Mendeley – parte 3 – Libre Office (BrOffice)

O Mendeley funciona como insersor de referências bibliográficas no Word e OpenOffice. No BrOffice funciona exatamente como no OpenOffice, porém ele tem um passo na instalação que não é automático e deve ser feito manualmente.

.

É a localização do arquivo unopkg.exe.

.

Não é difícil, porém, caso não tenha conseguido instalar devido a esse problema, veja o vídeo passo a passo que explica como isso deve ser feito.

.

Instalando o Mendeley no BrOffice:

.

.

As funções básicas da barra de ferramentas de gerenciamento de referencias bibliográficas no BrOffice são as mesmas do Word e OpenOffice. São elas: inserir citação, unir citações, criar as referências e alterar o estilo.

.

Vídeo tutorial das funções básicas do Mendeley no BrOffice:

Sobre Edmar Stieven Filho

Médico Ortopedista - Professor de Ortopedia da UFPR - Coordenador da Pós-graduação de Artroscopia e Traumatologia do Esporte da UFPR
Esse post foi publicado em Gerenciadores de Referências, Mendeley. Bookmark o link permanente.

33 respostas para Mendeley – parte 3 – Libre Office (BrOffice)

  1. Jéssica Tamara Schneider disse:

    Oi,

    Muito obrigada pelas dicas.
    Eu estou usando o mendeley no libreoffice agora, mas antes usava no word. Estou com problemas para editar as referencias que documentos que eram do word agora usando o libreoffice, e vice versa. Além disto, quando tento apagar algumas referencias ele da um erro, no libreoffice. Você saberia me dizer se tem como resolver?

    Abraços

    • Ola. Tudo bem? Q bom q esta ajudando.

      O que faco e recomendo é que você so insira as referencias antes do envio do artigo, como o ultimo passo. Ficar inserindo durante a escrita e passando de progrma para programa so me trouxe dor de cabeça.

      No seu caso, me parece que você precisa fazer uns ajustes finais. Nesse ponto eu exporto o documento sem campos e arrumo. SEMPRE COMO ULTIMO PASSO ANTES DO ENVIO PARA PUBLICACAO.
      Ver aqui – https://metodologiaetecnologia.com.br/2011/05/28/mendeley-parte-5-exportando-sem-campos/

      atenciosamente
      edmar

      • Jéssica Tamara Schneider disse:

        Olá, estou bem. Obrigada!
        Entendi…. é uma pena ele dar esses problemas ao passar para outro programa. Pois ajuda bastante. Da mesma forma ao por as referencias durante a escrita, pra mim é mais fácil assim para não me perder…

      • Concordo. Seria muito mais interessante se a compatiblidade fosse maior.

  2. Alessandra disse:

    Olá Edmar,

    Instalei o Mendeley, super legal o programa. Uso o Libreoffice, perfeito, tem a barra tem inserção de citações e referências mas, no mendeley não está criando aquela barra de conexão com o Libreoffice, para quando clicar no arquivo pdf no mendeley enviar como a citação no LlibreOffice… Sabe qual seria o problema?

    Obrigada :) Super legais os tutoriais!

    Abs

  3. Driele disse:

    Olá pessoal!

    Eu instalei o OpenOffice no meu PC e fui tentar instalar o plugin dele no Mendeley, só que lá em Tools não aparece nem a opção Install Open Office Plugin. Tem como instalar manualmente?

    Obrigada

  4. Gisele disse:

    Olá! Como faço para editar citações no Mendele Libreoffice? Tentei deletar uma citação mas no momento que deleto ele aparece Reformatting citation e não altera mais.

    • Ola gisele…
      acredito q esteja falando em edicao manual…
      vc pode ate editar, mas quando ele atualizar as citacoes ele tende a trazer ao padrao do modelo…
      existem varias formas de resolver isso, pessoalmete eu faco como ultimo passo antes de enviar para publicacao a exportacao sem campos e edito manualmente os detalhes… de uma olhada em mendeley parte 5

      att
      edmar

  5. Andre Tadeu disse:

    Boa tarde!
    Edemar, instalei o mendeley desktop no Linux Mint, mas ele só executa pelo terminal em modo root. Sem root pela interface gráfica ele abre a tela de loguin, eu insiro os dados e ele não loga de jeito nenhum. Instalei o pluguin para libreoffice e não acontece nada quando aperto eles. Me ajude por favor, obrigado.

    • Ola Andre…
      putz… vou ficar te devendo…
      nao domino muito linux, uso muito raramente… esse eh o tipo de problema que acho q so com o computador em maos para saber o que esta acontecendo…

      att
      edmar

  6. Andre Tadeu disse:

    Instalei no Linux mint o pacote .deb, mas quando vou entrar no programa ele abre a tela de loguin e nao sai dela nunca, ele abre apenas quando executo o mendeleydesktop no terminal. Não consigo referenciar no Libre Office e quando instalo o pluguin ele dá erro, depois aparece a barra de ferramentas do mendeley no writer mas não acontece nada quando aperto qualquer um de seus botões, vc pode me ajudar?

    • Ola Andre…
      putz… vou ficar te devendo…
      nao domino muito linux, uso muito raramente… esse eh o tipo de problema que acho q so com o computador em maos para saber o que esta acontecendo…

      att
      edmar

      att
      edmar

  7. Cilene Volkmer disse:

    Edmar, fico muito grata pela sua ajuda e disponibilidade!!
    Seguirei suas dicas para usar o Mendeley, pois meu grupo de pesquisa trabalhara atraves dele.
    Valeu!!
    Att, Cilene

  8. Cilene Volkmer disse:

    oiiii,
    está difícil… no meu word não aparece “referências”, conforme orientação do passo 1. Nas opções,também não aparece o item suplementos.
    Tive que partir para o passo 4, mas tb não deu certo… não aparece “startup” quando mando pesquisar no meu “C”…

    • Ola Cilene,
      como o tutorial nao tinha falhado ate hj, resolvi perguntar aos programadores do mendeley no forum dos Advisors sobre o assunto. O Word Starter ele eh uma versao simplificada que vem gratuitamente junto com o windows. Essa versao nao suporta plugins como o do Mendeley. Peco desculpas, nunca usei esta versao nao sabia q existia…
      No seu caso resta algumas alternativas:
      1- usar o BrOffice q le os documentos do Word para inserir as referencias… eh gratuito e vc pode baixa-lo no link do baixaki, escrevi sobre isso ha algum tempo (clique aqui)…
      2- comprar a versao do Office Home and Student, eh a q eu uso e custa entre 150 e 200 reais…
      3- instalar o Endnote Web que eh gratuito tbm (parte 1, parte 2)…

      att

      att

  9. Cilene Volkmer disse:

    oiiii,
    está difícil… no meu word não aparece “referências”, conforme orientação do passo 1. Nas opções,também não aparece o item suplementos.
    Tive que partir para o passo 4, mas tb não deu certo… não aparece “startup” quando mando pesquisar no meu “C”…
    Você teria alguém aqui em Floripa para indicar e que pudesse me auxiliar? …não tenho paciência para estas coisas de informática, já experimentei o endnote (free 30 dias) e não tive nenhum problema…
    conhece aquele programa em que é possível vc acessar meu computador à distância, já usei mas não lembro qual é…será que funcionaria?
    bom, agradeço mais uma vez!
    Cilene

  10. Cilene Volkmer disse:

    Oi Edmar, agradeço sua pronta disponibilidade!!!
    talvez o problema seja meu Word, o Starter 2010. Quando clico no instalar MS word plugin, aparece uma mensagem dizendo que não foi possível instalar pq não encontrou o Microsoft Word no meu computador.
    Além disso, no meu word não aparece “referências”, apenas “correspondências”…
    att, Cilene

  11. Cilene Volkmer disse:

    Olá Edmar,

    estamos em uma oficina para aprender uso do mendeley. Tenho o word no meu note, que acesso através do broffice e após instalação do mendeley, ao abrir o word, não aparece a barra de ferramentas do mendeley com o “inserir citação”.
    Att,
    Cilene

    • Ola Cilene,
      – veja se o plugin ja nao esta instalado no item REFERENCIAS ou SUPLEMENTOS da barra superior do WORD
      – veja se vc habilitou o MACRO – qdo nao esta habilitado ele aparece uma barra amarela na regiao superior escrito HABILITAR MACRO – so clicar
      – veja se vc isntalou o MS plugin no local correto, confirme com este video

      att

  12. Adriana Trevisan disse:

    Bom dia, sou novíssima no uso do mendeley e estou com uma dúvida que parece-me básica mas desde ontem não consigo resolver:
    Trabalho em dois computadores, o lap e o de mesa. ontem carreguei minhas ref no de mesa e achei que quando abrisse o mendeley desktop ele estaria lá! Mas não estava. Aí loguei no site e elas estavam lá! Como faço para ter nos dois computadores? Muito grata

    • Ola Adriana.

      Vc tem razao, o mendeley no desk e note devem ser identicos. Eu faco assim tbm.
      Quando vc fala que nao puxa referencias vc quer dizer:
      – puxa os dados e nao puxa o pdf? Neste caso é provavel que nao tenha clicado na opcao sincronizar os arquivos anexos,
      que fica em EDIT SETTINGS no alto da tabela de artigos… (imagem)
      – nao vem nada? – neste caso tem duas possibilidades, vc loga com usuarios diferentes ou problemas na conexao com a internet. Veja se o seu desktop
      esta configurado com algum PROXY ou firewall que nao permite a sincronizacao.

      Se os dados estao na nuvem ele vai baixar, mas para saber se o PDF esta la tem que aparecer o simbolo do PDF na nuvem (imagem)
      att

  13. Ola Flavio, nao deu nem tempo de responder…
    Ja usamos o mendeley desde 2008 em nosso servico, acho que vc vai gostar muito das funcinalidades,,,
    para ficar peerfeito so falta um editor de estilos, estamos pressionando os programadores para isso…
    abcs

  14. Flávio Brasil disse:

    Opa, voltei. Resolvi.

    A metodologia com as minhas configurações parece ter sofrido a necessidade de uma adaptação, já que não apareceu pra mim, dentro do MENDELEY, em TOOLS, a opção de INSTALAR o plugin OPENOFFICE.

    Fui procurar algum arquivo que pudesse ser referente ao libreoffice dentro da pasta do Mendeley em Programas e descobri, na pasta openofficeplugin, a extensão de arquivo Libreoffice denominada MENDELEY-0.5.25.

    Dois cliques nela e tudo resolvido.

    Obrigado mais uma vez.

  15. Flávio Brasil disse:

    Ola Edmar.

    Parabéns pelos tutoriais. Baixei o Mendeley ontem e estou muito empolgado com as funcionalidades.

    Mas, tem um problema:

    Segui toda essa rotina do unopkg descrita no tutorial, mas o Mendeley não atualiza, não cria a barra no libreoffice (que é o officebr).
    Estou usando o libreoffice 3.4.0 e o Mendeley 0.9.9.2.
    Aliás, pra ser mais preciso, no libreoffice existem os seguintes arquivos:

    unoinfo ( aplicativo)
    unopkg.bin (arquivo bin)
    unopkg (aplicativo do MS-DOS)
    unopkg (APLICATIVO)
    unopkgapp.dll (extensão de aplicativo)

    já testei todos, mesmo sabendo que o correto é o unopkg (APLICATIVO).

    Será que preciso reinstalar o libreoffice, agora que o Mendeley tá na máquina, para que eles comecem um “diálogo”?

    Muito obrigado e mais uma vez parabéns.

  16. Ericsson Marin disse:

    Muito boas as dicas paro uso do Mendeley com Word e BrOffice. Será que existe da mesma forma integração com o TeXnicCenter que usa o padrão LateX?

    • Ola Ericsson.
      Comecei a trabalhar com o LateX ano passado. Achei o conceito muito interessante mas tive um grande problema: a assimilação dos alunos.
      Durante os treinamentos na universidade senti uma resistencia muito grande dos alunos como padrao LateX. Entao comecei a trabalhar com modelos do word e mendeley.
      Nao acredito que o mendeley tenha compatibilidade com o latex, pelo menos nao esta na lista de compatibilidade do site. Para ter certeza so testando.
      abcs

  17. Isabel Ziesemer Costa disse:

    Olá Prof Edmar.
    Era isso mesmo que eu estava fazendo, usando a mesma pasta “watched folder” como backup. E realmente era o que estava me causando certo transtorno aqui. Vou desabilitar a opção “watched folder” e deixar a pasta apenas como backup, vai ser mais organizado mesmo.
    Já assisti tb o vídeo 4, muito bom.
    Obrigada!

  18. Isabel Ziesemer Costa disse:

    Olá Prof Edmar.
    Sou aluna da FEPAR. Estou usando o Mendeley para escrever o tcc da minha pós e é mesmo perfeito!
    Mas tive um pequeno problema aqui:
    Tenho o Mendeley em 2 pcs. Ambos estão configurados para sincronizar com a internet cada vez que eu abro o programa. E também estão configurados para sincronizar com a “watched folder” (que é a mesma pasta onde ele renomeia os artigos quando eu atualizo as informações deles).
    No entanto, sem querer coloquei alguns arquivos em pfd (que não são artigos, são apenas imagens salvas em pdf) na “watched folder” que eu não queria que fossem para o mendeley. E só percebi isso depois que eles já estavam nos 2 pcs, nas suas respectivas “watched folders” e na minha “library” na internet.
    Para deletar definitivamente os arquivos tive que desmarcar todas as opções de sincronização do mendeley em ambos os 2 pcs, apagar do mendeley, apagar da “watched folder” e ainda apagar um por um na minha “library”. E mesmo assim parecia que os arquivos me perseguiam…rs…só deu certo na 3a tentativa.
    Então a pergunta é se existe alguma forma de deletar o mesmo artigo de todas as bases onde ele está salvo de uma vez. Sem ele aparecer lá de novo.
    Espero que não esteja muito confuso.
    Obrigada desde já! O Mendeley tem me ajudado muito!
    Abs
    Isabel

    • Ola Isabel.
      Legal o programa estar te ajudando.
      Pelo que entendi a pasta de backup sua eh a mesma do “watched folder”.
      Isso causa uma tremenda confusão no sistema. Você apaga um arquivo de um computador, quando liga o outro ele vê que tem o arquivo na pasta que não esta online e puxa de novo. Isso eh um gato e rato sem fim.
      Bom. Eu não uso a opção “watched folder”, acho que ela automatiza muito o sistema e vc acaba perdendo o controle. Prefiro usar apenas o “file organizer”, ou seja, eu coloco o artigo no Mendeley e ele faz o backup.
      VER video numero 4, no link: http://migre.me/400tX

      A opção de apagar no “watched folder” e apagar automaticamente em todos os computadores e online foi negada pelos advisors, inclusive com meu voto. Isso devido ao risco de qualquer um inadvertidamente apagar um artigo seu em um computador e vc ter um dano irreparável no seu banco de dados. Mas essa questão esta sendo trabalhada.

  19. Pingback: Mendeley – parte 1 – Gerenciador de artigos científicos « Metodologia Científica e Tecnologia

Deixe um comentário