Lousa interativa – Interactive Whiteboard Promethean

Mesmo para quem não tem acesso a um quadro interativo, as funções do software de instalação, que pode ser baixado livremente (Active Inspire),  são muito interessantes e podem ser usadas com o mouse. Veja o que é capaz de ser feito com esse software, pois mesmo sem o quadro é possivel usar as opções de marcação, gravação, desenhos e manipulação de mídias.

·

No ano de 2011 foi feita uma grande compra pelo governo federal de quadros interativos. Esses quadros podem facilitar o trabalho de ensino e palestras, ou pelo menos torna-las mais interessantes.

Os quadros interativos foram distribuídos para muitas universidades federais. Aqui na UFPR o Serviço de Ortopedia já instalou o quadro e montamos este pequeno tutorial para que todos possam tirar proveito desta nova mídia.

O quadro interativo que vamos abordar é da empresa Promethean. É possível ver os quadros no site oficial (clique aqui).

O primeiro passo é instalar o software do quadro interativo no PC que ira usar. Como o trabalho com imagens é um pouco exigente, recomenda-se um computador com uma boa placa de vídeo e com no mínimo 2GB de RAM e com 2GHz de velocidade.

O software pode ser baixado e instalado pelo site do fabricante (clique aqui). Lá existe versões para todos os sistemas.

O softaware ira solicitar um número de SERIE. Você pode usar o número de serie da Ortopedia da UFPR, esse SERIAL permite um número ilimitado de instalações: 00161128742763988546.

.

.

Vídeo tutorial de Instalação do Active Inspire.

.

.

Depois de instalado o software, trabalhe todas as suas opções e funções, são milhares. Veja o que pode ser interessante para o seu uso. Tem funções para professores e alunos de todos os níveis e áreas.

Vamos colocar aqui neste post as funções que se encaixam mais com aulas de nível universitário ou pós-graduação. Veja os conceitos e vídeos que vão poupar um bom tempo de quebra-cabeça com o sistema.

.

Conceitos:

1- O que é Active Bord – é o quadro branco interativo, sensível ao toque da caneta (clique aqui).

.
2- O que é Active Inspire – é o software que deve ser intalado no computador, que tem várias funções para as apresentações, e pode ser usado com o quadro interativo (clique aqui).

.
3- O que é Activepen – é a caneta que interage com o quadro, que funciona exatamente como um mouse, seu toque no quadro é um clique da esquerda e seu botão é um clique da direita.

.

A caneta tem função de integração com o quadro. Tudo é desenvolvido para o uso da caneta no quadro e a caneta funciona exatamente como um mouse. O usuário que não tem acesso ao quadro interativo, pode desfrutar do Active Inspire com um mouse Wi-fi ou USB em suas apresentações.

.

.

Vídeos Tutoriais:

Vídeo tutorial de como se seleciona os comandos visíveis do Active Inspire

.

Vídeo tutorial de algumas funções do Active Inspire:

1- Caneta, grifadores e formas

.

2- Barra de ferramentas

.

3- Sorteio com dados e formas fechadas

.

4- Trabalho com mídias – fotos e imagens

.

5- Tirando foto da tela ou parte dela

.

6- Modo desktop

.

7- Uso da Caneta Interativa

.

8 – Ativando o Active inspire

.

9- Funções Desktop e mouse

Anúncios

Sobre Edmar Stieven Filho

Médico Ortopedista - Professor de Ortopedia da UFPR - Coordenador da Pós-graduação de Artroscopia e Traumatologia do Esporte da UFPR
Esse post foi publicado em Aulas e Apresentações, Tecnologia e marcado , , , , . Guardar link permanente.

12 respostas para Lousa interativa – Interactive Whiteboard Promethean

  1. Parabéns Edmar pelo site ou blog. Muito interessante e bem didático. Estou vendo item por item e já de início gostei muito. |Posteriormente, gostaria de converser pessoalmente e trocarmos algumas idéias.
    Atenciosamente, Rui Fernando Pilotto – Departamento de Genética – UFPR

  2. ben disse:

    Olá. Obrigado por suas informações. Eu tenho uma outra idéia sobre quadros interactivos. A um portátil. Com um comprimento de 12 centímetros. Ele pode ser facilmente conectado ao projetor e utilizado após a instalação do software caneta óptica que está incluído no pacote. Ele elimina a necessidade de um quadro interactivo e ideal para uso em salas de aula e offices.It usa uma câmera CMOS, IR varinha e caneta para o seu funcionamento. Sua maior vantagem reside na sua simplicidade e facilidade de uso. É altamente flexível pode ser montado em qualquer projector existentes diretamente ou podem ser organizadas na tabela para aplicações portáteis.
    http://Www.reecan.com mais informações
    contato por e-mail: ben@reecan.com

  3. Pollyana disse:

    Bom, uma das integrantes mora comigo, rs, e estou monitorando tudo. Aparece sim os artigos (ela tem que fazer o download deles no próprio mendeley-coisa rápida), mas aparecem todos juntos sem as sub pastas que eu criei dentro do tópico.

    • algo acontece….
      Usamos as subpastas no grupo dos advisor e nao temos nenhum problema, veja na foto (clique aqui)…
      pessoas do mundo todo gerenciam as pastas e ate agora nada de errado…
      fiz uns testes aqui na minha ‘mini estacao’ e todas as pastas e arquivos foram sincronizados corretamente…
      talvez seja algum bug ainda nao detectado… afinal as subpastas sao uma funcao da ultima versao…

  4. Pollyana disse:

    Oi Edmar, já descobrimos que aparece no mendeley sim! No entando, eu criei sub-pastas para organizar melhor o artigo e para os integrantes só aparece todos os artigos, sem a subdivisão. Você sabe se há como elas visualizarem na mesma organização que eu fiz?

  5. Pollyana disse:

    Obrigada, vou experimentar todos para ver qual a melhor opção para mim.
    Sei que não estou no post correto, mas só uma pergunta: quando compartilho artigos com um grupo privado, esses artigos só aparecem para os integrantes na página da web? Criei um grupo e os artigos não parecem no programa mendeley dos integrantes.
    Obrigada de novo!

    • ola pollyana,
      aparecem normalmente para todos os que pertencem ao grupo privado no mendeley desktop, faco isso ha alguns anos em todos meus trabalhos…
      certifique-se que:
      1- o grupo eh realmente privado;
      2- vc fez o upload do PDF, se nao tem como os outros terem acesso, o PDF fica so no seu PC principal…
      3- de que os outros usuarios assinalaram para fazer o download dos PDFs nas configuracoes do grupo, veja se eles nao estamo meio perdidos (eh o mais comum)…

      att

  6. Pollyana disse:

    Entendi. Preciso fazer uma apresentação sobre um programa e queria apresentar online ao invez de print screen, mas está difícil. A própria ferramenta de lupa do windows trava muito. Estou tentando alguns freeware, mas sem sucesso até o momento.

    • voce pode usar o camtasia que tem 30 dias de uso gratuito,
      ou ainda:
      usar o programa deste post para captura da tela e o Windows Movie Maker (XP ou win7) para editar… eh como eu fazia antes do camtasia…
      acho a melhor opcao freeware…

      existem outros programas para edicao free que sao bastante usados e mais poderosos, o principal deles eh o virtualdub, pessoalmente nunca me adaptei a ele pq acho a interface muito ruim… acho que eh para o pessoal mais profissional..
      att

  7. Pollyana disse:

    OI Edmar, gosto muito do blog e sempre que tenho tempo passo por aqui para conferir as novidades.
    Gostaria de saber uma coisa bem simples, como você faz a ferramenta de zoom e a marcação no ponteiro do mouse para suas apresentações?
    Obrigada e Parabéns!

    • Ola Pollyana,
      fico feliz que vc goste do blog…
      o zoom e os efeitos de mouse sao feitos por um editor especifico de videos, o Camtasia.
      Acho ele o melhor editor, muito facil e pratico de usar. So nao postei nada sobre ele ainda pq eh um programa pago e caro (U$ 300). Procuro postar sempre opcoes freeware como o Mendeley e este software para lousas interativas.
      Att

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s