Como acessar o Embase

O Ministério da Saúde disponibiliza uma ferramenta importante para pesquisa, o novo Portal da Saúde Baseada em Evidências. Através dele algumas bases de dados ficam acessíveis a profissionais da área da Saúde, administradores, alunos, entre outros.

.

Dentre as bases oferecidas pelo portal, destaca-se o EMBASE. Embase é uma base de dados que acessa vários periódicos não disponíveis na PUBMED (MEDLINE), principalmente de origem europeia. Produzido pela Elsevier, contém mais de 25 milhões de registros desde 1947.

O EMBASE é de fundamental importância para revisões sistemáticas, pois na proposta deste tipo de trabalho quanto mais extensa a pesquisa, mais relevante se torna a publicação.

Para acessar o Portal clique em www.saude.gov.br, clique no item SAÚDE BASEADA EM EVIDENCIA, e depois em ACESSE PERIÓDICOS. É preciso fazer um registro de profissional com o número do seu órgão de classe e pronto.

Se preferir este é o link direto para o acesso ao que interessa: clique aqui

Vídeo de como acessar o EMBASE:

Anúncios

Sobre Edmar Stieven Filho

Médico Ortopedista - Professor de Ortopedia da UFPR - Coordenador da Pós-graduação de Artroscopia e Traumatologia do Esporte da UFPR
Esse post foi publicado em Metodologia Científica, Pesquisa Bibliográfica e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

15 respostas para Como acessar o Embase

  1. Patricia Guarnieri disse:

    Bom dia Prof. Edmar. Eu sou da área de administração, mas tenho pesquisado na área da saúde, quando tento fazer meu cadastro nesse site, é solicitado um registro acadêmico. Você sabe me explicar o que exatamente seria esse dado? Obrigada e super parabéns pelo site! Tenho indicado para meus alunos de graduação e pós-graduação. Abs

    • Ola Patricia.

      Entao, eu ia apagar este post, pq o EMBASE nao esta mais disponivel para acesso. Entao liguei para Brasilia e eles disseram que nao deixaram o acesso pq nao ha muita procura. Nao sei o q eles entendem por muita procura, ou se acham q pesquisa eh feita por 70% da populacao…
      Enfim resolvi deixar para que as pessoas vejam que existia, ou melhor, que existe a possibilidade de existir. Nos outros comentarios voce ve mais detalhes sobre este assunto.

      O registro academico em questao eh para as entidades que pagam o acesso ao embase. Se vc fizer parte de uma destas entidades, eles vao te fornecer esse numero…

      att
      edmar

  2. allan disse:

    Uma Pena!!!
    Mas obrigado por esse post!! Se não fosse ele ía ficar procurando horas e horas porque jamais viria a minha cabeça a possibilidade de terem tirado o EMBASE por acharem “irrelevante”…

  3. gustavo pitthon disse:

    Tentei também acessar e não consegui. Liguei para o 136 e o setor de suporte avançado ficou de me dar um retorno. Quem me atendeu (setor de periódicos) não sabia nem escrever a palavra EMBASE. É uma tristeza!!!!!!

  4. Carolina Barreto Mozzini disse:

    Lamentável…

  5. Valter Silva disse:

    Infelizmente não temos mais acesso… uma pena!

  6. Paulo M disse:

    Realmente é lamentável ficar sabendo que o Ministério da Saúde considera o EMBASE irrelevante. É mais uma prova da incompetência de quem faz o país. Estou precisando acessar o EMBASE devido a projetos de revisão sistemática e também não consigo. É assim que se estimula alguém a fazer ciência no Brasil.

  7. Paulo Cossi disse:

    Caro Edmar, Tenho “assistido” muito as suas aulas… muito obrigado!!!
    Vc tem conseguido entrar no EMBASE?
    Abç
    Paulo Cossi

    • Ola Paulo…
      Obrigado por clicar por aqui… rssrs…
      Bom o Ministerio da Saude nao considerou relevante a assinatura do Embase e cancelou.
      Eu ia tirar o post mas achei legal deixar para o pessoal ficar reclamando para ver se volta.
      Eu liguei la e eles disseram q esse retorno eh fundamental. Logico q nao se pode esperar que as pessoas
      que formam o ministerio saibam que o Embase eh importate…
      abcos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s