Mendeley parte 9 – editando estilos

Para entender este post é recomendado ler antes Mendeley parte 8 – outros estilos CSL.

Os estilos CSL podem ser criados do zero, para isso é preciso usar o editor que ainda esta em fase beta (ver aqui).

Para quem não tem base em programação, mesmo pequenas alterações, já é um processo complicado . Aos usuários comuns, como eu, é muito mais prático buscar estilos que já estão prontos pela comunidade CSL (ver aqui).

Apesar de haver muitos estilos prontos pela rede, algumas vezes não achamos exatamente o que queremos e somos obrigados a fazer algumas alterações. Isso é um pouco trabalhoso, mas uma vez realizado o estilo fica customizado para a sua pretensão.

Para fazer modificações o primeiro passo é ler o estilo. Para ler a linguagem CSL, no Windows, recomendo baixar o software Notepad++. Ele é muito parecido com o Notepad, porém é mais apropriado para linguagens de programação.

Com ele instalado, clique em cima do estilo com o botão da direita do mouse e selecione a opção “Edit with Notepad++”. Você estará abrindo o estilo e vendo ele como é escrito.

Depois disso você pode fazer as alterações necessárias. Algumas são simples e intuitivas outras não. Veja no vídeo abaixo como isso funciona.

1- Vídeo tutorial baixando e instalando o Notepad ++:

.

.

2- Vídeo tutorial de edição de estilos – parte 1:

.

.

Outra forma de fazer alterações nos estilos é usar o editor online. Com ele as alterações são muito mais intuitivas e fáceis. O problema é que este editor esta em fase beta. Quando este editor estiver terminado por completo este post estará defasado. Espero que isso aconteça em breve.

Por hora, para usar o editor de estilos, primeiro é preciso instalar o Notepad++ , abrir o arquivo com ele, exatamente como descrito logo acima neste post e copiar todo o conteúdo do estilo.

Depois entrar, no site do editor de estilos CSL, colar o estilo e fazer as alterações.

Depois de alterado, copie o estilo do editor e cole no Notepad++. O processo é mais fácil de ser visto do que explicado, veja no vídeo tutorial o passo a passo.

Vídeo tutorial do uso do editor de estilos online para alterações – parte 2:

.

.

Outros detalhes:

1- Pasta citationStyles 1-0 – o local da pasta pode mudar conforme a configuracao do seu computador, uma forma fácil de achar é ir no seu buscador ou pesquisador de arquivos e digitar “citationStyles-1.0

Normalmente estas pastas estão nos seguintes locais:
-Windows = C:Program FilesMendeley DesktopcitationStyles-1.0
GNU/Linux with Debian packages = /opt/mendeleydesktop/share/mendeleydesktop/citationStyles-1.0
Generic GNU/Linux = /citationStyles-1.0
Mac OS X = /Applications/Mendeley Desktop.app/Contents/Resources/citationStyles-1.0

2- Todos estes dados e muitos outros podem ser vistos no Wiki do Mendeley, ou ainda, no post do blog oficial do Mendeley – ver aqui.

.

Anúncios

Sobre Edmar Stieven Filho

Médico Ortopedista - Professor de Ortopedia da UFPR - Coordenador da Pós-graduação de Artroscopia e Traumatologia do Esporte da UFPR
Esse post foi publicado em Gerenciadores de Referências, Mendeley e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

26 respostas para Mendeley parte 9 – editando estilos

  1. Veridiana Lopes disse:

    Professor, boa tarde

    Em outro post eu estava com varios problemas, não conseguia usar o mendeley no word, já havia tentando de tudo, por ultimo desistalei o meu pacote office e instalei novamente, e somente assim deu certo, porém tive que que copiar o link seguindo aquele passo a passo do word plugin, em fim, tudo o que tinha que dar errado comigo deu!! rsrs

    Obrigada.

    O outro ponto, é que eu preciso usar o estilo vancouver com conchetes e preciso que o titulo das referencias fiquem em negrito, eu já instalei o notepad++ e até ali tudo bem, ai fui no site do editor de estilo e ali dá varios erros, tipo, eu mudo para o formato que desejo, porém não consigo salvar pq ele diz que ocorreu um erro, parece problema da propria página, será que eu consigo colocar os títulos em negrito sem ser pelo site do editor de estilos?? Enfim, desde já agradeço sua disposição!!!

    Veridiana Lopes

    • Ola Veridiana,
      Vc ja esta em um nivel super avancado que eh a edicao de estilos.
      Nestes detalhes finais, como deixar o titulo em negrito eu faço manualmente como ultima altercao antes de enviar o artigo para publicação. Percebi que perco muito menos tempo assim, já que não sou um programador profissional.
      Entao recomendo q vc leia o post Mendeley parte 5 – exportando sem campos e antes de enviar o artigo coloque o titulo em negrito manualmente.
      Se realmente quiser deixar o estilo perfeito, neste momento eh a hora de pedir ajuda a algum programador que tenha base em HTML.
      Att
      edmar

  2. Luciana disse:

    Olá Edmar,

    Tentei várias vezes retirar algumas ref. bibliográficas que eu havia colocado a citação e depois as deletei pelo mendeley. Porém, todas as vezes que abro o arquivo, mesmo sem as citações no texto, elas voltam a aparecer na lista de ref. bibliográficas. Como faço para retirar essas referências?? Tentei editar os campos, mas não sei como alterá-los…

    Obrigada.

  3. claudio vieira disse:

    BOA TARDE EDMAR

    GOSTARIA DE SABER SE O MENDELEY OU O ENDNOTE FAZEM A BUSCA DOS ARTIGOS “FULL TEXT” FREE(PDF) NAS BASES DE DADOS SEM SAIR DA PLATAFORMA.

    OBRIGADO

  4. Elias Mendes Costa disse:

    Outra dúvida é, quando insiro um artigo e/ou tese e dissertações alguns deles são preenchidos incorretamente, erros como: Falta de autores, Nome incompleto do título e ou autoresdo trabalho, as vezes ao invés do título da tese vem o título da Universidade, sempre deve ser feita a verificação e correção manual ou tem alguma forma que não tenha erros como inserir artigos pelo DOI, porque todos que inseri foi pela pasta de artigos que tenho no computador.

    • Mais motivos para nao citar teses e citacoes…
      1- desconheco identificador digital para teses que possa ser usado em gerenciadores, vc tera q digitar os dados manualmente…
      2- os estilos em sua maioria nao suportam teses, dao erros e vc tera q arrumar manualmente depois…
      3- por fim a hora q for publicar tera q tirar as citacoes de teses se for uma revista de boa qualidade…
      nao acho inteligente…
      de uma olhada em super dicas ABNT
      abcos

  5. Elias Mendes Costa disse:

    Obrigado. Vendo seus vídeos acho que é mais conveniente pegar aquele estilo mais próximo das normas da Universidade e Fazer as alterações manualmente. Como ingressei no mestrado agora (estou no primeiro ano)Estou montando o meu banco de dados de referências, mas como estou começando a usar o mendeley agora surgiram algumas dúvidas. Em seu tutorial você mostra como inserir um artigo ( no mendeley tem Details Types jornal Article)no caso de teses e dissertações qual tipo devo usar?

    • Ola Elias.
      Realmente, para ABNT por hora essa eh a melhor solucao.
      Quando for citar uma tese vc seleciona a flecha do lado do ADD FILES, ADICIONAR ENTRADA MANUALMENTE, depois selecione a opcao THESIS.
      veja na figura (clique aqui).
      Pessoalmente acho q vc deve evitar a citacao de teses de doutorado. As melhores revistas nao aceitam este tipo de citacao e vc vai ter dois trabalhos para fazer a referencia. Um para escrever sua dissertacao e outro para publicacao. Se o doutorado eh bom ele deve estar publicado e isso q deve ser citado. Se a tese nao foi publicada vc deve ficar desconfiado da qualidade do trabalho.

  6. Elias Mendes Costa disse:

    Gostaria de saber como faço para mudar o estilo da BNT associação brasileira de normas técnicas (postuguês-Brasil)esse foi o estilo que mais se aproximou das normas aqui do programa de pós-graduação ciência do solo-UFRRJ, porém queria que na citação colocasse et al quando houvesse mais de dois autores (nsse estilo só coloca quando tem mais de três)e queria que não colocasse et al nas referências que possui mais de 3 autores nas REFERÊNCIAS queria que fosse como é para 1,2 e 3 autores. Tetei editar mais não consegui. Se alguém puder me ajudar Agradeço.
    EX:
    SOUZA, E. D.; CARNEIRO, M. A. C.; PAULINO, H. B.; SILVA, C. A.; BUZETTI, S. Frações do carbono orgânico, biomassa e atividade microbiana em um Latossolo Vermelho sob cerrado submetido a diferentes sistemas de manejos e usos do solo. Acta Scientiarum. Agronomy, v.28, p.323-329, 2006.

    e para citação: (Six et al., 2000)(Plante e Mcgill, 2002)

    • Ola Elias,
      meus conhecimentos em edicao de estilos eh limitado, o que sei esta no post…
      qdo preciso de alteracoes normalmente preciso de ajuda de pessoas q
      entendam de programacao…
      vc pode ir tentando as alteracoes no editor de estilos do mendeley… eh um jogo
      de tentativa e erro ate chegar aonde vc quer…

  7. Thiago disse:

    Bom dia Edmar,
    Estou tentando alterar o estilo usando o site que você indicou aqui por achar mais fácil (http://csleditor.quist.de/csleditor/show/1/example-citation-style)
    Porém, esta ocorrendo o seguinte erro:
    -Ao colocar a citação numérica em sobrescrito, dasaparecem os parêntes ou colchetes e quando tem mais de uma aparecem coladas e não separadas por virgula (2 citações, – várias em sequência);
    -Na bibliografia escolho upper case para autores, no entanto não altera nada. Fica da forma que esta no mendeley.

    Você sabe como fazer essas alterações, no editor que vem no mendeley não consigo colocar essas opções.

  8. Carlos disse:

    Bom dia, estou procurando um método para deixar a bibliografia colocada pelo Mendeley em um arquivo word no formato Arial, 12, Justificado.
    Ao clicar em refresh, a fonte e o tamanho são mantidos, mas a referência sai do justificado. Se alguem tiver alguma idéia aceito.

    Axei outro site interessante para edição de CSL que é o:
    http://steveridout.com/csl/visualEditor/

  9. Eduardo Bastos disse:

    Boa Noite.

    Estava tentando editar para que nas minhas refêrencias de teses apareça também o tipo de tese ( mestrado ou doutorado) e também a universidade. Entretanto não aparece no site de edição essas funções para adicionar (add fields) sabe se tem como fazer isso?

    abraços

  10. Diogo Caribé de Sousa disse:

    Edmar,

    Também acho o fim, até porque é uma revista da UFBA (Federal da Bahia). Como ela esta no começo, estou tentando ajudar com esse tipo de problema, pois é um saco fazer referência.

    Obrigado pela atenção.

    Tentarei encontrar alguém por aqui que nos ajude.

    Abraços

  11. Diogo Caribé de Sousa disse:

    Já tentei no Endnote, mas não dá para fazer com o que entendo de programação, pois é muito pouco. Tentei no site, mas ele não funciona quando faço as mudanças. Já tentei com um colega, mas não avançou, apesar das nossas referencias serem bem simples.

    “… foi demonstrado por vários autores (Fernandes et al. 2002, Abreu 2007, Damasceno et al, 2007, Silva & Rodrigues 2010), e particularmente por Porto e colaboradores (2005), que…”

    ou seja:

    em ordem cronológica e, para o mesmo ano, em ordem alfabética;
    citando-se o sobrenome do autor em trabalhos com até dois autores e usando-se o primeiro autor seguido de “et al.” (quando a citação vem eentre parênteses) ou “e colaboradores” (quando apenas o ano vem entre parênteses) no caso de três ou mais autores;
    utilizando-se & no caso de dois autores;
    separando as citações por vírgula.
    Na seção Refrências, a citação deve seguir o padrão abaixo:
    QUANDO SE TRATAR DE ARTIGOS:

    Andrén H 1994. Effects of habitat fragmentation on birds and mammals in landscapes with different proportions of suitable habitat: a review. Oikos 71(3): 355-366. http://dx.doi.org/10.2307/3545823

    Denoël M & Ficetola GF 2007. Landscape-level thresholds and newt conservation. Ecological Applications 17(1): 302-309. http://dx.doi.org/10.1890/1051-0761(2007)017%5B0302:LTANC%5D2.0.CO;2

    Klein AM, Vaissière BE, Cane JH, Steffan-dewenter I, Cunningham SA, Kremen C, Tscharntke T 2007. Importance of pollinators in changing landscapes for world crops. Proceedings of the Royal Society B – Biological Sciences 274(1608): 303-313. http://dx.doi.org/10.1098/rspb.2006.3721

    QUANDO SE TRATAR DE CAPÍTULOS DE LIVROS:

    Uhl C, Bezerra O, Martini A 1993. An ecosystem perspective on threats to biodiversity in Eastern Amazonia. In CS Potter, JI Cohen, D Janczewski [Eds]. Perspectives on biodiversity: case studies of genetic resource conservation and development. AASS Press, Washington DC.

    QUANDO SE TRATAR DE LIVROS:

    Verweij P, Schouten M, van Beukering P, Triana J, van der Leeuw K, Hess S 2009. Keeping the amazon forests standing: a matter of values. WorldWide Fund for Nature (WWF), Netherlands, Zeist. 70 pp. http://www.wwf.se/source.php/1229304/Keeping%20the%20Amazon%20forests%20standing.pdf

    • Ola Diogo,
      infelizmente so sei fazer pequenas alteracoes…
      qdo tenho problemas assim sou obrigado a sentar com o programador
      e resolver passo a passo …
      vc pode fazer isso ou se tiver tempo esperar que vai sair o editor do mendeley,
      mas como vc ja nao conseguiu com o endnote, nao sei se vale a pena…
      uma ultima opcao eh pagar para alguem fazer o estilo do endnote para vc,
      uma vez fiz um orcamento e custava R$ 400,00…
      achei o fim e ai comecei a estudar como se trabalha com isso e montei o blog…
      mas se quiser ta ai o link: http://www.picinfo.com.br/Endnote.php

  12. Nem naquele site eu consegui.

    Abraços

    • Ola Diogo,
      se o estilo que vc precisa nao existe nos sites oficiais, nao existe nos sites alternativos, vc nao consegue fazer, nao conhece quem faca…
      nao ha o que fazer no momento…
      vc pode tentar o Endnote para ver se tem seu estilo la, ele tem uma variacao maior de estilos…

      abcos…

  13. Que dificil fazer essa edição. Nao to conseguindo nao.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s