assim:
    quando inserimos uma referencia eh criado um codigo para ela, se outra pessoa inserir a mesma referencia o codigo sera outro e o computador nao entende que se trata da mesma coisa…

    imagine a confusao!!!

    Como isso eh um problema comum a todos os gerenciadores, a solucao que fizemos eh muito simples:
    colocamos as referencias como ultimo passo da producao do paper… e pronto…
    durante a escrita citamos o autor e ano linkado como artigo para evitar confusao…
    ex: Patello-femoral pain is highly prevalent and is the most comom pathology of the knee (Witvrouw et al 2000). The prevalence is around 25% of all complains in a sport center (Bizzini 2003).

    Acredito que isso so sera resolvido quando o mendeley e o editor de texto forem completamente online. Como o google docs.

  110. Diogenes Bido disse:

    Um ponto a melhorar na forma de inserir citação:
    – inserir citação funciona bem da seguinte forma: (Insert citation / Go to Mendeley / selecionar referencia / Send citation to Word / )
    – inserir citação usando a busca (Insert citation / digitar o nome do autor…) não aparecem os autores que estão apenas nos grupos, só aparecem autores (referências) que estão no My Library.

  111. UPDATE 28-04-11

    Ola pessoal,
    Nesta ultima atualizacao do mendeley alguns estao com problemas para inserir as referencias.
    Isso sera resolvido com um update esta semana que entra.
    Quem precisar urgente do mendeley e nao pode esperar de uma olhada na resposta abaixo do forum dos advisor:

    Clique aqui para dowload do arquivo Mendeley-0.5.24.dot
    Copie e cole o arquivo em:
    C:Program Files (x86)Mendeley DesktopwordPlugin

    PS´- agradeco ao Prof. Bido por notificar desta falha da atualizacao.
    Abc a todos e feliz pascoa.

  112. Ola pessoal.
    Para facilitar as correcoes do estilo ABNT coloquei os bugs relatados pelo Diogenes em um documeto publico.
    Nele todos podemos entrar e deixar nossas ideias.
    Quando tivermos um editor de estilos poderemos corrigir de uma so vez estes ultimos acertos…
    Acesse clicando em:
    http://migre.me/49H60

  113. Ola pessoal. Para facilitar as correcoes do estilo ABNT coloquei os bugs relatados pelo Diogenes em um documeto publico.
    Nele todos podemos entrar e deixar nossas ideias.
    Quando tivermos um editor de estilos poderemos corrigir de uma so vez estes ultimos acertos…

    Acesse clicando em:
    https://docs.google.com/document/d/1bfDvTOAcLuVZ_fAB7gPbyvfJOwYWd_BMD66Gl32Z-7A/edit?hl=pt_BR

  114. Ola Diogenes.
    Obrigado por mostrar os bugs do ABNT. Vou passar para o Bettoni ver se ele pode dar uma olhada. Quanto a sua aula, achei muito interessante e vou transforma-la em um post.
    Abcs e obrigado por colaborar.

  115. Diogenes Bido disse:

    Excelente resposta!

    Depois que postei as dúvidas, fiquei algumas horas tentando dar um jeito, porque meus artigos são formatados em ABNT ou APA e eu nem tinha pensado no estilo que usa número no final (nota), que é o exemplo da Super-dica 1 (gostei).

    1) Para deixar no formato “Autor (ano) bla…”: inserir normalmente, deletar o sobrenome, yes, ok, agora a referência ficará vinculada apenas com o ano, mesmo quando damos o refresh ou mudamos de APA para ABNT não há problemas.
    2) Alguns bugs no estilo ABNT:
    2.1 – Livro: a edição aparece como 2nd ed. em vez de 2. ed.
    2.2 – Artigo em evento: deveria ficar tudo em maiúscula, mas não fica.
    2.3 – Artigo em evento: não há campo para o ano e cidade de realização (apenas para Publisher)
    2.4 – Artigo em evento: não há campo para o número do evento, mas basta colocá-lo junto com o nome do evento, p. ex.: Congresso Brasileiro de Bla Bla, 2
    2.5 – Capítulo de livro: para os editores deveriam vir o sobrenome antes do nome e em maiúsculas (está ficando igual APA).
    2.6 – Capítulo de livro: paginação ou capítulo deveriam vir depois do ano, as está vindo antes.
    3) Listei os bugs, já que estão trabalhando no arquivo (*.csl), mas entendo que a “Dica 2” é o mais recomendado mesmo (usar artigos de periódicos bons!).
    Muitíssimo obrigado e quando tiver revisão do arquivo ABNT eu gostaria de receber notícia.
    Parabéns pelo excelente trabalho!

  116. Diogenes Bido disse:

    Pelo Forum, a correção está planejada:
    http://feedback.mendeley.com/forums/4941-mendeley-feedback/suggestions/197476-fix-implement-exlude-author-year-in-the-wor?ref=title
    mas desanimei de usar o Mendeley sem esse recurso…
    Alguma ideia?

  117. Diogenes Bido disse:

    Já instalei, acrescentei os artigos que vou usar, formatei as referências que não tinha DOI e estou me preparando para começar a usar o Mendeley, mas ainda estou com uma dúvida:
    Percebi que ao inserir a citação sempre fica (AUTOR, ano, é possível inserir a citação mas com o “autor” fora do parênteses, p.ex.:
    Segundo Fulano (2010) bla bla…
    ?

    • Ola Diogenes.
      .
      A função colocar o “Autor (ano)…” no meio do contexto não existe no Mendeley.
      Para resolver esse seu impasse vc tem duas saídas:
      .
      1º encorajo você alterar a configuração da sua escrita para colocar sempre a referencia no final da frase, no formato “(Autor, ano)”. Isso porque quando na hora de converter a sua tese ABNT para um estilo da revista que vc tem interesse em publicar haverá uma economia de tempo considerável. Ver em: Super Dicas – ABNT
      .
      2ª opção: caso vc ou o seu orientador achem importante usar a citação “Autor (ano)…” o seu trabalho não foi perdido. Basta exportar as suas citações para o EndNote e fazer o trabalho. Sei que o EndNote faz isso, mas não sei exatamente como, pois nunca usei essa função, devido ao fato que comentei na 1ª opção. O EndNote eh um programa pago, porem vc tem 30 dias de uso gratuito que eh mais do que vc precisa para inserir suas referencias.
      .
      Complementação: Existe uma serie de gerenciadores de artigos e citações no mercado. (Ver todos aqui)
      Psicoticamente já testei todos estão na listagem do link acima. Posso afirmar que o Mendeley e o EndNote são os melhores do mercado hoje. A grande vantagem do Mendeley eh ser um programa Web2.0, ou seja, vc tem seus dados na nuvem, se relaciona com outros pesquisadores e ainda ele permite comentar, sublinhar os seus artigos e compartilhar tudo isso na web. A grande vantagem do EndNote eh o editor de estilos amigável, ou seja, essas pequenas modificações do estilo exigido pelas instituições podem ser feitas sem problemas. No caso do ABNT para o Mendeley, foi um problema resolvido pelo programador e pós-graduando da UFPR Eduardo Bettoni. Os programadores do Mendeley estão desenvolvendo seu próprio editor de estilos. Quando esse editor estiver pronto acredito que o Mercado lucrativo da Thomson vendendo o EndNote acaba.
      O editor de estilos eh a principal requisição nossa (advisors) para os programadores do Mendeley, veja a resposta do chefe de programação do Mendeley nos deu semana passada sobre isso.

      Steve Dennis – Being a community-driven open standard, it’s really up to how involved that community is. Papers2 is now using CSL as well, so more community means more potential for everyone.

      I have a meeting scheduled in 2 hours to discuss the editor interfaces with our developer to try and overcome the roadblocks we have though, so it’s not stuck in developme…
      In theory, you could take an “almost working” style, load it into the editor, mess around with it until it looks right, then save as CSL under a different name and add to your styles directory. Journal abbreviations are supported. 14th March”

  118. Hermes Alberti disse:

    FANTÁSTICO, PROF. EDMAR !!
    UM ABRAÇO

  119. André disse:

    Ola,
    Estou com uma duvida de como fazer.

    Quando utilizo o endnote para fazer as citaçoes do tipo (FULANO, 2006; SICRANO 2007; BELTRANO 2010), o endnote ja automaticamente oraniza em ordem cronologica 2006 -> 2010. Porém fazendo o mesmo com o Mendeley, usando o ABNT, ele não faz isso. Ele mantém a coisa misturada tipo (SICRANO 2007; BELTRANO 2010; FULANO, 2006).
    Pergunto existe alguma forma de fazer isso sem eu ter que encontrar as referncias em ordem para depois inseri-las?
    Muito obrigado

  120. ivan disse:

    O novo style não contempla tudo no campo URL, afinal temos que colocar acesso em:dd/mm/aa.

  121. amanda disse:

    Quando baixo o arquivo da abnt ele n abre… o que faço?

    • Edmar Stieven Filho disse:

      Ola Amanda.
      Acredito que esteja falando do arquivo com extensao .cls (ABNT_UFPR_v8_2010-Mendeley.csl), correto??
      Se for este o caso o arquivo nao eh para ser aberto, eh para ser lido pelo Mendeley. Para saber como usar o arquivo entre no 2o video deste post (Veja como inserir referências bibliográfica no estilo ABNT).
      .
      Se nao souber o que eh mendeley, de uma olhada nos seguinte post antes: Mendeley – parte 1
      .
      Se o que voce esta procurando sao modelos do word para abnt, de uma olhada neste post: ABNT – modelos no Word
      lembrando que os modelos do word so funcionarao perfeitamente no Office Micosoft 2007 ou superior.

  122. Tiago Malucelli disse:

    Edmar, parabenizo todo teu trabalho! Fico muito tranquilo de poder contar com um Blog tão informativo quanto o teu. Valeu!!!

  123. Fabrício Menegon disse:

    Obrigado ao Eduardo por ter elaborado o estilo e ao Edmar por disponibilizá-lo nesse espaço.
    Sobre o editor de estilos, já tive a oportunidade de trabalhar com algo parecido quando eu assinava o RefWorks. Parece ser muito fácil de editar estilos. Não sou nenhum expert em informática, mas conseguia me virar bem.
    Abraço

  124. Fabricio Menegon disse:

    Olá a todos. Em primeiro lugar, quero parabenizar o Edmar e todos os envolvidos na iniciativa de informar e divulgar como utilizar o Mendeley e seus recursos. Certamente, vocês fizeram a diferença. No meu caso específico fizeram. Será que vão demorar muito em disponibilizar a nova versão? Esse problema com as informações do DOI, URL da referência que aparecem na lista de referências criadas é um problema. Querendo ou não, gera retrabalho se a banca pede pra tirar. De qualquer maneira vou arriscar. Quem sabe até fevereiro de 2011, pra zo em que deposito a versão final de minha tese, as coisas já tenham sido resolvidas pela equipe do Mendeley.

    Abraços a todos e vamos em frente!

    • Edmar Stieven Filho disse:

      Ola pessoal. O Eduardo Bettoni resolveu o problema do DOI para nós. Segue o novo estilo que substitui o DOI pelo URL. Esse novo estilo está mais completo e suporta mais formatos como livros e web. Ele eh baseado nas normas da UFPR.
      Download Estilo ABNT – UFPR
      .
      Outras soluções:
      Eh possível suprimir do Mendeley dados que não quer que saia nas referências, veja como:
      http://www.youtube.com/watch?v=palTv_QSrXc
      .
      Tbm pode-se alterar manualmente detalhes da bibliografia, basta usar outro editor de textos. Eh meio tupiniquim, mas funciona:
      http://www.youtube.com/watch?v=g3DSciH4lhA
      .
      A discussão sobre ABNT em CSL tbm esta disponível no fórum ABNT para Zotero.

      .
      Acho que isso eh de grande ajuda ate termos o editor de estilo no Mendeley. Já existe um editor de estilos CSL 1.0 criado pela equipe do mendeley, mas ele ainda não esta integrado ao programa. Dêem uma olhada no que os administradores do Mendeley responderam quando perguntei a eles sobre o editor de estilos:

      “Right now, the CSL editor at http://csleditor.quist.de/csleditor/show/1/example-citation-style works to generate and edit CSL 1.0 styles, but we haven’t integrated it into the client yet. We do hope to have it ready for the start of the new semester in 2011.”

      Acho que seria legal começarmos a mexer com este editor e assim que aprender o básico irmos compartilhando.
      Abcs

  125. Pingback: Modelo Word – Vancouver FEPAR « Metodologia Científica e Tecnologia

  126. Raul disse:

    Ola Edmar,
    no caso do DOI na ABNT tem q constar ou não…..pq ate onde eu sei não…..e aparece nas minhas referencias e eu nao consigo apagar!!!!! sera q tem como vc me auxiliar!?
    abraços

    • Edmar Stieven Filho disse:

      Ola Raul.
      .
      Nao sou expert em ABNT, mas acredito que o DOI entre em novas informacoes. De uma olhada neste documento pag. 94.

      .
      Sempre usei o DOI nos meus trabalhos ABNT, nunca tive comentarios contra, mas para ter uma opiniao mais profissional vou entrar em contato com a bibliotecaria da nossa universidade. Estou quase certo que o uso eh facultativo.
      .
      Quanto a apagar informacoes geradas automaticamente pelas referencias e tambem um editor manual de referencias para fazer estes pequenos ajustes, como seria o caso do DOI, esta prometido para proxima versao do mendeley que deve sair ainda este ano. Eh o principal pedido dos advisors aos programadores.
      .
      Assim que tiver a confirmacao da nossa bibliotecaria posto novamente.
      .
      para quem nao sabe o que eh DOI: clique aqui

      .
      abcs

    • Edmar Stieven Filho disse:

      Ola segue a reposta do nosso biblioterario:

      “Eu nunca utilizei o DOI em artigos, teses, etc. Não vi tambem regra nenhuma e por isso mesmo não os coloco por falta de informação. Na ABNT não consta nada deles então pra evitar problemas nas normatizações da UFPR e alguém reclamar tenho retirado. Sou a favor de utiliza-las. O DOI tem aparecido frequentemente em artigos internacionais e até em algumas teses então parece que o caminho vai ser a utilização delas, até porque elas facilitam a procura dos artigos”

      Como eu disse antes eu sempre uso o DOI, mas como nao existe regra clara na ABNT qto a isso, voce pode ser criticado.
      Para editar manualmente o estilo ou para apagar algo gerado automaticamente so na proxima versao do programa.
      Ate la se realmente voce nao puder usar o DOI recomendo o Endnote. Eu nao sei editar o estilo, caso alguem consiga ja posto aqui para todos.
      Outro ponto que acho importante, caso seja uma defesa, eh que sempre alguem vai achar uma virgula ou ponto fora da regra ABNT. Simplesmente concorde, diga que sera arrumado e depois avalie. No meu caso pessoal usei o mendeley, foi criticado pelo uso de um termo nas referencias. Depois passei pela avaliacao dos bibliotecarios da nossa universidade e nao tinha nada de errado.

  127. Nelson Souza disse:

    Desculpe-me Edmar, o erro foi meu. Eu é que não estava configurando o estilo correto na hora de importar a referênci apara o word.

  128. Nelson Souza disse:

    Olá, Edmar. Primeiro parabéns pelo trabalho que tem desenvolvido. Segundo, no template ABNT para o Mendeley, as referências bibliográficas estão com uma indentação a partir da segunda linha que as normas já não exigem mais. Com fazer para corrigir isso? No Zotero e no EndNote essa situação já foi corrigida. Tentei utilizar o template “csl” do Zotero no Mendeley, mas não adiantou. Você poderia ajudar-me?

    • Edmar Stieven Filho disse:

      Ola Nelson.
      que bom que deu certo, mas quando tiver problemas com os estilos normalmente eh pq nao esta atualizado para CSL 1.0. Nestes casos pode me enviar por email que o pessoal do Mendeley atualiza para nos.
      Ate o final do ano esta prometido o editor de referencias do Mendeley, ai nao teremos mais este problema. Em ultimo caso voce tambem pode exportar todas as referencias para o Zotero ou Endnote em poucos cliques.
      Abcs

  129. Edmar Stieven Filho disse:

    ATENÇÃO _ com a nova versão do MENDELEY o estilo ABNT teve que ser alterado. Se alguém baixou o estilo antigo e estiver com problemas, baixe a versão nova no post que ira funcionar !!!

  130. Pingback: Super Dicas – ABNT « Metodologia Científica e Tecnologia

  131. Pingback: ABNT – modelos no Word « Metodologia Científica e Tecnologia

  132. Pingback: EndNote « Metodologia Científica e Tecnologia

  133. Rafael F dos Santos disse:

    Como posso imprimir um .pdf a partir do mendeley?? Tem como eu “tirar” o .pdf do mendeley e colocá-lo de volta em uma pasta do meu computador? Pergunto isto pq apos transferir meus arquivos para o mendeley nao estou conseguindo mais imprimí-los.
    Parabéns pelo blog

    Obrigado,

    • Edmar Stieven Filho disse:

      UPDATE – 12-04-11

      A partir desta nova versao do mendeley (0.9.9) eh possivel imprimir com as anotacoes. Va em FILE> EXPORT PDF WITH ANNOTATIONS.
      Voce ira salvar o PDF com as anotacoes e destaques, depois imprima com o seu leitor de PDF padrao. O melhor leitor de PDF eh o ADOBE ACROBAT PRO, para quem nao pode pagar, o melhor gratuito eh o STDU, pois le arquivos em muitos outros formatos como o TIFF e nao tem nenhum tipo de bloqueio.

      abcs

      ___________________________________________________________________

      Ola Rafael,

      Imprimir direto do mendeley com as anotacoes esta prometido para a nova versao (final do mes), por hora voce deve imprimir pelo leitor pdf que tiver instalado no seu pc…
      .
      Para isso use o mendeley desktop:
      Ir ate o artigo> nao abra ele, apenar clicar o botao direito do mouse > vao abrir varias opcoes> clicar em open file externally> e ai funciona normalmente pelo adobe ou qquer outro leitor pdf que vc use.
      .
      qto aos artigos que vc nao esta achando no computador, tem uma opcao muito interessante….
      voce pode pedir ao mendeley que ele faca uma copia de seguranca no seu HD de todos seus artigos, voce escolhe a pasta e como quer que o artigo sej:a escrito…
      .
      va em: tools>options>file organizer
      .
      nao esqueca de na pasta do mendeley clicar para ele fazer download de todos os seus arquivos online…
      va ate a pasta> clique nela> no canto sup dir da tela – edit settings> clique no box download attached files > save
      .
      este backup esta passo a passo no video parte 4 do post
      http://comunidade.ctea.med.br/tecnologia/2010/04/05/mendeley-%E2%80%93-gerenciador-de-artigos-cientificos/
      .
      espero ter ajudado…

      abc
      edmar

  134. Ronaldo disse:

    Olá Edmar, Não consigo fazer o download do formato ABNT do Mendeley. Está com error na hora que abre o link. Abs

    • Edmar Stieven Filho disse:

      Ola Ronaldo…

      Aqui o link esta funcionando. Em todo caso, coloquei um link opcional (via 4share), logo abaixo do primeiro …
      Se ainda assim nao der, me passe um email que eu te envio.
      Nao se preocupe que nao deixarei seu email postado no site, ficara restrito a minha visualizacao.

      abc

  135. Edmar Stieven disse:

    Nos anos 50, fiz o primário com lousa de 30x40cm, tudo escrito com giz. Nos anos 70, me formei na UFPR, onde não existia calculadora, impressora. Computador, só notícias dele. HOje, navegamos em 3G…quem pode prever o futuro ?

  136. Pingback: Mendeley – parte 1 – Gerenciador de artigos científicos « Metodologia Científica e Tecnologia

Deixe um comentário