Os vídeos podem ser de vários formatos:
3GP: padrão dos telefones celulares. É extremamente compactado.
FLV: formato encontrado em sites de compartilhamento de vídeos como YouTube. Originário do Adobe Flash Player, sua extensão significa Flash Video.
RMVB: formato criado pela Real Networks e exibido no RealPlayer. Comumente encontrado em sites que disponibilizam filmes e seriados para downloads.
WMV: feito pela Microsoft para áudio e vídeo no PC. É baseado em uma coleção de codecs que podem ser usados pelo Windows Media Player.
AVI: formato mais popular, criado pela Microsoft.
MOV: criado pela Apple e compatível com o iTunes, iPod Video e iPhone. É necessário ter o QuickTime.
MP4 (ou h264): também compatível com iTunes e gadgets da Apple, mas com a vantagem de possuir maior qualidade. Também é usado nos smartphones mais potentes.
MKV: para vídeos em alta definição na Internet.
FONTE:http://www.superdownloads.com.br/materias/formatos-de-video.html
.
Dos formatos descritos acima, ainda não há uma grande dominância, como no caso do MP3 para músicas e JPEG para imagens. O AVI é o mais usado, mas apesar de ser um vídeo compactado ele ainda pode ser pesado para vídeos didáticos, que na sua maioria são rodados de computadores e não em TVs. O MP4 vai ser o padrão mundial para alugueis de vídeos pela internet, porém novamente não estamos falando de filmes e sim de vídeos tutoriais.
Como não temos um padrão definido, escolhemos aquilo que funciona melhor no nosso PC e usamos como padrão. Uso normalmente WMV para os vídeos tutorias. Mas essa já não será a opção de um usuário MAC, que provavelmente ficara com o MP4.
Para ver esses vídeos você pode ter vários Players instalados, porém existe um que se destaca, roda todos os tipos de vídeos, além de ser leve e funcional. Sempre tenha instalado o VLC Media Player.
Mesmo o vídeo sendo de um formato compatível como tocador ele pode não rodar. Isso se deve a incompatibilidade do codec. Codecs são códigos de compactação, necessárias para rodar alguns vídeos compactados. Esse é o motivo de termos sempre instalado um bom pacote de Codecs. Recomendo:
XP Codec Pack – uso e recomendo
ou
K-Lite Mega Codec Pack – mais popular
.
Com estes cuidados não haverá muitos problemas para rodar vídeos no PC, porém para edição não é sempre assim. Em alguns casos, os usuários são obrigados a converter o vídeo de formato para poder trabalhar a edição. Por isso escrevo este post.
A conversão é um processo chato que deve ser evitado no seu planejamento. Já deve trabalhar com formatos compatíveis para evitar esse tipo de problema. Algumas vezes não temos escolha, pois o vídeo já esta capturado e não vamos repetir o trabalho. Então para estes casos fazemos a conversão.
Os melhores programas para conversão são:
FormatFactory – uso e recomendo
e
WinAvi – excelente programa, porem é pago
.
Aqui temos alguns tipos de vídeos, que vamos mostrar como eles podem ser compatíveis ou não com o nosso programa de edição. O programa de edição que iremos usar será o Camtasia. Para os vídeos incompatíveis usaremos um conversor.
Vídeo – câmera Fotográfica Sony DSC-120 – link para download (4share)

.
.
Vídeo – Filmadora – Sony DCR-SX45 – link para download (4share)

.
.
Vídeo – Filmadora – JVC – GZ-MG630 – link para download (4share)

.
.
Vídeo Celular HTC Desire HD – link para download (4share)

.
.
Vídeo tutorial mostrando Compatibilidade e conversão:
.
.
Acredito que toda a questão da compatibilidade se resolvera futuramente com a computação em nuvem. Depois que o vídeo está pronto, vamos posta-lo em um provedor de vídeos, provavelmente o Vimeo ou YouTube. A partir deste momento o vídeo ira rodar em qualquer computador, sistema ou celular com acesso a rede. Pequenas edições também podem ser feitas nestes sites, porém ainda são opções muito limitadas (post IV da serie). Todas as questões de formato e compatibilidade ficam por conta do site de hospedagem. Isso já acontece para a visualização de vídeos, logo será para edição também.
Fontes:
http://www.superdownloads.com.br/materias/formatos-de-video.html
http://www.superdownloads.com.br/materias/formatos-de-video.html#ixzz2JeG0623F
.
.

