Viber – diminua sua conta de celular

A conta do celular pode ser uma tortura.  A paciência do consumidor é testada constantemente com uma das tarifas mais caras do mundo e com um serviço vergonhoso. Vergonhoso é a palavra mais educada que pode ser usada para se dirigir a telefonia e serviços 3G do Brasil. Felizmente a tecnologia ajuda a achar saídas para incompetência.

Uma das saídas é o  VOIP (Voice over Internet Protocol) ou simplesmente telefonia pela Internet. Um programa que revolucionou o VOIP principalmente na década do ano 2001-10 foi o Skype. Com chamadas de qualidade via computador tornou as ligações via internet algo prático e acessível a milhões de pessoas.

O Skype ainda é o programa mais usado para ligações via internet. O seu problema é quando usamos ele em um Smartphone. Constantes travas e pouca qualidade fazem o seu uso no celular algo restrito.

Como um programa tão revolucionário não consegue passar uma barreira que não deveria ser complexa para programadores desse nível? Para isso vou arriscar um palpite sobre o mundo corporativo. O Skype foi desenvolvido por um grupo de programadores que hoje esta envolvido com o desenvolvimento do Mendeley (maior biblioteca digital do mundo). Quando o Skype explodiu como software seu valor foi calculado em milhões. Grandes corporações compraram seus direitos e ele passou de mão em mão até a Microsoft, sua atual proprietária. Tenho para mim que essas grandes transações trazem três coisas:

– Algum benefício para quem compra

– Muito benefício para quem vende

– Piora considerável no atendimento do consumidor

Outro exemplo similar, foi a compra da rede de supermercados Mercadorama, que pertencia a família Demeterco e foi adquirida pelo BIG. O Mercadorama era um mercado excelente, produtos com preços justos, tamanho ideal no qual não se perdia um período inteiro do dia para fazer compras. Depois de sua venda ficou com todas essas qualidades questionáveis. Não questiono o lucro que estas manobras fornecem, apenas não vejo nada de positivo ao consumidor.

Poucos serviços não pioram apos passar pelos processos de incorporação, um exemplo de sucesso é o Youtube, que continua sendo o melhor serviço de postagens de vídeos online, talvez o segredo seja que o comprador (Google) manteve seus fundadores na coordenação do processo. Como humanista acredito que são estas pessoas que fazem a diferença.

Enfim, o Skype não piorou seu serviço VOIP quando conectamos pelo notebook ou desktop, mas acho que perdeu sua capacidade de atualização, pois ele faz essencialmente a mesma coisa que fazia a 10 anos atrás quando me foi apresentado. O Skype em Smartphones cria tantos problemas que a plataforma ANDROID criou um programa para fechar o SKYPE, o STOP SKYPE. Então como era de se esperar o Skype não consegue oferecer um bom serviço VOIP em Smartphones e é superado com facilidade por um concorrente que mal saiu das fraldas: o VIBER.

 

O mais impressionante deste aplicativo é que ele funciona decentemente com a péssima internet 3G brasileira, ou seja, ligações entre colegas que tenham VIBER fica por conta do plano de dados. Outra facilidade é que ele já entra na sua agenda do celular automaticamente, mostrando os colegas que tem ou não VIBER. Isso não é novidade, mas ajuda muito.

O VIBER esta disponível para as plataformas APPLE e ANDROID e tem tudo para revolucionar o VOIP via Smartphone. Esperamos que essa moda pegue e que a conta do celular venha para valores mais honestos.

DICA 1: como a nossa internet 3G brasileira ainda é muito limitada, a qualidade do sinal vairia conforme a locomoção. Então para estas ligações é melhor ficar parado. Via WIFI a qualidade fica muito melhor, como era de se esperar.

DICA 2: confira também: Whatsapp

Anúncios

Sobre Edmar Stieven Filho

Médico Ortopedista - Professor de Ortopedia da UFPR - Coordenador da Pós-graduação de Artroscopia e Traumatologia do Esporte da UFPR
Esse post foi publicado em Tecnologia e marcado , , , . Guardar link permanente.

3 respostas para Viber – diminua sua conta de celular

  1. Marcelo Boal disse:

    Parabéns Dr.Edmar, Maravilhosa dica e muito bem explicada.Concordo com o Dr. Hermes !!!!!

  2. EXCELENTE, EDMAR !!!

    Você tem que ter uma coluna na gazeta.

  3. Fernando Carbonieri disse:

    valeu a dica edmar!!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s