Como instalar Microsoft Office original gratuitamente em até cinco computadores???

Word, Excel e PowerPoint original e de graça.

Sim é possível, mas claro, há seus requisitos. Este post fala sobre a Licença para Educadores do Office. Alunos, professores e instituições de ensino podem ter acesso a uma conta gratuita. Essa política de negócios da Microsoft tem a intenção de manter o seu principal pacote de softwares na liderança do mercado a longo prazo.

Quem tem acesso?

O sistema de controle da Microsoft para saber se você preenche o requisito para receber a licença é pela extensão do e-mail (o que vem depois do @).

Vou usar o exemplo da Instituição que trabalho. Aqui na UFPR temos dois e-mails, o usuário@ufpr.br que representa toda Universidade que NÃO concede acesso ao Office com licença de educação. Também temos o e-mail usuário@hc.ufpr.br que é fornecido as pessoas que trabalham no Hospital de Clínicas da UFPR, que dá acesso.

E porque a diferença? Porque a equipe de TI do HC-UFPR fez os passos para cadastrar a extensão @hc.ufpr.br na Microsoft como entidade de educação.

Isso é um tanto randômico. Já para acesso a Licença Educação do Prezi o e-mail da UFPR concede o acesso e do HC não. Veja neste link: https://metodologiaetecnologia.com.br/2010/10/11/enjoou-do-powerpoint-use-prezi/

 

Para ter acesso ao Office Educação é necessário:

  • trabalhar em instituição de ensino;
  • ter e-mail institucional;
  • a equipe de TI deve fazer os cadastros necessários para validar a extensão de e-mail como válida para esta licença.

 

O pacote fornecido é o Office 365 para até cinco computadores. Além disso é concedido 1 Tb de espaço no OneDrive (sistema de armazenamento em nuvem da Microsoft).

Existem dois pacotes hoje no mercado: o Office 365 e os tradicionais Office ANO (2007/2010/2013). A diferença está no modelo de negócios. Se você compra o Office 2013, ao sair uma nova versão é necessário pagar novamente para atualização. Já o Office 365 é cobrado mensalidade/anuidade, portanto o acesso é sempre à última versão. Na data de escrita deste post o Office 365 está instalando a versão 2013 do Office.

 

A instalação:

O processo de instalação é normalmente intuitivo. Se for instalar indico que clique no link abaixo e siga o passo a passo. Dificilmente ocorrerão problemas. Mas se eles ocorrerem assista o vídeo que está abaixo do link.

Link para acesso ao Office Licença Educação:

https://products.office.com/pt-br/student/office-in-education

 

Instalação do Office 365 Licença Educação – passo a passo:

 

Instalação do Office 365 Licença Educação – problemas de compatibilidade:

 

Dicas para instalação:

  • Desligue o Firewall durante a instalação.

Como o Office 365 tem muitas funções na nuvem o firewall fica bloqueando a instalação com frequência.

  • Desinstale as versões anteriores antes. Incompatibilidade 64-32 bits.

Aqui o ponto é mais complicado. O computador pode ser 32 bits ou 64 bits. Caso não saiba do que estou falando de uma olhada no vídeo abaixo:

O Windows aceita duas versões do Office 32 bits, por exemplo Word 2007 32 bits e Word 2013 32 bits. Porém ele não aceita uma versão 32 bits e outra 64 bits. Logo quando temos no PC 64 bits com o Office 2007, que só existe em 32 bits, ele seleciona automaticamente a versão 32 do Office para não bloquear a instalação. Ocorre que, aqui nos meus dois PCs 64 bits, a versão 32 bits do Word Excel 2013 não abrem. Após apagar as versões prévias e instalar a versão 64 bits tudo correu fluentemente. Se tiver dificuldades o Vídeo de instalação acima mostra os passos.

O problema de não ter duas versões do Word são os plug-ins. No meu caso, uso muito o Corretor Aurélio no Word, que só é compatível com o 2007. Portanto terei que escolher entre o plug-in e a atualização.

 

Privacidade e Sigilo

Mais do que óbvio, porém me sinto na obrigação do alerta, é a questão da privacidade. Como você tem cinco licenças, pode querer instalar uma delas no PC do cônjuge, filho, amigo, etc. Nada contra, mas lembre-se que este escolhido terá acesso ao seu e-mail institucional e a tudo que você colocar na nuvem.

Outra pessoa que terá acesso a estas informações é o Superuser. Ao menos uma pessoa  terá que gerenciar tudo isso. Essa pessoa é registrada no sistema como Superuser e ela também terá acesso a todas as informações que você fizer usando este login institucional. Com o interesse de contextualização, o Superuser mais famoso da história é, sem dúvidas, Edward Snowden.

Vou me usar como exemplo de novo. As aulas que faço como professor, que são materiais educacionais, deixo em ambiente aberto. Não me importo que o pessoal da Microsoft tenham esse acesso. Já os prontuários de pacientes atendidos no HC-UFPR eu prefiro não colocar, não por desconfiar da Microsoft, mas pelo fato do paciente ter direito ao sigilo. Acredito passem pelo mesmo sentimento em relação ao sigilo colegas advogados ao trabalhar com processos que correm em segredo de justiça, pesquisadores com projetos que envolvam segredos industriais e mais recentemente o Stênio Garcia. Enfim, essa decisão fica por conta do usuário.

A troca de senha

Pode parecer banal, mas perdi muito tempo para trocar de senha. A questão é que quando usamos um e-mail institucional a troca de senha é determinada pela administração local. Assim quando acessamos a troca de senha padrão da conta da Microsoft não irá funcionar. Cada local tem seus caminhos, vou mostrar como os usuários do HC-UFPR fazem para trocar de senha.

 

  • Vá até um computador local do HC-UFPR e clique em troca de usuário.

  • Em seguida em outro usuário.

  • Agora digite seu login e senha

  • Assim se entra normalmente no PC. Após entrar com o seu usuário clique em Ctrl+Alt+Del, para ser encaminhado a tela abaixo que dará acesso a opção trocar senha.

 

 

 

 

 

Anúncios

Sobre Edmar Stieven Filho

Médico Ortopedista - Professor de Ortopedia da UFPR - Coordenador da Pós-graduação de Artroscopia e Traumatologia do Esporte da UFPR
Esse post foi publicado em Aulas e Apresentações, PowerPoint e similares. Bookmark o link permanente.

3 respostas para Como instalar Microsoft Office original gratuitamente em até cinco computadores???

  1. clesemir Sousa bezerra disse:

    sou apaixonada metodologia

  2. EU disse:

    Como conseguem estragar com uma excelente ideia… Office 365 !!!STUDENT!!!

    “trabalhar em instituição de ensino;
    ter e-mail institucional;
    a equipe de TI deve fazer os cadastros necessários para validar a extensão de e-mail como válida para esta licença.” —–> TRISTE…

  3. TMS disse:

    me ajudou bastante! obrigado!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s