Edição de Vídeos Parte II – formatos e conversão dos vídeos.

Os vídeos podem ser de vários formatos:

3GP: padrão dos telefones celulares. É extremamente compactado.

FLV: formato encontrado em sites de compartilhamento de vídeos como YouTube. Originário do Adobe Flash Player, sua extensão significa Flash Video.

RMVB: formato criado pela Real Networks e exibido no RealPlayer. Comumente encontrado em sites que disponibilizam filmes e seriados para downloads.

WMV: feito pela Microsoft para áudio e vídeo no PC. É baseado em uma coleção de codecs que podem ser usados pelo Windows Media Player.

AVI: formato mais popular, criado pela Microsoft.

MOV: criado pela Apple e compatível com o iTunes, iPod Video e iPhone. É necessário ter o QuickTime.

MP4 (ou h264): também compatível com iTunes e gadgets da Apple, mas com a vantagem de possuir maior qualidade. Também é usado nos smartphones mais potentes.

MKV: para vídeos em alta definição na Internet.

FONTE:http://www.superdownloads.com.br/materias/formatos-de-video.html

.

Dos formatos descritos acima, ainda não há uma grande dominância, como no caso do MP3 para músicas e JPEG para imagens. O AVI é o mais usado, mas apesar de ser um vídeo compactado ele ainda pode ser pesado para vídeos didáticos, que na sua maioria são rodados de computadores e não em TVs. O MP4 vai ser o padrão mundial para alugueis de vídeos pela internet, porém novamente não estamos falando de filmes e sim de vídeos tutoriais.

Como não temos um padrão definido, escolhemos aquilo que funciona melhor no nosso PC e usamos como padrão. Uso normalmente WMV para os vídeos tutorias. Mas essa já não será a opção de um usuário MAC, que provavelmente ficara com o MP4.

Para ver esses vídeos você pode ter vários Players instalados, porém existe um que se destaca, roda todos os tipos de vídeos, além de ser leve e funcional. Sempre tenha instalado o VLC Media Player.

Mesmo o vídeo sendo de um formato compatível como tocador ele pode não rodar. Isso se deve a incompatibilidade do codec. Codecs são códigos de compactação, necessárias para rodar alguns vídeos compactados. Esse é o motivo de termos sempre instalado um bom pacote de Codecs. Recomendo:

XP Codec Pack – uso e recomendo

ou

K-Lite Mega Codec Pack – mais popular

.

Com estes cuidados não haverá muitos problemas para rodar vídeos no PC, porém para edição não é sempre assim. Em alguns casos, os usuários são obrigados a converter o vídeo de formato para poder trabalhar a edição. Por isso escrevo este post.

A conversão é um processo chato que deve ser evitado no seu planejamento. Já deve trabalhar com formatos compatíveis para evitar esse tipo de problema. Algumas vezes não temos escolha, pois o vídeo já esta capturado e não vamos repetir o trabalho. Então para estes casos fazemos a conversão.

Os melhores programas para conversão são:

FormatFactory – uso e recomendo

e

WinAvi – excelente programa, porem é pago

.

Aqui temos alguns tipos de vídeos, que vamos mostrar como eles podem ser compatíveis ou não com o nosso programa de edição. O programa de edição que iremos usar será o Camtasia. Para os vídeos incompatíveis usaremos um conversor.

Vídeo – câmera Fotográfica Sony DSC-120 – link para download (4share)

.

.

Vídeo – Filmadora – Sony DCR-SX45 – link para download (4share)

.

.

Vídeo – Filmadora – JVC – GZ-MG630 – link para download (4share)

.

.

Vídeo Celular HTC Desire HD – link para download (4share)

.

.

Vídeo tutorial mostrando Compatibilidade e conversão:

.

.

Acredito que toda a questão da compatibilidade se resolvera futuramente com a computação em nuvem. Depois que o vídeo está pronto, vamos posta-lo em um provedor de vídeos, provavelmente o Vimeo ou YouTube. A partir deste momento o vídeo ira rodar em qualquer computador, sistema ou celular com acesso a rede. Pequenas edições também podem ser feitas nestes sites, porém ainda são opções muito limitadas (post IV da serie). Todas as questões de formato e compatibilidade ficam por conta do site de hospedagem. Isso já acontece para a visualização de vídeos, logo será para edição também.

Fontes:

http://www.superdownloads.com.br/materias/formatos-de-video.html

http://www.superdownloads.com.br/materias/formatos-de-video.html#ixzz2JeG0623F

http://tecnologia.terra.com.br/noticias/0,,OI500088-EI15607,00-Entenda+os+formatos+de+video+mais+populares.html

.

.

Anúncios

Sobre Edmar Stieven Filho

Médico Ortopedista - Professor de Ortopedia da UFPR - Coordenador da Pós-graduação de Artroscopia e Traumatologia do Esporte da UFPR
Esse post foi publicado em Aulas e Apresentações, Edição de Vídeos e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s