Mendeley parte 8 – outros estilos CSL

O que são estilos para gerenciadores de referências:

As referências produzidas por um software de gerenciamento de referências bibliográficas pode se adequar a várias revistas. Cada revista tem uma forma específica de escrever suas referências. Para que o programa possa colocar essas referências de forma correta é necessário que se use o estilo adequado para a revista escolhida.

O estilo padrão do Brasil é o ABNT, o estilo padrão de revistas médicas é o Vancouver. Os padrões de estilo mais usados no mundo são:

  1. Cell citation style: Cell describes itself as a biweekly publication of exceptional research articles in areas including molecular biology, biochemistry, cancer research and more.
  2. Chicago citation style: The Chicago Manual of Style has two systems: a humanities style focusing on notes and bibliographies and the author-date system.
  3. Harvard citation style: The author-date, or Harvard, style of referencing is a widely accepted style in academic publications, although variations are common.
  4. MLA citation style: The Modern Language Association or MLA citation style uses Citations in the Text of a paper to point to a Works Cited list at the end of the paper.
  5. Nature citation style: Nature is a weekly journal of science that publishes original research articles across a range of scientific fields.
  6. Science citation style: Science is the academic journal of the American Association for the Advancement of Science.

Apesar de bem estabelecidos os padrões de estilos, cada revista tem o “capricho” de fazer pequenas alterações, como por exemplo, colocar a referência no final entre parênteses (1), colchetes [1], sobrescrito1 e outros…

Logo apesar de poucos padrões temos milhões de estilos, quase um para cada revista.

.

A linguagem do estilo – como ele é escrito:

O estilo de citação tem uma linguagem de informática para ser construido, existem duas principais: CSL e ENS. A linguagem ENS pertence ao EndNote, programa de propriedade da Reuters, maior agência de notícias do mundo.

O único ponto em que o EndNote, programa pago, leva vantagem sobre os seus concorrentes é por ele ter um editor de estilos próprio, aonde pequenas alterações podem ser feitas sem grandes problemas e sem a necessidade de conhecer a estrutura da linguagem ENS. Como ele é o mais antigo também existe um número grande de estilos a disposição nos fóruns e blogs.

Do outro lado existe o estilo CSL (Citation Style Language). Ele foi criado por Bruce D’Arcus. Esse estilo é o utilizado por programas abertos como o Mendeley e Zotero (para saber mais sobre isso leia: blog Mendeley, site citeproc-js).
Com a constante evolução do estilo CSL e principalmente pela necessidade de construir um editor de estilos, essa linguagem sofreu algumas alterações e agora encontra-se na versão 1.0.

Em uma comparação grosseira, podemos dizer que o estilo ENS esta para o Windows assim como o CSL está para o Linux. Sabemos que o estilo CSL, ou derivado dele, será o padrão de todos os softwares, mas ele ainda tem um grande problema: o Editor de Estilos. A construção de um editor de estilos CSL já esta bem adiantada, mas ainda exige um usuário um pouco mais avançado ou persistente (ver aqui o editor de estilos CSL).

Uma coisa interessante seria um software que transformasse o estilo ENS em CSL, porém o EndNote abriu um processo e não permitiu que os programadores construíssem tal ferramenta. Então os estilos construídos para EndNote, por usuários como nós e não pelo proprietário, não podem ser transferidos para outros programas (mais detalhes clique aqui).

.

.

Como usar outro estilo que está disponivel no Mendeley:

Os estilos que estão no Mendeley basta instalá-los diretamente do Mendeley Desktop. Vá até View>Citation Styles> More Styles. Procure, selecione e pronto.

Vídeo tutorial de como usar outros estilos que estão disponíveis no Mendeley:

.

.

Como usar outro estilo que NÃO está disponivel no Mendeley:

O primeiro passo é achar o estilo. Sempre comece olhando em:

Zotero;

github;

– neste blog esta disponível os estilos ABNT e Vancouver (ver aqui).

.

Vá até os sites recomendados, procure e baixe o estilo. Salve ele na pasta “citationStyles-1.0”. Basta procurar a pasta, cada sistema grava em um local, no Windows está em:

C:Arquivos de programasMendeley DesktopcitationStyles-1.0

Depois de salvo, reinicie o Mendeley e o estilo estará lá para ser usado.

.

Vídeo tutorial de como usar outros estilos que NÃO estão disponíveis no Mendeley:

.

.

Como usar um estilo dependente (estilos que dependem de outros estilos):

Quando, no Word, você recebe a mensagem: [Cannot open CSL file ./citationStyles-1.0/XXXX.csl], provavelmente significa que você esta com um estilo dependente e não colocou o seu complementar.

Alguns estilos só funcionam quando instalados toda sua série. Um exemplo é o estilo da revista “Plos One” esse estilo só ira funcionar se o “Plos” também estiver instalado. Pois a escrita do estilo “Plos One” comanda que seja feito tudo como o estilo “Plos” e mais alguns detalhes.

Então se você estiver escrevendo para a “Nature Mediciene” já instale também o estilo “Nature Journal” pois são estilos complementares.

Esse processo não é tão difícil quanto parece. o Vídeo tutorial deixa tudo bem claro.

.

Vídeo tutorial de como usar estilos dependentes:

. o blog pelo twitter basta seguir: @edmar_curitiba

Anúncios

Sobre Edmar Stieven Filho

Médico Ortopedista - Professor de Ortopedia da UFPR - Coordenador da Pós-graduação de Artroscopia e Traumatologia do Esporte da UFPR
Esse post foi publicado em Gerenciadores de Referências, Mendeley e marcado , , , , . Guardar link permanente.

33 respostas para Mendeley parte 8 – outros estilos CSL

  1. Luane Azeredo disse:

    Olá, eu criei um estilo para a revista Zoologia (curitiba) no endnote, mas gostaria de saber se é possivel importar esse estilo para o mendeley, pois o acho bem mais independente que o endnote. Já tentei aqui, mas não consigo.
    Sabe dizer se é possível?

    • Ola Luane.
      Ate alguns anos atras a comunidade livre tentou criar um software que fazia essa conversao. Foi barrada por processo judicial. Entao nao ha metodo para fazer isso de forma automatica. Vale uma nova pesquisa, pois faz tempo q vi isso.

      att
      edmar

  2. Adriana disse:

    Olá, gostaria de ajuda pois não consigo encontrar o estilo da revista Aquaculture Nutrition no formato CLS. Só encontro no format ens e esse parece incompatível com o mendeley. Obrigada desde já!

  3. Raphael Nogueira disse:

    Olá Edmar, para funcionar corretamente o estilo deve estar publicado no repositório do github ou do zotero? Eu tive que fazer alterações no estilo ABNT, mas quando insiro na pasta citationStyles-1.0 e reinicio o mendeley ele não aparece pra mim.

    • Ola,
      nao ha necessidade que seja destes sitios, mas eh preciso que seja em linguagem CSL e que esteja corretamente escrito.
      1o veja se vc nao pulou algum passo de colar e achar o estilo corretamente; video:
      http://ctea.in/1dH0PbQ

      2o se tiver feito tudo ok, eh possivel que a edicao q vc fez tenha causado algum dano no arquivo…

      att
      edmar

  4. Priscila disse:

    Olá Edmar, obrigada pelas dicas de maneira geral, adicionei o arquivo ABNT.cls na pasta CitationStiles como vc mencionou, mas mesmo assim o mendeley não reconhece. Como devo proceder?
    Obrigada

    Priscila

  5. Georgia disse:

    Olá. Estou com uma dúvida, escrevo minha tese na forma de capítulos. São 5 capítulos e cada um tem a sua própria referência. Mas não estou conseguindo separá-las. Como procedo?

    • Ola Georgia, não tem uma saída fácil,
      se o seu trabalho tiver as referencias em ordem numerica corrida,
      (Ex: Capitulo 1 – referencia 1, 2,3; capitulo 1- referencia 4,5,6… )
      a única forma de usar um editor de referencias eh:
      – terminar o trabalho
      – inserir as referencias no final
      – exportar o documento sem campos (ver como aqui)
      – copiar e colar as referencias de cada capitulo manualmente.

      Caso o seu trabalho tenha capítulos com referencias independentes,
      ai eu faria cada capitulo um documento diferente do Word.
      No final exporto sem campos e junto os documentos.

      att

  6. Diana Antunes disse:

    Olá!

    Devido à subscrição do endnote ter terminado na minha universidade, tive de desinstalar o endnote e instalar o mendeley.
    Passei a biblioteca que tinha no endnote para o mendeley, contudo, sempre que insiro uma nova referência no word (com o mendeley)ele não reconhece as referencias que já estavam inseridas nesse mesmo word, anteriormente pelo endnote. Pelo que por exemplo, tinha já 120 referencias colocadas com o endnote e quando vou a por a proxima, com o mendeley, em vez de se tornar o numero 121, fica o numero 1 :/
    Como faço para o mendeley reconhecer as outras refs. já colocadas antes??

    Obrigado

    • Ola Diana,

      ja passei por esse problema e nao tem como o Mendeley ou qquer outro gerenciador reconhecer o que foi inserido pelo Endnote.
      Eu refiz todas as referencias.
      Caso nao queira repetir o trabalho vc pode usar versoes mais antigas do Endnote que ja estao abertas para uso, pois todos eles
      se tornam “nao pagos” depois de 10 anos. Voce tera que baixar de qualquer sistema nao oficial, mas desde que tenha mais de 10 anos
      vc nao estara infringindo nenhuma lei.
      Outra opcao eh usar o Endnoteweb, que nao precisa pagar (clique aqui)

      att

  7. Idebenone disse:

    Olá,estou disponiblizando uma versão do estilo ABNT 6023/2002 para o zotero, programado para livros e artigos de revistas.A quem interessar ele está em: http://rapidshare.com/files/147568341/abnt6023b.csl.html me escrevam (andretta_pedro@yahoo.com.br) dando as opiniões, as atualizações que forem sendo feitas assim como notificações de versões já desenvolvidas e melhores. Sem mais.Pedro AndrettaPS:A versão que disponibilizei irá gerar a referencia quando o formato (ou ainda “tipo”) do documento estiver nomeado como “Artigo de Revista” ou como “Livro”. se estiver como “Artigo de diário” (formato corrente proveniente da exportação de BD) ele não gerará. Solução para o problema: simplesmente mudar o formato do documento.Quais quer outros problemas é só enviar por e-mail.

  8. Janaina disse:

    Oi Parabéns pelo site….muito bom….Gostaria de saber como posso conseguir estilo Vancouver, mas em ordem alfabética para Revista Saúde Pública USP.

  9. Luciana disse:

    Parabéns pelo seu trabalho!!! Gostaria de saber como insiro a virgula no estilo superescrito vancouver . Quando coloco merge citations , só faz virgulas entre 2 numeros. Quando faço merge com 3 ou mais fica a

    • Ola Luciana,
      por hora so consugo fazer pequenas alteracoes nos estilos…
      para fazer alteracoes mais importantes ou peco para um programador ou procuro outro estilo
      que ja esteja correto..
      isso tudo se resolve com o editor de estilos que esta para chegar…
      por hora o que eu sei de edicao estao nos seguintes posts:

      Mendeley parte 9 – editando estilos

      Mas o estilo vancouver que esta disponibilizado aqui esta funcionando corretamente,
      nunca tive problemas com ele…
      att

  10. Miriam Dias disse:

    Bom dia,

    Obrigado por compartilhar seu conhecimento conosco.
    Sou estudante de biblioteconomia e estou adorando o Mendeley.
    Gostaria de saber como posso abrir um arquivo já comentado em um computador que não possui o mendeley desktop.

    Grata

    Miriam Dias

    • Ola Miriam…
      fora do mendeley so existe uma forma:
      Vc abre o PDF no mendeley, vai ate FILE e clique em “Export PDF with annotations”
      assim vc ira salvar uma copia do PDF com as anotacoes e marcacoes para enviar para quem quiser..
      att

  11. Taynan disse:

    Olá, gostaria que me ajudasse. Já estou com o artigo prontinho , com todas as referencias inseridas pelo Mendeley, tudo conforme seus excelentes tutorias. Agora preciso utilizar estilos que não existem para download via mendeley, por exemplo. Neotropical Ichthyology and River Research and Applications.
    O que você me sugere?
    Obrigado

    • Ola Taynan,
      legal q o site tenha ajudado vc a escrever o artigo, o objetivo eh esse …
      vc agora chegou em um ponto critico q eh a referencia especifica para sua revista…
      como o Mendeley ainda nao tem um editor de referencias integrado, nesses casos ficamos um pouco desamparados…
      a promessa da apresentacao deste editor eh grande e os CEOs do Mendeley ja apresentaram as ultimas versoes q logo estara disponive…
      ler mais em:
      Mendeley parte 8 – outros estilos CSL

      Mendeley parte 9 – editando estilos

      Para o seu caso especifico, nao encontrei o estilo CSL para a revista Neotropical Ichthyology, mas se vc entrar na instrucao para autores da revista, vc vai ver q ela adota o estilo ABNT. Entao eh so usar o estilo ABNT… simples assim…
      Isso nao tira de vc o dever de fazer uma conferencia manual das citacaoes para ver se esta tudo ok… Nesta hora se tiver muita dificuldade, o que eu acho q nao vai acontecer, pq ta facil de arumar, vc pode pedir ajuda a uma bibliotecaria para conferencia final… eh um custo q vale a pena qdo nao se tem experiencia com referencias…
      Antes de fazer os acertos finais manualmente nas referencias, exporte seu artigo, veja como em:
      Mendeley parte 5 – exportando sem campos

  12. Carlos Cardoso disse:

    Olá,Edmar
    Como é trabalhar o mendeley juntamente com o Nvivo?

    • Ola CArlos,
      nunca usei o Nvivo,
      mas dei uma olhada no site do programa, ele eh compativel com todos os gerenciadores de referencia..
      achei o preco dele exorbitante, acredito q vc tenha acesso atraves de alguma instituicao…
      para saber como vc pode importar ou exportar de um programa para o outro de uma lida em:
      bit.ly/mendeley7
      apesar de ser sido escrito para EndnoteMendeley, nao deve mudar muito as regras do jogo…

      att

  13. Ana Laura Zara disse:

    Olá Edmar!
    Preciso do estilo do Memórias do Instituto Oswaldo Cruz. Você sabe se este arquivo csl existe e onde posso encontrá-lo?
    Grata,
    Ana Laura

    • dei uma procurada e nao achei um estilo csl (mendeley ou zotero) para sua revista. No geral os estilos de revistas nacionais ainda sao dificeis de achar em CSL. Acredito que este problema so sera resolvido com o editor de estilos.
      Por hora o que vc pode fazer para resolver o problema eh o seguinte:
      Baixe o estilo Memórias do Instituto Oswaldo Cruz para Endnote (download aqui).
      .
      O endnote eh um programa pago, que funciona muito bem para inserir referencias. Sua principal desvantagem eh nao gerenciar os artigos.
      Veja uma ideia de como vc pode fazer para nao gastar dinheiro e usar este estilo ate alguem montar um estilo csl para sua revista:
      1- gerencie seus artigos pelo seu software grautito preferido (eu uso o mendeley),
      2- depois de o artigo escrito, baixe e instale o endnote (ver aqui), vc pode usar os 30 dias de licensa gratuita,
      3- exporte o conteudo das referencias para o endnote (ver aqui)
      4- insira as referencias…

      eh como eu faco para as revistas que ainda nao tenho estilo CSL….

  14. Luiza disse:

    Oi Edmar,
    vou seguir sua dica. Muito obrigada pela ajuda!
    Ah, e parabéns pelo seu blog, já me ajudou em várias situação, principalmente para aprender a utilizar o Mendeley.

  15. Luiza disse:

    Oi,preciso do estilo da revista Neurotoxicology da Elsevier e não encontro para baixar para o Mendeley. Pode me ajudar?
    Obrigada!

    • Ola Luiza,
      dei uma procurada e nao achei um estilo csl (mendeley ou zotero) para sua revista. O pior eh que a revista tem um estilo bem peculiar, entao nao da
      para usar os padroes. Mas achei para Endnote (download aqui).
      .
      O endnote eh um programa pago, que funciona muito bem para inserir referencias. Sua principal desvantagem eh nao gerenciar os artigos.
      Veja uma ideia de como vc pode fazer para nao gastar dinheiro e usar este estilo ate alguem montar um estilo csl para sua revista:
      1- gerencie seus artigos pelo seu software grautito preferido (eu uso o mendeley),
      2- depois de o artigo escrito, baixe e instale o endnote (ver aqui), vc pode usar os 30 dias de licensa gratuita,
      3- exporte o conteudo das referencias para o endnote (ver aqui)
      4- insira as referencias…

  16. Pollyana disse:

    Já percebeu que tudo de diferente acontece comigo??? Os meus estilos de citação instalados não vão para a pasta referente. Como se o mendeley e o meu pc não estivessem sincronizados…aff!

  17. Pollyana disse:

    Engraçado Edmar, os estilos que estou instalando no Mendeley não estão indo para essa pasta.
    A revista que vou submeter é da Elsevier, porém o estilo referente a ela no Mendeley apresenta a revista do artigo na íntegra e eu preciso dela abreviado. Vou tentar baixar neste link que você mandou e tentar editar. Obrigada!

  18. Pollyana disse:

    Estou tentando formatar um estilo que se parece com o da revista na qual estou tentando publicar. O estilo está no nome de European Radiology, Neuroradiology. No entanto na pasta de citationStyles-1.0 Não sei qual arquivo corresponde a este estilo. Você saberia me informar?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s